Blog Agências de Resultados

Como montar uma agência de Marketing Digital

Você quer empreender no mercado de agências e não sabe por onde começar? Neste artigo te mostramos os primeiros passos, confira

Você responderia “SIM” às descrições abaixo?

1 – Empreendedorismo está na sua essência? 

2 – Você é criativo(a)?

3 – Você se formou em publicidade, design, propaganda ou administração de empresas? 

3 – Você gosta de Marketing, Vendas, gestão de times e projetos? 

4 – Você é do tipo “vai com medo mesmo”, que gosta de assumir riscos? 

5 – Sabe da sua capacidade (tem auto estima e confiança), e apesar do que os outros possam dizer, você confia que vai dar certo ou que ao menos vale a pena tentar? 

Se as respostas foram positivas, então você é o perfil ideal para abrir sua própria agência de Marketing Digital!

Mas por onde começar a empreender? Tentarei elucidar essa questão neste artigo. Vamos lá?

Plano de Negócios no modelo “e se…?”

Não existe uma fórmula mágica para evitar erros, mas existe uma maneira de reduzi-los: planejamento. Você precisa saber qual é o cenário mais positivo possível, o pior cenário e todos os intermediários; e saber como agir frente a cada um. 

Uma vez assisti um TEDx em que Natalie Fratto, uma especialista em entrevistas a CEOs de startups, comentou que ela não avaliava o perfil das grandes conquistas do passado nem os planos para o futuro. Ela baseava sua avaliação sob as chances que o CEO teria de prosperar ou não em um novo negócio através de perguntas “e se…?”

Gostei muito desta abordagem pois acredito que para você ter sucesso em ser dono de uma agência de Marketing Digital (assim como em qualquer outro negócio novo), você deve estar preparado para TODOS os cenários do tipo “e se”. Veja abaixo alguns exemplos para você refletir:

Cenário pessimista

E se você ficar sem clientes fixos por um ano? Teria fluxo de caixa para manter tanto a agência como os seus custos de vida? Se sim, por quanto tempo? Conseguiria lidar com a pressão interna, expectativas, comentários de amigos e familiares indicando a desistir?

Cenário Conservador

E se você conseguisse, entre clientes fixos e projetos, apenas o suficiente para manter os custos da agência, sem lucro? Teria investimentos hoje que lhe auxiliem a pagar as contas para poder focar no desenvolvimento do negócio?

Cenário Arrojado

E se você conseguisse mais clientes do que pode atender sozinho? Você tem um bom networking de profissionais do ramo de Marketing Digital e conseguiria rapidamente contratar funcionários fixos ou freelancers para atender as demandas dos seus clientes?

No trabalho de Natalie, o modelo de avaliação não foca somente nos feitos históricos do passado ou no sucesso atual. A prioridade é avaliar se uma pessoa possui um perfil de êxito no seu novo negócio, determinado por sua adaptabilidade.

Podemos ser líderes natos, bons em entregas de projetos, excelentes no relacionamento com os clientes e termos um networking incrível. Mas, e se hoje você acordasse e descobrisse que 50% dos seus clientes foram para o seu concorrente? Ou que 50% dos seus funcionários pediram demissão?

Os melhores empreendedores, de acordo com as observações da entrevistadora do TED, tinham uma resposta rápida e que fazia sentido frente às possibilidades de catástrofes acontecerem. E, mais importante: mesmo assim eles se mantinham com fé de que tudo daria certo e tinham um plano de ação na ponta da língua.

De forma resumida, bons empreendedores pensam rápido, agem com cautela e estrategicamente pensando no curto, médio e longo prazo.

2 passos básicos para abrir uma agência de Marketing Digital

Ok, vamos então supor que você tenha o perfil citado acima e tenha MUITA vontade de abrir sua própria agência, com conhecimentos suficientes para garantir entregas de resultados para os seus futuros clientes. 

Vamos para um passo a passo prático de como abrir a sua agência?

O que faz uma agência de Marketing Digital?

Antes de mais nada, você precisa saber o que a sua agência faz e o que os seus concorrentes fazem. Bons vendedores (sim, porque você será o principal vendedor da sua agência) sabem o que estão vendendo! 

A seguir, mostramos as principais classificações de agências de marketing hoje. Veja qual delas mais se encaixa com o seu perfil:

 

 

  • Agência full-service: É aquela que atende TODAS as demandas de Marketing Digital do seu cliente, seja através de funcionários internos, freelancers ou mesmo de parcerias com outras agências. O importante aqui é que o cliente tem um único ponto de contato (ou ponto focal na sua agência) para atender a todas as suas demandas. 
  • Agência Especialista: nesse caso, você se torna conhecido por fazer apenas uma, ou algumas partes de um projeto de Marketing Digital, e se torna extremamente bom (ou altamente especialista) nessa(s) parte(s). 

 

Seja qual for o modelo que você adotar, você pode ter diferentes tipos de projeto:

 

 

  • Projetos Pontuais: tem início, meio e fim, como por exemplo construir um website. Esses projetos podem ser mais caros, mas não trazem previsibilidade de receita no longo prazo;
  • Projetos de Longo Prazo: pressupõe o pagamento de mensalidades. Esse tipo de projeto garante mais previsibilidade ao negócio. Alguns exemplos são: gestão de mídias sociais, Inbound Marketing, manutenção de sites, produção e publicação de conteúdo.

 

Você sabe o que os clientes buscam ao escolher uma agência de marketing digital? Sempre fique atento às necessidades de mercado! Use isso como guia para estabelecer o posicionamento da sua agência.

Seja qual for o modelo que você escolher, seja o seu próprio case de sucesso. Como uma agência nova no mercado, você ainda não terá muitos cases de clientes, por isso é importante seguir a máxima: “casa de ferreiro, espada ninja na vitrine”! Nada de espeto de pau com o seu próprio negócio, combinado?

E claro, entregue resultados relevantes para os seus clientes, para que eles permaneçam com você, afinal, recorrência e indicação são ótimas fontes de garantir lucratividade e previsibilidade.

Como legalizar uma agência de Marketing Digital?

O procedimento aqui é bem simples. É como abrir qualquer outro tipo de empresa no Brasil, pois você precisará dos seguintes ítens:

      1) Um CNPJ para emitir notas fiscais aos seus clientes e justificar sua renda;

      2) Uma conta de Pessoa Jurídica no banco de sua preferência;

       3 ) Escolher o modelo de empresa/fiscal ao qual sua empresa irá se enquadrar. Existem diversos modelos de empresas no Brasil:

  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda.) 
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
  • Sociedade Simples (SS) 
  • Sociedade Anônima (SA)
  • Microempresa (ME) 
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP)

O mais simples, comum e rápido para quem quer iniciar uma empresa, é a opção ME.

Micro Empreendedor Individual (MEI)

Essa é a opção com menor burocracia, podendo ser totalmente realizada eletronicamente. Como um MEI pode-se faturar até R$ 81.000,00 por ano, pagando um valor baixo de imposto. 

Outras facilidades são:

  • Poder contratar um funcionário
  • Conseguir crédito para expandir o negócio
  • Vender por Cartão de Crédito (Maquininha)
  • Ter direito aos Benefícios Previdenciários

Ah, mas vale destacar que você não pode ser MEI se já for titular, sócio ou administrador de qualquer outra empresa. Nesse caso, você só pode ser um MEI se sua especialização for atuar com projetos pontuais de eventos, e se registrar como Promotor de Eventos com o CNAE 8230-0/01 – voltado para Serviços De Organização De Feiras, Congressos, Exposições E Festas, e fazer parcerias com agências Full Service para a Execução de Serviços de Marketing Digital nesses eventos que possuam CNPJ adequado para agência de marketing digital.

Microempresa (ME)

Caso siga por esse caminho, você precisará de um contador para te ajudar, mas o processo costuma ser simples e rápido. A ME é indicada se você pretende ter mais de um funcionário ou faturar entre R$ 81.000,00 e até R$ 360.000,00 por ano.

Como escolher qual é a melhor opção para eu abrir a minha agência de Marketing Digital?

O primeiro passo é contratar um contador. Ele irá definir com você qual a melhor opção fiscal com base no que você precisa. Após essa definição, você precisará obter um CNPJ Abra a empresa e obtenha um CNPJ e criar uma conta bancária de Pessoa Jurídica

Concluindo…

Ok! Você tem o perfil de empreendedor, decidiu que tipo de  agência vai ser (full-service ou especialista), escolheu o tipo de projeto que será seu foco (pontual ou de longo prazo) e já definiu qual modelo de empresa é mais adequado para a sua agência de marketing! E agora? Bom, agora vamos pensar em todas as demais variáveis!

Primeiramente, é preciso definir os objetivos do seu negócio nos 3 níveis de share: share of mind, share of heart e share of wallet. Neste post você pode ver mais sobre esse assunto.

Em seguida, é preciso se ater às definições de equipe. Você atuará sozinho ou com um time? Mesmo que inicialmente você opere sozinho, é bom saber quem contratar, onde e quando, para não arriscar ficar sem ter como entregar um projeto. Por isso, não deixe de ter conhecimento sobre modelos de organograma para agências.

Ao abrir uma empresa, você também terá que lidar com vendas. É comum o dono da agência ser também o vendedor, mas é sempre bom pensar em ter um profissional dedicado a essa função. Uma dica aqui é contratar um vendedor com salário fixo mais baixo porém com um comissionamento agressivo. Para quem está iniciando, isso pode ajudar a alavancar oportunidades de negócio. Conheça mais sobre modelos de remuneração de vendedores. E, claro, não deixe de estabelecer um bom processo comercial.

Outra atividade importante que você terá que investir é a precificação. É importante que você estabeleça valores condizentes com os projetos que você entrega. Neste kit te ensinamos tudo o que você precisa saber para fazer isso.

Por fim, nossas dicas são: faça parcerias estratégicas e participe de eventos do seu mercado. Essas são ótimas maneiras de se conectar com empreendedores na mesma jornada que você, fazer networking e criar relações ganha-ganha. 

A caminhada do empreendedorismo não é fácil, mas pode ser extremamente frutífera. Boa sorte e seja persistente!

Marcadores:

Deixe seu comentário