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Como ser um oceano azul no universo de agências usando o Inbound Marketing?

Um dos objetivos mais populares das empresas no mercado é sobressair-se, diferenciar-se da concorrência e ganhar mais espaço e visibilidade dentro de mercados já saturados. Temos certeza que esse também é o objetivo da sua agência, certo?

Pensando nisso e no grande desafio que é encontrar novos espaços a serem explorados dentro de mercados já conhecidos que resgatamos um livro já muito conhecido e igualmente interessante.

O livro “A estratégia do Oceano Azul”, escrito por W. Chan Kin e Rennée Mauborgne, trata justamente desse tema. A construção de uma metáfora usando oceanos faz uma comparação extremamente real com a situação que vivemos em diferentes mercados. O que os autores chamam de oceanos vermelhos são os mercados saturados pela concorrência excessiva. Já o oceano azul são espaços do mercado ainda inexplorados, onde ainda é possível transitar sem se preocupar de forma excessiva com as ameaças dos concorrentes.

Sabemos que a briga por espaços novos, especialmente no mundo publicitário não é algo fácil e a grande ideia por trás da metáfora dos oceanos é pensar em criar novas demandas, dentro de um mercado competitivo. Entretanto, a barreira que muitas agências enfrentam são as quebras de paradigmas, fazer com que um cliente invista em algo que ele desconhece, algo novo causa medo e insegurança de ambas as partes.

O fato é que aos poucos a forma como a gente se comunica com nossos clientes e parceiros está mudando drasticamente. Hoje sabemos que o Facebook, por exemplo, pode ser um canal eficaz de divulgação, mesmo não sendo essa sua finalidade principal. Pouco a pouco as agências estão percebendo que, melhor do que interromper seus possíveis clientes durante a novela ou no meio de uma leitura, é fazer com que eles venham até a agência ou que busquem por um determinado serviço ou produto.

Analisando esses pontos conseguimos dizer que o Inbound Marketing é um mercado ainda não explorado ao seu máximo, mas que a cada dia ganha uma nova agência adepta dessa metodologia. O Inbound Marketing vai na direção oposta do Outbound, pois seu grande objetivo é falar com o público certo, no momento exato e no canal mais adequado. Aqui trabalhamos com a atração, geramos a demanda e fazemos com que quem realmente está interessado venha até o anunciante ou agência.

Os números comprovam a análise do mercado e vemos um investimento crescente dos anunciantes em mídias online. Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), em 2014 o investimento total em mídia online foi de R$ 8,3 bilhões.  Em 2015, a publicidade online movimentou mais de R$ 9,3 bilhões e a previsão para 2016 é crescer 12%, chegando a R$ 10,4 bilhões. Esse mesmo levantamento nos mostra os investimentos por áreas do digital, com valores consolidados. Dentre eles, o segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões, seguido por display e redes sociais, com R$ 3,148 bilhões.
Aqui na Resultados Digitais os dados não são muito diferentes e o crescimento é notável. Em 2014 nossa carteira de parceiros chegava a 50, em 2015 esse número cresceu para 500 e, nesse ano, nossa previsão é encerrarmos o ano com uma carteira de 1.000 parceiros RD.

Então, existe uma fórmula para se tornar um oceano azul? Bom, uma fórmula pronta não, mas existem alguns pontos que você pode utilizar para se diferenciar como agência, veja abaixo:

Segmente seu negócio

Trabalhe com nichos de mercado, desenvolva um determinado serviço ou produto que atenda um público específico e se diferencie. Seja um expert nesse determinado serviço, direcionado para esse público escolhido. Por exemplo, se o seu desejo é trabalhar o Inbound Marketing, especialize-se, estude e desenvolva bem o Inbound dentro da sua agência para que seus prospects e clientes vejam sua agência como uma referência.

Estruture seu time

Ter uma equipe bem estruturada é uma mão na roda para as agências hoje em dia e, acredite, muitas vezes é algo raro de se encontrar. Preocupe-se portanto em capacitar seu time.  Funções claras e determinadas são fundamentais para um bom funcionamento da agência e entregas alinhadas. Tenha um time dedicado à produção de conteúdo, que atenda as demandas de conteúdo rico que são exigidos quando se trabalha com Inbound, por exemplo.

Faça Inbound Marketing para sua própria agência

Fazendo um gancho com o exemplo citado acima a geração de conteúdo é uma das armas mais potentes que sua agência pode ter na busca por se diferenciar no mercado. Diversas agências querem trabalhar com conteúdo mas não entendem que é necessário ter uma equipe, uma boa organização e tempo para investir nessas estratégias. Entretanto, o retorno tende a ser muito positivo. Desenvolver conteúdos relevantes sobre o seu negócio e se tornar referência em um determinado serviço que você presta é um grande diferencial e uma maneira de se tornar cada vez mais conhecido dentro do mercado.

No eBook “Quero ser uma agência de sucesso!”, trazemos sete histórias de sucesso, entre elas o case da Clint Digital, empresa que soube como colocar a espada ninja na vitrine. Confira só o conteúdo!

Tenha boas parcerias

Por vezes as agências desejam se manter enxutas, com uma equipe pequena e sem grandes investimentos de infraestrutura. Esse caminho tem sido uma escolha cada vez mais frequente e rentável. Entretanto o segredo aqui é construir parcerias estratégicas importantes para o seu negócio. Essas parcerias podem ser criativas, com diretores de arte que irão lapidar e diagramar seus materiais. Podem ser parcerias voltadas a geração de conteúdos ricos, a gerenciamento de base de Leads, a CRM, entre tantos outros. Um bom exemplo de parcerias sólidas e de confiança é o nosso Marketplace aqui na RD. Todos nossos parceiros tem um diferencial e podem usufruir de uma série de benefícios como resultado da parceria.

Esteja sempre presente

Para ser referência é preciso ser lembrado e, para isso, o ideal é ser visto com frequência. Programe-se para participar de eventos importantes para sua área/agência. Busque oportunidades de escrever algum artigo ou matéria sobre curiosidades da sua área, coloque-se como referência em assuntos que você domina. Outras dicas para ser lembrado são: escrever post com parceiros, fazendo materiais relevantes; patrocinando eventos grandes;  mandando boas campanhas de e-mail marketing com frequência.

Torne a agência seu próprio case de sucesso

Use sua agência como um case de sucesso. Nada é mais vendedor e inspira mais confiança do que você ser seu maior case. Aplique seus conhecimentos dentro de casa, dentro da sua empresa. Escreva matérias sobre como suas vendas aumentaram, como seus clientes estão satisfeitos, sobre as certificações que vocês conquistaram. Seja seu próprio garoto propaganda.

Temos cases muito interessantes de parceiros da RD, veja um deles aqui.

Sabemos que se diferenciar em um mercado agressivo como o da publicidade pode não ser uma tarefa fácil, mas essas dicas podem te auxiliar muito nesse caminho. Vamos disparar seu negócio no mercado?

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