Como tornar sua agência referência em Marketing, Vendas, Business e Gestão em 2022

Inspire-se na cultura consistente focada em resultados da Layer UP, que impulsionou a conquista do Prêmio Agência do Ano pela RD Station em 2021

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Resultados Digitais17 de março de 2022

Você já se questionou sobre quais metodologias são eficientes para colocar seu negócio em pé de igualdade com os maiores players de Marketing, Vendas e inovação do mercado? Agências que buscam crescer de maneira estruturada e alcançar patamares nunca antes experimentados precisam se preparar.

Em janeiro deste ano, Samira Cardoso, CEO da Layer Up, eleita a Melhor Agência do Brasil em 2021 pela RD Station — a maior plataforma de Marketing e Vendas da América Latina —, participou do webinar “Pacote Completo: como tornar sua agência referência em Marketing, Vendas, Business e Gestão em 2022”, ministrado por Rodrigo Azevedo, responsável pelo time de especialistas e capacitação da RD Station.

No webinar, Samira apresentou os diferenciais de contar com uma gestão evolucionária. Muito utilizada na Layer Up, essa gestão é usada para guiar  e traçar as metas com mais inteligência de negócio. O que, não por acaso, gera resultados de alto valor e impacto. 

Além disso, foram apresentados os pilares, técnicas, diferenciais e até alguns segredos, que nos impulsionaram à conquista deste e de diversos outros prêmios ao longo de 7 anos de experiência. 

Você quer ser a Agência do Ano em 2022? Então é hora de se preparar com quem já possui experiência na área. 

Como ser a Agência do Ano em 2022?

Bom, fórmulas mágicas não existem. É muito importante entender isso, porque, a partir dessa informação, é possível estruturar quais são os melhores direcionamentos futuros. 

A Layer Up conquistou o prêmio de Agência do Ano em 2021 pela consistência e trabalho integrado com o time. Identificamos que uma gestão eficiente é composta por três forças de igual importância.

Sugestão de arte: fazer uma arte com um triângulo: Time (na ponta de cima), empresa (na ponta esquerda) e clientes (na ponta direita) 

Assim, fica por responsabilidade da empresa equilibrar as três forças e garantir que estejam em sintonia. Se uma decisão for boa só para um lado e para os outros não, essa não é uma boa escolha ou caminho a se seguir, é preciso repensar a estratégia. 

Quando os sócios da agência acreditam que são maiores ou mais importantes que as três forças, haverá problemas e desarmonia em toda a estrutura. Seja um gestor maduro!

Contar com uma gestão madura também faz diferença. É preciso que os gestores e gerentes de marketing se incluam nessas três forças destacadas, apoiando o time, atendendo as necessidades do cliente, construindo melhores práticas para a empresa, melhores processos, etc. 

Um olhar mais atento para o time

Nenhuma empresa alcança resultados sem um time de profissionais comprometidos. Afinal, qualquer trabalho eficiente envolve colaboradores qualificados. 

Ter um olhar mais atento para o time é essencial para uma gestão mais colaborativa e competente. Por isso, na Layer Up destacamos três pontos importantes da nossa cultura:

Atitude de atleta: ter compromisso, buscar uma alta performance, cuidar da saúde — física e psicológica —, ter disciplina, ter o melhor desempenho possível.

Mentalidade de dono: aprender a definir quais estratégias são capazes de gerar o melhor resultado, utilizar e adaptar os recursos e investimentos do cliente em direção às melhores escolhas. 

Curiosidade de criança: empenho em buscar novas dinâmicas, metodologias, pesquisar, ir em busca de informação com a mesma intensidade e curiosidade que uma criança demonstra. 

O RH conectado com a cultura da empresa

O papel do RH é fundamental para a construção de um time não apenas diverso, mas que trabalhe em conjunto de maneira harmônica, unindo ideias sob o mesmo propósito: gerar resultados. 

Desenvolvimento é a palavra-chave quando falamos sobre os nossos colaboradores, tanto do ponto de vista técnico como também em rodadas de feedback. 

Assim, o framework da Layer UP é formado por: atrair, selecionar, integrar, desenvolver e engajar os profissionais a crescer cada vez mais. 

Esse processo faz total diferença no dia a dia. Mostra, sobretudo, a importância de qualificar nossos time e impulsionar seu crescimento, sendo também uma importante forma de reter bons profissionais

As promoções também acontecem com frequência por aqui. Buscamos promover pessoas que estão alinhadas culturalmente e que progridem tecnicamente. 

Quando os profissionais sentem que estão sendo desafiados, treinados e valorizados, eles se engajam.

Esses são processos que vêm sendo desenvolvidos há muitos anos, é a consistência de um trabalho que gerou e ainda gera resultados surpreendentes. Foi assim que conquistamos o 2º lugar na categoria Maratonista do Conhecimento na Premiação Agências de Resultados 2021, que tem como objetivo reconhecer agências que buscam ativamente desenvolver o desempenho educacional dos colaboradores. 

Não queremos fechar negócios, queremos estabelecer uma parceria

Na Layer Up não queremos fechar contratos, queremos construir parcerias de negócio com transparência e longa duração. Por isso, nossa primeira preocupação não é vender muito, mas vender para o ICP com eficiência. 

Nossa segunda maior preocupação é entregar o que não foi prometido. Surpreender, gerar resultado, criar grandes cases e fidelizar o nosso cliente. 

Vale lembrar que entregar o que não foi combinado não é fugir do planejamento, mas sim, surpreender o cliente positivamente, com uma gestão flexível, que não siga um escopo fechado. 

Para entender melhor como isso funciona na prática você pode conferir o material gratuito que produzimos: 

[Material gratuito] Como eu posso entregar além do combinado e surpreender meu cliente?

O que é preciso para entregar resultado?

O sucesso para o cliente é o resultado. Na Layer Up, aplicamos o modelo de gestão evolucionária, também chamada de gestão evolucional ou evolutiva, que trabalha com foco no resultado e não no escopo de um projeto. 

Nossa meta é sempre realizar a melhor gestão possível do tempo de produção, possibilitando aos nossos clientes terem ações de qualidade em um tempo estratégico e coerente com nosso histórico. Assim, um escopo engessado, por exemplo, não é algo que faça sentido para a nossa gestão. 

Desenvolvemos cases de sucesso e garantimos resultados por meio de:

  • Conhecimento sobre estratégias
  • Atenção ao GDR e demais metas da conta para acertar no case
  • Gestão Data Driven 
  • Foco em melhorias no atendimento, gestão de projetos.

União empresa, time e clientes

Não é possível impulsionar o crescimento de um negócio se sua agência não possui um modelo de negócio organizado. Estipular processos é fundamental, mas se permitir inovar é ainda mais. 

Processos são importantes, mas…

  • Atenção às mudanças
  • Espaço para aprendizado
  • Busca constante por conhecimento e repertório
  • Criatividade para inovar e
  • Desapego do processo, preocupação com a inovação

… são o que promovem verdadeiras mudanças. 

A evolução é uma constante. Por isso, buscar fazer o melhor no primeiro momento é o primeiro passo para impulsionar resultados. Testar metodologias, técnicas e ideias internamente antes de expandir para seus clientes, é uma boa opção. 

Foi desta forma que conquistamos a categoria Espada Ninja no Prêmio Agências de Resultados em 2021, que reconhece agências que adotaram uma estratégia de Inbound Marketing não só para seus clientes, mas também para elas mesmas, provando então, a qualidade das nossas estratégias de atração de Leads.

Gestão Data Driven 

Olhar com mais atenção os números que seu negócio vem apresentando é essencial para identificar gargalos operacionais e encontrar melhores maneiras de gestão. Por isso, estipule: 

  • Meta mensal de vendas
  • Forecast semanal
  • Visão de Marketing e Vendas integrado (Funil em Y)
  • Validação mensal do custo x valor de venda
  • Controle trimestral de NPS, eNPS, LTV, metas (OKR's)

Atenção: cerimônias e rituais também são importantes 

Alinhamentos são indispensáveis para indicar pontos de melhoria, organizar processos e encontrar os melhores caminhos a seguir, sejam eles internos ou externos. 

Na Layer Up temos uma cultura baseada em cerimônias e rituais, sejam eles mais curtos como o “Daily”, realizado entre Squads logo no início da manhã, ou mais longos com os feedbacks trimestrais, alinhamento mensal geral e o start que acontece sempre no primeiro dia útil do ano — nele apresentamos as metas, contamos alguns spoilers de projetos e criamos dinâmicas nas quais o nosso time interage. 

Como conquistamos o Prêmio de Agência do Ano em 2021

Definimos 3 grandes objetivos para o ano, com o foco em cada uma das 3 forças. 

Em 2021 focamos em aumentar o engajamento do time, e a validação seria a conquista do certificado do GPTW — Great Place To Work. O segundo objetivo era aumentar a satisfação do cliente com a entrega de resultados constantes e maior excelência no atendimento, sendo confirmado por uma nota NPS anual acima de 80. E, para a empresa, focamos em ampliar nosso posicionamento digital e garantir consistência das ações e processos, confirmados pela conquista do Prêmio Agência de Resultados.

Toda a estruturação das nossas metas foram cruciais para conquistar cada prêmio. Com base nisso, respeite o momento da sua empresa, trabalhe com metas escaláveis e possíveis de serem colocadas em prática. 

  • Respeite seu momento
  • Se compare somente com você mesmo 
  • Seja consistente: não adianta fazer bem um mês e perder o foco no outro.

Não importa se são 2, 10, 100 ou 1000 pessoas. A equipe é responsável pelo sucesso, e precisa ser culturalmente alinhada!

Então ESCREVA seu código de cultura, selecione pessoas que tenham sinergia com essa cultura, alinhe as expectativas desde o início, tenha um programa de desenvolvimento e engajamento.”

Algumas recomendações finais:

  • Invista em marketing
  • Seja obcecado por ter uma ótima comunicação
  • Tenha um processo comercial bem estruturado
  • Tenha o melhor atendimento que puder

Sua empresa precisa ser a sua conta mais importante.

Fim: agora é hora do ponto de partida 

Em resumo, ganhar o Prêmio Agência de Resultados 2021 foi fruto de um processo que foi desenvolvido ao longo do ano todo. Não adianta ter como meta alcançar a premiação, se você não implementou uma cultura focada em resultados, levando em consideração as dores não só dos seus clientes, mas também do seu time de colaboradores. 

Retomando o que abordamos no conteúdo:

  • Foque no equilíbrio entre as três forças: time + clientes + empresa;
  • Lembre que cultura e identidade própria é fundamental;
  • Não esqueça: sem entregar resultado, sua agência é uma torneira aberta;
  • Seu maior cliente pode ser sua própria empresa;
  • Continue buscando conhecimento;
  • Tenha objetivos claros e seja consistente.

Na Layer UP já colocamos em prática nosso planejamento para 2022, várias ideias estão em desenvolvimento e spoiler: vamos surpreender muito este ano. 

E você, quer conquistar autoridade no digital e concorrer ao Prêmio Agência de Resultados 2022? Essa é uma premiação exclusiva para as mais de 2.000 agências que fazem parte do Programa de Parceria da RD Station. A boa notícia é que você pode ser um parceiro e fazer parte disso também! Entre em contato com um de nossos consultores:

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