Blog Agências de Resultados

Como virar parceiro do Facebook? Siga estes 5 passos

Os FMPs (Facebook Marketing Partners) têm acesso a uma série de benefícios, além de ter mais chances de serem encontrados por potenciais clientes

Este artigo foi escrito por Lucas Jordan, coordenador de mídia na A7B Marketing Digital. 

Programas de parceria são alavancas importantes que abrem portas para seu negócio participar de comunidades exclusivas. Não é à toa que agências que levam o selo de RD Station Partner, Google Partner e Facebook Partner saem na frente!

Já falamos sobre os dois primeiros aqui no blog, e colocamos o link no parágrafo acima para você conferir. Hoje, vamos falar sobre como virar parceiro do Facebook.

A A7B Digital, além de fazer parte do Programa de Parcerias da RD Station, também faz parte do Facebook Marketing Partners (FMP). A proposta desse artigo é compartilhar nossa experiência com o Facebook e mostrar um passo a passo do que você precisa fazer para se tornar um parceiro deles também.

Por que virar parceiro de Marketing do Facebook?

Ao se tornar um Parceiro de Marketing do Facebook, você passa a ter acesso a uma série de recursos específicos e a aproveitar ferramentas e relatórios exclusivos da Central de Agências. Recebe dicas de melhores práticas, ideias de criativos de anúncios e fica por dentro das principais novidades do Facebook Ads. 

E não para por aí: a equipe educacional do Blueprint (certificação do Facebook Ads) organiza treinamentos específicos e bem avançados para seus parceiros, dando aquele empurrãozinho para que sua agência saia na frente. Quando você recebe o selo de Parceiro de Marketing do Facebook, também obtém acesso a uma espécie de “suporte VIP”, especializado para agências, com uma equipe ainda mais técnica pronta para lhe ajudar. 

Além disso tudo, sua agência ainda passa a ser atendida por gerentes de alto nível dentro do Facebook Ads. Eles vão lhe trazer insights e relatórios profundos sobre seu status em relação ao restante do mercado.

Está achando pouco? Você ainda pode participar de eventos, exposições e outros treinamentos online exclusivos. Como se não bastasse, você ainda ganha acesso ao Partner Directory, espaço onde os parceiros de marketing do Facebook estão dispostos e podem ser facilmente encontrados — com base em suas especialidades e principais habilidades. Funciona como o Marketplace da RD Station, onde empresas podem encontrar agências para realizar seus projetos. 

É um ótimo recurso para dar visibilidade para o seu negócio e conquistar novos clientes!

Mas, afinal, o que é necessário para virar parceiro do Facebook?

Em meio a um verdadeiro oceano de agências e outros prestadores de serviço muito parecidos entre si, é preciso se destacar. É preciso dar um jeito de se diferenciar da concorrência. Selos e Prêmios caem muito bem na estante da sala do CEO e no rodapé do site, mas para conquistá-los são necessários alguns requisitos. 

1. Siga as regras do jogo de como se tornar parceiro do facebook

As contas gerenciadas pelo pretendente a parceiro do Facebook precisam respeitar as políticas de publicidade do Facebook Ads. Nada de tentar burlar as regras, hein? Quando você, repetidamente, infringe as políticas em suas campanhas, perde força para ser considerado um FMP. Suas contas de anúncios e catálogos de produtos podem ser suspensos, e não há como ser bem-visto quando seu histórico não colabora com sua fama, certo? 

Portanto fique atento às recomendações. Anúncios que contenham nudez, conteúdo discriminatório, armas, drogas e outros temas críticos podem gerar problemas e deixá-lo mais distante do tão sonhado selo. Confira toda a política de publicidade aqui.

2. Conquiste resultados com as melhores práticas

No Marketing Digital, nada é mais importante do que resultados. Conquiste-os e será visto de forma diferente. Para chegar lá, além de muito trabalho, é preciso seguir as melhores práticas sugeridas pelo Facebook Ads.

“Ok, mas onde encontrar as melhores práticas?”. Nas certificações Blueprint, já mencionadas aqui, e também na Central de Ajuda do Facebook Ads. Uma coisa é certa: todo parceiro de marketing do Facebook já consumiu esses conteúdos de cabo a rabo e de trás pra frente.  

Em resumo, para ser um FMP é preciso ter resultados; e para obter resultados consistentes, é preciso ser um verdadeiro especialista em Facebook Ads.

3. Adapte-se para sobreviver

Se você trabalha com Marketing Digital há pelo menos alguns anos, você certamente já presenciou uma série de mudanças e evoluções no meio. Não apenas em questão de estratégia, mas também com relação a possibilidades e recursos das ferramentas. Na A7B, trabalhamos com Facebook Ads pelo menos desde 2013, e muita coisa rolou desde então.

Lá no início, por exemplo, só era possível anunciar na coluna da direita do Facebook. Mais tarde, vieram os anúncios no feed de notícias do próprio Facebook. Depois, no feed do Instagram e até nos stories. Sem contar toda a gama de posicionamentos que os automatic placements proporcionam aos anunciantes. 

E olha que nem começamos a falar de segmentações, objetivos de campanha e novas configurações que surgiram ao longo do tempo. Aproveite as novidades do Facebook Ads para adicionar diferentes recursos às campanhas dos seus clientes. 

E, também muito importante, esteja sempre pronto para adaptar-se às mudanças de cenário e de políticas de publicidade. Como exemplo prático, temos as alterações de contabilização de eventos do pixel influenciadas pelas políticas do iOS 14, que agitaram a turma de marketing e TI nos últimos meses.

4. Invista de forma inteligente

Para virar parceiro do Facebook, as contas de anúncios conectadas ao seu gerenciador de negócios, o Business Manager, precisam ter consumido pelo menos US$10.000,00 (dez mil dólares) nos últimos seis meses. Além disso, você precisa ter acesso a pelo menos dez páginas comerciais ativas, cada uma com investimento de pelo menos US$100 nos últimos 90 dias. 

Só que tem um porém: lembra que falamos em resultados logo acima? Esse investimento todo precisa ser alocado de maneira inteligente e de acordo com as melhores práticas do Facebook, de modo a gerar resultados para os negócios que você atende. Ninguém quer saber de torrar dinheiro, né?

5. Inscreva-se no programa de parceria do Facebook

Por fim, se você atende os requisitos acima, entre no radar inscrevendo-se no programa de Parceiros de Marketing do Facebook. Sua agência será avaliada e pode fazer parte desse grupo de parceiros que buscam e atingem os melhores resultados possíveis para negócios ao redor do mundo. 

Independentemente do segmento que atua, todo empresário deseja investir em estratégias que conquistem mais clientes e melhorem seus resultados. 

Quando se contrata uma agência Facebook Partner, a empresa tem a vantagem de ter uma equipe certificada e capacitada para trabalhar e implantar campanhas estratégicas focadas na sua necessidade e na obtenção de excelentes resultados.

Desejo sucesso na busca por este diferencial para os seus negócios!

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Este artigo foi escrito por Lucas Jordan, coordenador de mídia na A7B Marketing Digital. 

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários