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Comunicação não violenta: fortalecendo a cultura interna de sua agência

A boa comunicação é um fator chave no sucesso de qualquer agência; descubra o que é a metodologia CNV e quais os benefícios que ela pode trazer para sua equipe

Você já parou para pensar como anda a saúde e a qualidade da comunicação entre os colaboradores de sua agência? Críticas excessivas, provocações, rótulos e boatos são comuns no seu ambiente de trabalho? Se você respondeu sim, talvez esteja na hora de criar uma cultura de comunicação interna baseada na CNV.

A Comunicação não violenta (CNV) é uma metodologia criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg que tem como objetivo resolver conflitos por meio de técnicas que estimulam a compaixão e a empatia, reduzindo assim o estresse e a frustração do dia a dia.

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Os 4 pilares da CNV

A Comunicação não violenta tem como base quatro pilares que, quando colocados em prática, têm o poder de mudar as relações entre as pessoas. Além de gerar um ambiente interno de trabalho mais agradável, esses pilares também podem trazer mais produtividade e resultados para sua agência.

São eles:

1. Observe sem julgar

Foque nos fatos e deixe o julgamento de lado. Na reunião de feedback, ao invés de dizer “você sempre chega atrasado”, formule frases específicas e concretas, sem generalizações, como por exemplo: “nas últimas duas semanas você chegou mais de meia hora atrasado para nossas reuniões semanais”.

2. Nomeie seus sentimentos

O segundo passo é entender os sentimentos que estão por trás das observações realizadas. Faça uma autorreflexão, identifique seus sentimentos e expresse-os de maneira clara. Por exemplo: “quando você chega atrasado sem avisar, eu me sinto desrespeitado”. Dessa forma, cria-se mais empatia e abre-se um canal de comunicação direto e sincero entre os envolvidos.

3. Identifique e comunique suas necessidades

Quais necessidades estão por trás dos seus sentimentos e atitudes? Nossas ações são embasadas em fortes motivações. Por exemplo, caso o fato de seu liderado chegar atrasado a uma reunião faça com que você se sinta desrespeitado, provavelmente a real necessidade por trás dessa situação é a de sentir-se respeitado e valorizado.

Nossos sentimentos sempre expressam necessidades: confiança, respeito, aceitação, compreensão, acolhimento etc. É fundamental que você identifique suas próprias necessidades e compreenda as necessidades dos outros. Por que ela age desta forma? Quais necessidades estão por trás da atitude dela? Questione-se. 

4. Peça ao invés de mandar

Expresse suas necessidades em forma de pedidos claros, tangíveis e objetivos. Use sempre uma linguagem positiva. Ao invés de dizer “não chegue mais atrasado!”, diga “gostaria que você chegasse no horário para nossas reuniões”. Também certifique-se de que a outra pessoa entendeu o seu pedido, perguntando ao final da conversa: “então só para fecharmos, o que ficou definido?”.

4 dicas para aplicar a CNV no trabalho

“Seja o que for que você pense, acho que é melhor dizê-lo com boas palavras.”

(William Shakespeare)

Muitas vezes, a forma como dizemos algo é mais importante do que o conteúdo em si. Embora seja comum nos deixarmos levar pela raiva ou qualquer sentimento ruim na hora de falar algo para alguém, é necessário nos policiarmos para não deixar as emoções falarem mais alto do que a mensagem. Mudar nossos hábitos não é tarefa fácil, mas, aos poucos e com a prática diária, vamos substituindo padrões antigos e nos tornando comunicadores mais empáticos e flexíveis.

Algumas dicas que podem te auxiliar a colocar isso em prática:

1. Ouça mais e fale menos

Ser um bom ouvinte requer certo treino. É preciso ter uma mente aberta, livre de julgamentos e estar disponível para receber o que o outro tem a dizer. Fique atento ao que o outro está dizendo, seja acolhedor e certifique-se de que a outra pessoa está confortável na sua presença.

2. Foque mais na solução e menos no problema

Estimule sua equipe a pensar fora da caixa para encontrar soluções inovadoras e criativas para os problemas do dia a dia. Ao invés de discutir excessivamente o problema, que tal realizar uma sessão de brainstorming para encontrar a solução? Assim, sua equipe sai de um estado de frustração e desânimo e direciona as energias para a criação de algo novo. Com incentivos otimistas a criatividade é estimulada.

3. Inclua dinâmicas curtas em suas reuniões semanais

Começar as reuniões semanais com uma atividade curta e descontraída é uma ótima ideia para quebrar o gelo e criar maior interação entre a equipe.

Por exemplo, uma dinâmica legal para gerar mais conexão entre o time é a de “Up’s and Down’s”. Nesse exercício, cada membro da equipe compartilha um up (algo bom) e um down (algo ruim) sobre a sua semana. Vale tudo, desde “O dia está ensolarado e eu amo o calor!” até “Fechei uma venda importante ontem”. Não importa se os acontecimentos estão relacionados ao trabalho ou vida pessoal, o importante é compartilhar. Essa prática, além de fazer o time se conhecer melhor, aumenta o senso de empatia e de compreensão entre todos.

4. Crie e disponibilize as políticas internas de sua agência

Políticas de RH como férias, admissão, demissão, licença maternidade e paternidade, bem como políticas de reembolso, viagens, participação em eventos e trabalho remoto precisam ser claras e estar disponíveis aos funcionários a qualquer momento. Processos definidos minimizam conflitos e mal entendidos.

Benefícios da CNV

Os pilares da Comunicação Não Violenta podem ajudar sua agência a fazer mais negócios através da empatia no relacionamento com clientes e do marketing centrado no ser humano.

Além disso, a CNV melhora a comunicação interna da agência, reduzindo conflitos e aumentando o bem estar dos colaboradores. Como essa prática aumenta o sentimento de coletividade, o trabalho em equipe é estimulado e fortalecido.

As pessoas que praticam esse tipo de comunicação desenvolvem skills fundamentais para o mercado de trabalho, como: capacidade de se expressar com transparência e naturalidade, capacidade de analisar fatos e situações de maneira neutra, empatia e senso de comunidade. E é claro, essas skills são de extrema importância também para a vida pessoal.

A boa comunicação é um fator chave no sucesso de qualquer agência, portanto, comece já a aplicar a metodologia CNV e colha os benefícios que ela pode trazer para sua equipe!

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