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Dicas para conquistar novos clientes para serviços de Inbound Marketing

*Post escrito por Aquiles Casabona, CEO da App Studio Brasil.

A sua agência já sabe: a era digital trouxe inúmeras transformações no modo como as pessoas compram, pesquisam, conversam e se relacionam. Com isso, a Internet aumentou o poder nas mãos dos consumidores, e consequentemente, o crescimento da demanda de clientes por serviços digitais.

A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo do cliente conversar com a empresa. Segundo o Ibope Media, cerca de 92% dos potenciais clientes utilizam a Internet como canal de pesquisa sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra. Até aqui, nenhuma novidade. Mas o que fazer com esse panorama?

A oferta de serviços com a metodologia de Inbound Marketing foi a alternativa que nós encontramos para enfrentar a concorrência. Com ações efetivas, que vão desde a geração de novos Leads até a conversão deles em novos clientes, apostamos em ganhar a atenção e interesse do cliente ao invés de “empurrar” uma solução para ele.

Porém, sabemos na prática que não é tão simples “desacostumar” um cliente que está habituado com aquele marketing tradicional e trazê-lo para a era da tecnologia, com os serviços digitais. Sempre que ofertamos nossos serviços e mostramos a nossa proposta e metodologia, somos questionados em relação ao processo de Inboung Marketing e às ferramentas utilizadas. Se a sua agência oferece soluções em marketing digital, certamente passa por isso.

Vou dar algumas dicas de como fazemos na App Studio Brasil para fechar novas contas com esses serviços:

Como conquistar clientes para serviços de Inbound Marketing

1 – Educação do Lead faz parte:

O primeiro passo é focar em explicar ao prospect todo o processo, passando pelas etapas de atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Essa educação é importante para que eles entendam como conseguimos atuar em cima da estratégia de marketing digital para posicionar a marca deles e trazer resultados relevantes, percorrendo o funil de vendas como um todo. Mas isso não basta.

Nós mudamos radicalmente nossa forma de abordagem. Entendemos que o cliente precisa enxergar que necessita dos nossos serviços. Então provamos que o Inbound Marketing é importante, pois tudo deve estar muito bem atrelado ao desenvolvimento do planejamento estratégico de marketing.

2 – O serviço vai além dos concorrentes:

Na conversa com o potencial cliente, provamos que trabalhamos com um projeto, e não com uma prestação de serviço pontual, como por exemplo, ofertar o aumento do número de curtidas na página de uma mídia social. Mostramos para ele que nosso trabalho passa por todo o funil de venda, desde a oferta de conteúdos ricos até deixar o seu cliente potencial pronto para ser abordado para a compra. Com isso, deixamos claro que nossos resultados vão além de likes e que criarão uma máquina de geração de Leads e oportunidades de vendas para o cliente final.

3 – Foco em entender o potencial cliente:

Quando vamos até o cliente não levamos uma apresentação em Power Point, nós entrevistamos o cliente, entendemos as suas necessidades e dores, quais são os seus objetivos, e com isso, executamos um “raio x” do marketing digital da empresa, para planejarmos todas as possíveis ações. Assim, quando retornamos com uma proposta, atuamos diretamente em seu ponto fraco, mostrando-o como se destacar em relação a seus concorrentes através das nossas ações. Com isso, eles enxergam as necessidade do que deve ser feito.

Seguindo os passos anteriores, são altas as chances de conquistar a conta. Mas além disso, há a questão dos valores. A grande maioria está acostumada a investir em campanhas (por exemplo, impressas), que possuem um orçamento realizado separadamente da mensalidade paga à agência.

Quando nós colocamos no contrato um valor fechado, às vezes o cliente se assusta, mas, quando mencionamos os resultados que podem ser alcançados, temos enxergado constantemente uma recepção muito melhor e otimista por parte das empresas. O importante é fazê-lo enxergar o valor dos seus serviços.

Uma última dica que utilizamos com os futuros prospects é comprovar a eficácia do Inbound Marketing através dos resultados gerados para outros clientes. Por exemplo: atendemos a empresa Novax Telecom, que utilizava somente a ferramenta Google Adwords, investindo valores consideráveis. Quando fechamos o contrato com eles, foi questão de um mês para atingirmos o resultado de Leads qualificados maior do que eles obtiveram através do Adwords. Hoje, 85% das palavra-chaves da empresa estão na primeira página do Google. Portanto, ter um portfólio de cases de sucesso ajuda bastante nessa conquista.

Espero ter ajudado contando a nossa experiência com a oferta de serviços de Inbound Marketing. Se quiser iniciar uma conversa abaixo, basta deixar um comentário.

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