Blog Agências de Resultados

Como conquistar clientes usando sua própria agência como case

Agências que adotam as estratégias de Inbound para si próprias geram cerca de 3,2 vezes mais visitas e 2,7 vezes mais Leads

De acordo com o Panorama das Agências Digitais 2018, a principal fonte de aquisição das agências brasileiras atualmente é a indicação, seja de clientes (78,3%) ou de parceiros (63,3%).

Manter um bom relacionamento aumenta bastante a chance de conquistar clientes novos, porém esse formato não é fonte de previsibilidade de crescimento, já que não se consegue garantia de volume de novas oportunidades todos os meses. E como garantir essa previsibilidade de crescimento? Por meio da aplicação do Inbound Marketing para a própria agência!

O que identificamos no dia a dia e na convivência com mais de 1500 agências parceiras de vários locais do Brasil e de diversos tamanhos e características é que os negócios que conseguiram aplicar a metodologia de Inbound Marketing para si, tornando-se sua própria máquina de aquisição de clientes, conquistaram um grande diferencial.

Os dados apontam que agências que adotam as estratégias para si geram cerca de 3,25 vezes mais visitas e 2,74 vezes mais Leads se comparadas a aquelas que não adotam o Inbound. Consequentemente, conseguiram diminuir o custo de aquisição e conquistar clientes que veem mais valor no trabalho delas em função do conhecimento adquirido.



Agência em Pauta: Dicas práticas de negociação para você conquistar novos clientes

Saiba como conduzir uma negociação matadora e lidar com objeções de tempo, preço e conhecimento sobre Marketing Digital

Sim, sabemos que não é fácil — mas vale a pena

Segundo Filipe Cipolla, da agência Future Marketing, de Jundiaí, em São Paulo, a metodologia do Inbound Marketing trouxe resultados efetivos para seu negócio:

A criação do nosso Inbound Marketing é algo que batalhamos muito para colocar em prática, mas que fazemos pois acreditamos na estratégia e sabemos que funciona.

Nosso principal objetivo com isso não é somente gerar vendas, mas também aumentar a visibilidade na internet, educar nosso público e aumentar a nossa autoridade no assunto.

(Filipe Cipolla, da Future Marketing)

Como Cipolla pontuou, os objetivos com o Inbound Marketing podem ser diversos e não precisam ser limitados à venda. Pode-se inclusive trabalhar a autoridade no assunto e a educação do público de interesse da agência.

Outra agência que aplicou a metodologia dentro de casa foi a Mafagafo, de São Paulo. O CEO Ricardo Nagib diz que esse sempre foi um desafio, pois normalmente estavam focados em atender os clientes e faltava “braço” para essa tarefa tão importante. No entanto, sempre ficavam inquietos com a situação.  

Após alguns anos fizemos ótima parcerias com empresas de conteúdo, que possibilitaram também resolver nossa principal dor para aplicarmos a estratégia na agência. Hoje conseguimos escalar a agência e temos “braço” para, além do conteúdo criado sob medida por nossos parceiros, criarmos o nosso próprio. Mas as parcerias foram fundamentais nesse processo.  

Em nossa venda para uma oportunidade de negócio temos que provar que a estratégia de Inbound Marketing funciona, correto? Então, nada melhor que essa oportunidade ter sido gerada via Inbound. Metade da venda foi feita!

(Ricardo Nagib, da Mafagafo)

Observação para agências parceiras da RD: a cada ano, realizamos no RD Summit o prêmio Agências de Resultados. E como não poderia ser diferente, temos uma premiação exclusiva para aqueles que se destacam na aplicação do Inbound Marketing para a própria agência: o prêmio Espada Ninja na Vitrine. Em breve teremos mais informações sobre a premiação 2018 que acontecerá no RD Summit em novembro.

Por onde começar

Sua agência é seu cliente? Ela tem um atendimento ou gestor de conta? As demandas estão na pauta da agência? O site da agência está atualizado? Existe um cronograma de produção de conteúdo para o blog e as redes sociais? Acredito que a maioria das respostas será “não”, certo?

É importante que a própria agência seja um cliente e que entre na pauta, com um planejamento claro, com objetivos definidos e prazos estipulados. Claro que ela não precisa ser a grande prioridade, mas não pode ser esquecida.

Um passo importante: engaje sua equipe e coloque todos na mesma página

Para que você consiga atingir seus objetivos com o Inbound Marketing para sua agência, é importante que toda a equipe esteja na mesma página. Todos que trabalham na agência devem saber a importância da contribuição do seu trabalho para que a agência tenha os resultados esperados. E aqui não estou falando só do resultado da agência, mas também dos clientes atendidos.

Treinamento para a equipe, planejamento estratégico, alinhamento interno, tudo isso faz parte da construção de um sentimento de pertencimento necessário para o sucesso.

Vale também transformar a agência em um cliente, selecionando uma equipe responsável por centralizar as ações.

Agora, como saber se sua agência está no caminho certo?

Também não é fácil saber se o caminho que está seguindo é correto, não é mesmo? Por isso, é importante saber avaliar os resultados. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  1. Aumento do número de visitas: seu tráfego aumentou? O número de páginas visitadas cresceu? Tem mais visitantes recorrentes? Isso é um bom sinal.
  2. Suas redes sociais estão com mais visitantes? Seus posts estão sendo compartilhados e recebendo comentários? Sinal de que estão sendo relevantes!
  3. Seu funil de vendas está melhorando? Novas oportunidades ou Leads qualificados? Bom, hein?
  4. Envolvimento da equipe: sua equipe está engajada, trazendo novas ideias de ações, levantando discussões sobre as novidades que aparecem todos os dias?

Ainda tem dúvida de como fazer o Inbound Marketing para sua agência? Confira nosso passo a passo e torne-se seu melhor case de sucesso. Aqui na RD, nosso lema é: “casa de ferreiro, espada ninja na vitrine!”.

E, para aprender ainda mais, assista ao episódio do Agência em Pauta com práticas de negociação para você conquistar novos clientes.



Agência em Pauta: Dicas práticas de negociação para você conquistar novos clientes

Saiba como conduzir uma negociação matadora e lidar com objeções de tempo, preço e conhecimento sobre Marketing Digital


Post publicado em julho de 2017 e atualizado em junho de 2018.

Marcadores:

Deixe seu comentário