Conheça 4 estratégias decisivas para a construção de marca da sua agência

Qual sua proposta de valor? O que faz um futuro cliente escolher você no lugar do seu concorrente? Veja como responder essas e outras perguntas!

Paula Porto Raphael
Paula Porto Raphael15 de maio de 2018
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Você se preocupa muito com a construção da marca do seu cliente... Mas e em que momento você olha para sua agência? Como você está sendo visto?

Philip Kotler diz que uma marca deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e, acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.

E aqui reside um desafio de como construir uma marca que e como transmitir isso ao nosso público.

Tenha bem claro qual a definição do seu negócio e seu posicionamento. Vale muito fazer estas perguntas para si mesmo: qual sua proposta de valor? O que faz um futuro cliente escolher você, ao invés do seu concorrente? Tenha essas respostas claras e o resto fica mais fácil.

3 reflexões importantes para iniciar um diagnóstico da sua situação atual

  • Olhando para seu site, você contrataria seu próprio serviço?
  • O que seus colaboradores estão falando sobre sua agência?
  • O que outras agências estão falando sobre seu negócio? Como você é visto dentro do seu próprio mercado?

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Estratégias de construção de marca

Em primeiro lugar, é importante pensar porque você criou sua agência e por qual razão um potencial cliente escolhe seu serviço, ao invés do seu concorrente.

Se ainda não tem essa resposta com clareza que tal começar com perguntas simples para identificar de maneira clara o público que sua agência atende?

Vamos a algumas:

  • Qual tamanho de empresa você atende?
  • Atua com um segmento específico?
  • Você abrange um mercado local, regional, nacional, internacional

Depois disso defina sua(s) persona(s), que nada mais é que seu comprador ideal, aquele para o qual seu produto ou serviço melhor se encaixa.

Vamos às estratégias:

1. Seja AUTORIDADE no seu segmento

A tendência de todo consumidor é de confiar em pessoas ou empresas que são autoridade no assunto.

A construção dessa autoridade envolve ajudar as pessoas a resolver problemas. Isso mesmo, simples assim, seu papel deve ser resolver uma dor, sem necessariamente ter a intenção de fazer uma venda.

Espalhe conhecimento! Você deve estar se perguntando como. A ideia é gerar  conteúdo que ajuda sua Persona a resolver algum problema que está relacionado ao seu serviço. Depois é só fazer esse conteúdo chegar até seu público.

Em Marketing Digital, existem vários canais disponíveis para fazer com que esse conteúdo chegue até seu púbico e aqui vale destacar o post da consultora Leticia Bahlis: 5 canais diferentes que vão ajudar você a gerar mais leads para seus clientes. Spread the word. :)

Relacione-se com as pessoas. Se você disponibilizou canais de contato, tenha certeza de que as pessoas receberão resposta para as interações. Sempre responda os comentários nas suas redes sociais. Caso tenha algum formulário de contato no site, avalie se ele é respondido e as demandas estão sendo encaminhadas.

Já pensou quão frustrante deve ser fazer uma pergunta ou solicitação através de um canal que você deixou aberto para seu público e não receber nenhuma resposta?

Mantenha a regularidade na construção da sua autoridade, além da qualidade, você precisa se preocupar com a frequência. Essa é uma construção que leva um tempo para acontecer, o trabalho é eterno.

2. Seja ESPECIALISTA de um serviço ou nicho

Construir sua marca significa fazer escolhas, o chamado trade off, que vão significar necessariamente abrir mão de outras. Você não vai conseguir agradar todo mundo. O caminho, nesse caso, é olhar para o mercado que sua agência atende e entender se existem segmentos e/ou nichos para especializar seu atendimento. Dessa maneira, você passa a ser referência para aquelas empresas do segmento e, quanto mais atender esse mercado, mais conhecimento e cases de sucesso.

Outro caminho é se especializar em um serviço específico e ser a maior autoridade nisso. O universo de Marketing Digital tem várias frentes para especializar sua agência (SEO, Mídias Socias, Mídias pagas, Conteúdo, ou mesmo uma estratégia completa de Inbound Marketing) . Analise dentre essas qual sua agência já se destaca, ou tem potencial. Invista para ser referência!

3. Seja VISTO

Aquela máxima OLD BUT GOLD: Quem não é visto não é lembrado!!

O bom e velho networking. ;)

Você, e sua equipe se envolvem nos eventos do universo de Marketing, nas comunidades onde estão inseridos?

Essa interação, além de ter um baita potencial de gerar novos negócios, reúne profissionais e pessoas com problemas e desafios em comum. Ela pode proporcionar troca de ideias, relacionamento, experiências e quem sabe negócios e parcerias estratégicas.

É também o momento de ficar bem informado sobre as novidades no seu mercado de atuação. Pois o conhecimento é concentrado em várias horas de aprendizado sobre um mesmo assunto ou coisas relacionadas.

Produtos e serviços são anunciados, oferecendo vantagens aos que fecham negócio durante o evento.

Sugestão de eventos:

Promova eventos

Com um pequeno investimento é possível promover ações que podem enaltecer seu produto ou serviço. Quanto mais claras forem as estratégias da sua ação, mais resultados você vai obter.

Confira o post que destaca 3 vantagens em patrocinar um evento.

4. Seja sua própria ESPADA NINJA NA VITRINE

Crescer de forma orgânica, saindo do oceano vermelho, da briga sangrenta por preços e com a concorrência.

Sabemos que tem muita informação na internet e que, para se diferenciar dos demais, é preciso se destacar de alguma forma. Na era digital, usamos as ferramentas online para nos destacar dos demais.

Para se tornar uma autoridade ou um líder do seu segmento, você precisa conseguir chegar ao seu público-alvo de forma adequada e relevante.

Mas construir autoridade leva tempo, dedicação, resiliência e dinheiro. A boa notícia é que Inbound Marketing proporcionou acesso a qualquer empresa para se destacar e colher os frutos com investimento relativamente baixos. Nessa estratégia, é importante destacar a importância de conteúdos relevantes para seu público e que o ajude a vencer seus principais desafios.

Seu ativo intangível mais relevante é sua MARCA!

Tenha em mente que a construção da marca da sua agência interfere na percepção que o mercado tem dela.

E você, tem alguma prática para compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

Paula Porto Raphael

Paula Porto Raphael

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