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7 dicas para seu cliente converter leads telefônicos em vendas

Segundo o Google, a ligação é a parte mais importante do processo de compra. Confira dicas valiosas para converter suas ligações em vendas

Conversão, inovação, ROI mais assertivo e tudo que há de bom! Assim nasceu o lead telefônico! Em um universo data driven, onde quem acredita no poder dos dados sai na frente, o lead telefônico desempenha papel importante na conversão de vendas.

No contexto das agências, uma das dores mais frequentes é justamente fazer com que seus clientes vejam valor na entrega dos leads. Afinal, quem nunca ouviu o cliente questionar a qualidade dos leads que chegaram, não é mesmo?

O detalhe que muitas vezes passa despercebido é que diversas campanhas, online ou offline, geram contatos através do telefone. E aí fica a dúvida: como provar que os leads telefônicos que fecham vendas vieram das campanhas da sua agência?

Bateu a curiosidade? Acompanha aí!



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Feche somente contas fantásticas: trazemos todas as dicas para focar no cliente certo e aumentar as chances de fechamento, com passo a passo desde a identificação de oportunidades até como driblar objeções

O que é lead telefônico

Se você está inserido no mundo do marketing, entende o que é lead, certo? Mas e o que é lead telefônico? De forma bem simplificada, trata-se de um lead que, em algum momento, ligou para o seu cliente e gerou uma oportunidade de negócio.  

Simples, né? Mas qual a importância do lead telefônico para o seu cliente?

De acordo com o Instituto norte-americano BIA/Kelsey, um lead telefônico converte até 15 vezes mais do que um lead de formulário. E uma das razões que justifica essa diferença expressiva é a agilidade do atendimento que o telefone proporciona, afinal, o lead que liga já demonstra maior interesse no serviço ou produto do seu cliente.

Segundo dados do Google, 61% das pessoas afirmam que a ligação é a parte mais importante do processo de compra, ou seja, a ligação telefônica apresenta alta relevância e poder de influência na decisão de compra. Além disso, quando o lead telefônico entra em contato com seu cliente e é prontamente atendido, a taxa de resposta é de 100%, enquanto 71% dos formulários sequer são recebidos.

Por que mensurar os leads telefônicos do seu cliente?

Entender a importância do lead telefônico se torna essencial para responder esta pergunta, pois é ele que trará uma maior probabilidade de negócio fechado para seu cliente. Ao identificar a campanha de origem do lead telefônico, as ações da agência se tornam mais segmentadas e com maiores chances de conversão.

Ao incluir o lead telefônico no cálculo do ROI, ele se torna mais assertivo. Isso acontece pois é possível completar o cálculo com o número de leads telefônicos gerados por cada uma das campanhas de forma individual. Com dados mais assertivos se torna mais simples provar o valor das ações da agência para seu cliente.

Certo, mas como mensurar os leads em um canal telefônico?

Em meio a tantos softwares altamente desenvolvidos, sistemas com a funcionalidade do call tracking possibilitam que ligações sejam mensuradas e transformadas em dados. Dessa forma se torna possível obter informações mais assertivas sobre o desempenho das campanhas de marketing e quanto ao retorno gerado em vendas.

Nesse processo, a inteligência de voz também se torna uma grande aliada. A partir de uma ligação telefônica, a inteligência artificial aplicada a voz consegue extrair dados importantes de uma ligação. É possível, por exemplo, gerar dados do perfil de interesse dos leads telefônicos, além de qualificar o nível de aproveitamento de uma chamada.

E o que fazer com esses dados?

Use a seu favor! E a favor do seu cliente também, claro. Com tanta informação nas mãos, é possível analisar quais mídias estão gerando um maior número de leads telefônicos e saber com maior precisão o que os clientes estão procurando. Além disso, é possível avaliar o atendimento do time comercial do seu cliente, saber quais palavras tem se tornado recorrentes nas chamadas, entre tantas outras informações.

E são com estes dados que sua agência conseguirá provar seu valor nos resultados de vendas do seu cliente. Por isso é tão relevante acompanhar com cuidado cada uma das etapas da jornada de compra do seu clientes.

Portanto, a relação agência-cliente deve ser um relacionamento saudável e recíproco, afinal, o sucesso do cliente é seu sucesso também. Pensando nisso, separamos algumas dicas que exigem dedicação de ambas as partes e que geram resultados positivos nas vendas. Confira:

#1: Divulgue o telefone do seu cliente  

Parece algo simples mas o telefone é frequentemente deixado de lado na divulgação de campanhas e anúncios. Para empresas que recebem chamadas telefônicas, seja para vendas, atendimento ou qualquer outro setor, a fácil disponibilização do número telefônico é essencial.

Vale lembrar que todo canal de divulgação pode comportar um número de telefone, basta estar bem alinhado com a estratégia de aquisição do cliente. Uma opção muito útil e que se encontra em constante crescimento é a inserção do telefone no Google Meu Negócio. Dessa forma, com apenas uma busca, o cliente encontra facilmente o número da empresa com quem deseja entrar em contato.

#2: Utilize o click to call nas campanhas

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google 70% dos usuários mobile utilizam o click to call para entrar em contato com uma empresa. Inserir a opção click to call em anúncios do Google Ads é uma opção que facilita o contato entre o cliente e a empresa através de um único clique.

#3: Mantenha relacionamento com o time comercial do seu cliente

Manter um relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso desta parceria. E como estamos falando de lead telefônico, orientar seu cliente a fazer o monitoramento das ligações que o time comercial dele recebe é uma boa opção para fortalecer o laço entre as etapas da jornada de compra.

#4: Alinhe com seu cliente o horário dos anúncios online

No Marketing Digital, é interessante que os anúncios que possuem o número de telefone integrado tenham os horários agendados. Como é o lead quem se dispõe a ligar para a empresa, pode-se dizer que ele está no ápice do interesse pelo produto/serviço oferecido. Portanto, é essencial ter uma equipe preparada para atender as ligações naquele momento, e não deixar o interesse esfriar.

#5: (Re)conheça a persona do cliente

Em uma ligação é possível extrair diversas informações, tais como nome, nível de interesse e qual serviço ou produto gera mais procura. Com a mensuração desses dados é possível complementar as informações da persona e traçar um perfil mais fiel de quem é o cliente.

#6: Use os dados telefônicos a favor desta parceria

Anunciar um número de telefone diferente em cada mídia auxilia na mensuração do retorno de leads telefônicos sobre cada uma delas. Dessa forma, os números de telefone máscara são uma opção viável e de fácil aquisição. Com eles é possível anunciar números diferentes em cada mídia de forma que todos direcionem para um número original da empresa. Esse acompanhamento permite a fácil identificação da performance por telefone de cada campanha.

#7: Oriente seu cliente a adotar o sistema de URA

Orientar seu cliente a adotar uma URA (Unidade de Resposta Audível) é uma boa opção para gerenciar os leads telefônicos. Ao adotar este sistema, o lead telefônico será encaminhado de forma simples para o setor que deseja.

A URA colabora com a facilidade de acesso do lead à informação que deseja, propiciando um atendimento mais ágil e direcionado. Além disso, a mensuração de ligações por setor é um bom indicativo de quais setores ou serviços são mais requisitados, ideal para colaborar com a escala de atendimento conforme as demandas de ligações.

#8: Dê opções para seus clientes

Quem é do mercado de agências sabe que os clientes querem ganhar o mundo (e quem não quer?). Mas às vezes as expectativas em cima da agência são grandes demais e não está em suas mãos atender todas as demandas, e isso infelizmente reflete negativamente na visão do cliente.

Uma forma de manter um bom relacionamento com o cliente e ainda oferecer a solução necessária é a indicação de parceiros. As agências não precisam dar conta de tudo (e na verdade, nem devem), portanto, a opção de se alinharem a parceiros é ideal para sanar as necessidades do cliente e ainda equilibrar a demanda de entregas com outro especialista.

Bora converter?

Agora é só colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre conversão de leads telefônicos e levar essas novidades para a carteira de clientes da sua agência.

Este post foi escrito pela PhoneTrack, empresa de serviços de call tracking e inteligência artificial, que visa o crescimento de agências e empresas, fornecendo dados assertivos para otimizarem suas vendas e conquistarem clientes a partir de insights obtidos através de dados da plataforma.

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