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3 dados sobre retenção de clientes obtidos no Panorama das Agências Digitais 2018

Entregas de sucesso, ações de retenção e frequência de apresentação de relatórios: o que o Panorama de Agências 2018 pode ensinar sobre o assunto

Você quer saber qual é o panorama atual das agências digitais brasileiras? Como está o crescimento desse mercado? Quais são os principais serviços oferecidos e o impacto disso para a receita do negócio?

Para ajudar você na busca por mais informações do seu setor, pela terceira vez, a Resultados Digitais e a Rock Content se uniram para traçar o Panorama das Agências Digitais no Brasil!

No relatório, buscamos avaliar o sucesso das agências na oferta dos serviços de Marketing Digital, descobrir quais são os principais desafios enfrentados na geração de resultados para seus clientes e para si, entender como o setor performou em aquisição e retenção de contas, além de traçar um cenário de oportunidades

Neste post, nós vamos abordar exclusivamente os insights relacionados ao processo de retenção de clientes, obtidos através da entrevista com mais de 1000 profissionais de agências. Essa foi uma seção inédita dentro da pesquisa.

Obs.: claro, você pode também conferir a pesquisa completa de uma vez só preenchendo o formulário abaixo:



Panorama das Agências Digitais 2018

Entenda como agências estão aderindo aos serviços de Marketing Digital, quais são os impactos,
as vantagens e os desafios para gerar resultados relevantes

Entregas de sucesso ao cliente

Um dos primeiros pontos de alinhamento de expectativas com o cliente é entender quais são os seus principais objetivos e mostrar que cada entrega de sucesso tem seu tempo.

Embora todos venham com a ideia de “vender mais” e estejam ansiosos para conquistar novas contas, é importante deixar claro que o processo de vendas não é imediato, e existem outros quick wins a serem conquistados até lá, como a geração de tráfego orgânico, a conquista das primeiras Leads, a nutrição da base com materiais educativos, entre outros.  

Lembrando que as agências devem entender como “sucesso” tudo o que está mais ligado a oportunidades de novos negócios. As principais entregas apontadas pelos entrevistados estavam muito relacionadas a essa ideia: aumento do número de clientes (71,8%) e geração de Leads (60,8%).

dados retenção clientes

Ações de retenção

A conquista de novos clientes é fundamental em qualquer tipo de negócio — e nas agências não é diferente. Mais importante do que ter uma grande carteira de clientes, é consolidar e manter os clientes atuais; afinal, se apenas colocarmos um cliente novo no lugar de um que encerrou contrato, vamos ficar sempre no 0 a 0 e estagnar o crescimento da agência.

A estratégia adotada pela maioria dos profissionais de agências (64,2%)  para reter clientes é a de fazer apresentação de relatórios de acompanhamento. Outras práticas que ganharam destaque foram alinhamento de expectativas, entrega de resultados comprovados nos primeiros meses e produção de conteúdo para educar o cliente.

dados retenção clientes

Frequência de apresentação de relatórios

Uma das chaves para manter o cliente ciente dos trabalhos que estão sendo realizados e das entregas de sucesso é por meio da apresentação de relatórios, como foi apontado anteriormente. O fato de você o envolver na estratégia e estimular seu acompanhamento sobre as ações pode se tornar um sinal verde para sua retenção e fidelização.

Cada frequência de relatório tem um determinado objetivo:

dados retenção clientes

A pesquisa aponta que 68,4% dos participantes disseram que apresentam resultados mensalmente para seu clientes.

dados retenção clientes

E aí, qual é a performance do seu negócio frente aos resultados apresentados neste Panorama?

Quais são as dificuldades enfrentadas pelo seu time? Quais são suas ações para retenção de clientes? Como buscam entregar sucesso aos clientes? Com esse benchmarking, você certamente poderá identificar desafios pelos quais a empresa vem passando e traçar oportunidades para superá-los.

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