Dia do Cliente: saiba o que é e veja dicas de ações para comemorar a data

Criado para homenagear os consumidores, o Dia do Cliente, celebrado no Brasil em 15 de setembro, é uma boa oportunidade para empresas se aproximarem de seus públicos

Mônica Custódio
Mônica Custódio16 de agosto de 2022
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O Dia do Cliente é uma data voltada para homenagear os consumidores, aproximando-os das empresas. Comemorada anualmente em 15 de setembro no Brasil, a data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego.
Sua empresa comemora o Dia do Cliente? Essa data é uma ótima oportunidade para estreitar laços com os consumidores e vender mais. Diferentemente de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, dos Pais ou das Crianças, não é preciso focar em parte do seu público. Basta ser seu cliente para ser lembrado. Mas como aproveitar essa data na prática? Neste artigo, trazemos algumas ideias, além de cases de agências parceiras da RD. Confira! 👉  Não sabe como segurar os clientes da sua agência? Confira um checklist com 7 estratégias que você precisa fazer para conquistar e reter sua base.

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O que é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro no Brasil. A data existe desde 2003, quando foi criada pelo empresário João Carlos Rego no Rio Grande do Sul. O objetivo do profissional era criar uma celebração que ajudasse a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, auxiliando na fidelização. Pensando nesse objetivo, além de homenagear a clientela, empresas aproveitam o Dia do Cliente para fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes. É uma oportunidade de se aproximar ainda mais dessas pessoas ou empresas, e de agradecê-las por comprarem seus produtos ou serviços.

5 dicas de ações para celebrar o Dia do Cliente

Agora que você já sabe do que se trata, vamos às dicas. Abaixo, trazemos algumas ideias de ações para atrair consumidores, fidelizar os que sua empresa já tem e vender mais no Dia do Cliente.

1. Dê descontos

Quem não gosta de um bom desconto? O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos. Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida que o cliente compra mais. O frete grátis é outra ação interessante para o Dia do Cliente. Se você trabalha com entregas, esse é outro bom desconto a oferecer. Uma opção é atrelar a gratuidade do frete a determinado valor gasto, o que incentiva o cliente a encher o carrinho.

2. Faça sorteios

Outra ideia para movimentar a sua base de clientes é o sorteio de prêmios. Não precisa ser algo físico: também dá para sortear cupons promocionais, experiências, viagens. As possibilidades são muitas, e a escolha ideal vai depender do público do seu negócio. É importante que tenha a ver com as preferências dele, para que a ação tenha mais engajamento.

3. Ofereça amostras e brindes

Oferecer amostras ou testes gratuitos dos seus produtos ou serviços são boas maneiras de atrair novos consumidores ou de estimular os atuais a comprarem outras soluções oferecidas pela sua empresa. Você também pode investir em brindes personalizados com a sua marca, para celebrar a data e ainda fazer com que seus consumidores lembrem do seu negócio enquanto usam os objetos no dia a dia.

4. Promova um concurso

Que tal promover um concurso para engajar os consumidores e fortalecer a sua marca? Formatos como concurso de melhor frase, melhor foto ou melhor vídeo já são clássicos, mas é possível ir além, por exemplo estimulando os consumidores a compartilharem uma história que têm com a sua empresa ou a maneira como usam os produtos ou serviços. Uma boa ideia é estimulá-los a participar compartilhando o texto ou imagem nas redes sociais, o que ajuda a movimentar sua presença na internet também.

5. Crie uma campanha especial de Dia do Cliente

Se você faz campanhas de Marketing Digital, pode criar uma campanha segmentada de Dia do Cliente, por exemplo enviando mensagens de Email Marketing para cada grupo de consumidores conforme suas características. Nessas comunicações, também dá para divulgar as ações que você criou para essa data, dividir dados positivos sobre sua reputação e números de vendas e clientes satisfeitos, compartilhar depoimentos de consumidores satisfeitos, dentre outras informações que exaltem os seus diferenciais. Se possível, crie um layout para essa campanha e reproduza-o também em publicações no site, blog e redes sociais.

Dia do Cliente para agências: conheça cases de sucesso de agências parceiras da RD

Aqui na RD, o tema da retenção de clientes passa por todas as áreas e está presente em todos os planejamentos que fazemos. E sabemos que não é diferente em nossas agências parceiras. Como o tema é Dia do Cliente, procuramos exemplos de agências parceiras da RD que fizeram acontecer e conseguiram encantar seus clientes em cada um desses aspectos. Conheça-as abaixo!

Agência Mango e Dentalclean

Desde o primeiro momento do relacionamento com o cliente, a agência deve garantir que ele tenha uma boa experiência — não menospreze a experiência dele navegando ao seu site, já que esse canal pode ser seu cartão de visita. Pode parecer um pequeno detalhe no meio de tantos outros, mas, ao se preocupar com pormenores, você demonstra que terá preocupação semelhante em outras ações. Um bom exemplo de atenção aos detalhes aconteceu quando a empresa de higiene pessoal Dentalclean chegou à agência Mango. A marca estava em fase de crescimento, mas o que impactava nos resultados de vendas, além dos supermercados, era a participação em eventos de odontologia. Presença digital? Havia uma curadoria no Facebook e um site institucional com um canal para solicitações de orçamento, mas acabava por aí. A Dentalclean já tinha começado a trabalhar com campanhas de geração de Leads com uma agência, porém não conseguiu avançar no processo. Os Leads entravam, mas a segmentação não estava correta. Além disso, não existia presença orgânica e muito menos um projeto para construção efetiva da marca na internet. A Mango, então, repaginou as mídias sociais, com um conceito bem definido e estratégias mais alinhadas: criou e refinou as personas e instalou um blog, que desde então é atualizado semanalmente com conteúdos ricos e interessantes para o público. A agência também descentralizou a presença digital do Facebook, levando tráfego qualificado para o blog, site, Instagram e Google. Outras ações foram a comunicação segmentada por email e a criação de parcerias com dentistas que gostam da marca. Os profissionais passaram a publicar seus estudos e experiências reais no blog da Dentalclean, como colunistas. O resultado? Aumento de 80% no tráfego do site, a conquista de mais engajamento no Facebook e criação de autoridade. O canal de vendas agora ganha muito mais pedidos de orçamento de dentistas, farmácias, casas médicas e supermercados. A construção de um novo site e um ecommerce B2B são os novos objetivos da empresa, que enxerga valor no Inbound Marketing e no poder da internet para o seu crescimento.
A Mango nos oferece uma solução digital completa. Além de contribuir com nosso planejamento, consegue conduzir nossa estratégia integrando os canais digitais através do Inbound. E entendemos que todo esse trabalho reflete no nosso consumidor que reconhece, cada vez mais, a Dentaclean como uma solução para a higiene oral diária e profissional. (Thiago Crude, coordenador de marketing da Dentalclean)

Santa Fé/FALOMI e Faciles

Ouvir o que os clientes têm para dizer é algo de extrema importância em qualquer empresa, pois dá insumos para melhor ações, ajustando seu modelo de atendimento e de operação e mostrando aos clientes que se preocupa com eles. No caso da agência Santa Fé/FALOMI, ouvir o cliente permitiu a construção de um briefing mais detalhado, que levou a um projeto de excelência. O cliente em questão era a Faciles, empresa que auxilia no processo de compra e venda de sucatas, desde a análise do material até a negociação final. Quando o diretor da Faciles chegou à agência, queria amadurecer o relacionamento com potenciais clientes, educando-os sobre gestão de resíduos sólidos e venda de sucatas para despertar o desejo em contratar seus serviços. Um dos objetivos da empresa era atingir potenciais clientes que tivessem mais de R$ 500 mil em geração de sucatas. Por meio de pesquisas, a agência identificou que o mercado não enxergava de fato o que a Faciles oferecia. Foi iniciado, então, um trabalho de Inbound Marketing utilizando o RD Station. Primeiro foi desenvolvido um novo site, responsivo, mais dinâmico e objetivo para apresentar de forma clara todos os benefícios e diferenciais da empresa. Com foco em conversão, além do novo site, também foi criado um blog buscando estabelecer uma atuação digital e um alinhamento da comunicação em todas mídias sociais na web. O blog começou a ser atualizado com artigos semanais, esclarecendo dúvidas sobre gestão de resíduos sólidos, negociação, execução do processo de vendas de sucatas, dentre outros. Também foram produzidos materiais para geração de Leads, divulgados via Facebook Ads e LinkedIn Ads. Utilizando palavras-chave, a equipe da Santa Fé/FALOMI também identificou os termos para serem otimizados nos mecanismos busca para um melhor posicionamento nas palavras de interesse.
O trabalho tem trazido bons resultados para Faciles. As visitas ao site tiveram, em um período de 10 meses, um aumento de 500%. Foram gerados mais de 800 novos Leads e 17 termos de interesse indexados na primeira página do Google. Estou extremamente satisfeito com o trabalho que está sendo conduzido pela SantaFé/FALOMI. Estamos conseguindo consolidar nossa marca no mercado, abrindo o leque para novos negócios. (Cássio Loberto, diretor de comercial e marketing da Faciles)
É importante que a agência se preocupe com o sucesso do cliente e realmente busque excelência em cada ação que faz. Adotar uma postura customer first aumenta a retenção e faz com que novos negócios sejam gerados a partir de um cliente que já está na base. E você, quais ações de Dia do Cliente realiza na sua empresa ou agência? Aqui na RD, acreditamos que a data deve ser comemorada todos os dias! :)
Artigo publicado em setembro de 2017 e atualizado em agosto de 2022.
Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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