Dia do Publicitário: saiba quando é celebrado e inspire-se com 8 dicas de filmes e séries para quem trabalha na área

Conheça a história do Dia do Publicitário, comemorado em 1º de fevereiro, e veja dicas de filmes e séries que podem trazer inspiração para seu trabalho e carreira


O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil, homenageando o trabalho dos publicitários. A data refere-se ao Decreto nº 57.690, instituído em 1966 para regulamentar a profissão.


Você sabia que existe um Dia do Publicitário? A data, comemorada em 1º de fevereiro, foi criada para homenagear esses profissionais, que usam a criatividade para criar campanhas diversas. Neste artigo, você conhecerá a história do Dia do Publicitário e saberá quando foi criado. E mais: o texto traz também 8 dicas de filmes e séries imperdíveis para quem trabalha na área de publicidade se inspirar. Confira!

O que é e quando foi criado o Dia do Publicitário?

O Dia do Publicitário é comemorado no Brasil no dia 1º de fevereiro. O dia escolhido faz referência ao Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Esse decreto, por sua vez, aprova o regulamento para a execução de outra lei, a nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que fala sobre o exercício da profissão no país.

O objetivo da data é lembrar a importância do trabalho dos publicitários, responsáveis por criar campanhas que promovem ideias, empresas, produtos, serviços, pessoas, lugares.

Além do 1º de fevereiro, há outra datas que homenageiam os profissionais de publicidade, marketing e propaganda no Brasil. Em 17 de outubro, por exemplo, é celebrado o Dia do Profissional da Propaganda. Já 8 de maio é a data que marca o Dia do Profissional de Marketing.

Marketing de Conteúdo: o passo a passo para agências

Tudo o que você precisa saber para trabalhar com esse serviço e entregar sucesso aos seus clientes

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Inspire-se: 8 filmes e séries que todo profissional de publicidade deve assistir

Se nas agências a criatividade é pré-requisito, o combustível para que as boas ideias floresçam são as referências que absorvemos de diversos lugares ao longo da vida. Isso vai desde uma viagem até uma música, passando por, principalmente, boas histórias.

Para celebrar o Dia do Publicitário, listamos 8 ótimas histórias para inspirar e provocar você. Boa parte delas está disponível na Netflix. Confira!

1. Mad Men

dia do publicitário

Encabeçando a lista, Mad Men é uma das séries mais premiadas dos últimos anos que retrata uma agência de publicidade nova-iorquina nos anos 60.

Don Draper é o personagem central — o diretor de criação gênio-galã cheio de mistério que no fundo guarda algumas inseguranças.  

A agência — que muda de nome diversas vezes durante a série pelas fusões que sofre com outras agências e troca de sócios — era quem atendia diversas marcas internacionais importantes em uma época na qual o meio publicitário era sinônimo de glamour.  

O enredo contextualiza momentos históricos, como o assassinato de Kennedy, o discurso de Martin Luther King, a Beatlemania e a chegada do homem à Lua, mostrando como esses acontecimentos impactavam a vida dos personagens.

A segunda fase da série traz uma estética mais moderna, passando pela revolução hippie e pela ascensão das mulheres no mercado de trabalho, com as últimas temporadas focando em personagens femininas como Peggy Olson, Betty Drapper e Joan Holloway.

👉  Por que assistir?

A série apresenta referências incríveis de figurino e estilo, uma estética inspirada em Hitchcock e 007, além de fotografia e argumentação dos personagens, que fazem valer cada segundo de tempo investido.

Os insights de Don em atividades corriqueiras para resolver os problemas dos clientes e de campanhas é o que todos adoraríamos ter.

Até a abertura da série ganhou prêmios! Na segunda fase de Mad Men, a introdução foi feita pelo publicitário Milton Glaser, americano criador do famoso logotipo I love NY.  O seriado também recebeu o recorde de 17 nomeações ao Emmy, o Oscar da TV, conquistando 9 delas.

2. Fome de Poder

dia do publicitário

O filme conta a história do McDonald’s desde os seus primórdios até como o conhecemos hoje.

A lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, no sul da Califórnia, que funcionava com um modelo inovador e fordista de produção em série, despertou o interesse do vendedor e galanteador Ray Croch.

Croch adquire uma participação no negócio dos irmãos, propõe a expansão do negócio para o modelo de franquias e pouco a pouco os tira da jogada.

👉  Por que assistir?

O mundo se divide entre quem ficou revoltado com o filme e quem acha que o Ray foi o canalha necessário para tornar o McDonalds uma das principais redes de fast food do mundo.

Vale assistir para conhecer a construção cultural do comportamento de comer em fast foods pelo qual passou a sociedade americana — e como o McDonalds contribuiu para tornar isso um hábito.

3. Girlboss

dia do publicitário

A série, inspirada na autobiografia da empreendedora Sophia Amoruso, conta a história de uma jovem politicamente incorreta que se recusa a crescer e começa seu negócio vendendo roupas vintage pelo eBay. Mais tarde, ela funda o seu próprio ecommerce, o NastyGal, que se tornou uma marca milionária.

Por não retratar exatamente a história da personagem, o seriado acabou recebendo algumas críticas. Mas o próprio Netflix traz no início da série que aquela é uma “releitura livre de eventos verdadeiros. Muito livre”.

👉  Por que assistir?

O ponto principal nessa série é a inovação do modelo de negócio que existia nos primórdios da World Wide Web, abordando a influência de uma avaliação boa ou má experiência de compra na internet.

A série também traz a persistência na busca por soluções paralelas e criativas para solucionar problemas.

4. Joy

dia do publicitário

Também baseado em fatos reais, o filme conta a história da americana Joy Mangano, uma vendedora de passagens aéreas que resolveu dar uma chance para as suas ideias e inventou um acessório de limpeza totalmente inovador no final dos anos 80.

O filme também mostra as barreiras enfrentadas por uma mulher no mercado de trabalho, que depois de muitos nãos e muitas decepções teve persistência e se tornou milionária.

👉  Por que assistir?

  • Porque há a incrível Jennifer Lawrence atuando;
  • Principalmente para acreditar em uma ideia, ter perseverança em momentos difíceis e crescer com os desafios.

5. Abstract – The art of Design

dia do publicitário

A série documental do Netflix mostra como funciona o processo criativo de designers que trabalham em diferentes frentes.

Alguns nomes são o ilustrador Christopher Niemann (frequente nome em capas de revistas), Paula Scher (que criou marcas como CNN, ShakeShack e Citybank), Ralph Gilles (designer de automóveis e líder global da Fiat Chrysler), Tinker Hatfield (designer de tênis em empresas como Nike) etc.

A série faz um paralelo entre trabalho e vida, mostrando como um aspecto influencia o outro.

👉  Por que assistir?

Os designers contam de onde vêm suas inspirações e referências para o processo criativo. Também falam sobre como se libertar de amarras criativas e pensar de uma forma nova.

6. House of Cards

dia do publicitário

Jogos políticos são o tema de House of Cards, que é uma das séries mais bem-sucedidas dos últimos tempos.

Francis Underwood, um ardiloso político traído pelo presidente que ajudou a eleger, traça um plano para chegar a presidência dos Estados Unidos apoiado pela sua esposa, Claire Underwood.

Na trama, passa a buscar importantes aliados seja por meio de chantagens ou de interesses em comum.

👉  Por que assistir?

A série traz uma lição importante para o mundo dos negócios: descubra qual o real interesse dos seus stakeholders e negocie a partir disso. Da mesma forma, identifique suas personas.

7. Her

dia do publicitário

Na história, o escritor Theodore se apaixona pela voz da assistente pessoal do seu computador. O filme explora a relação do homem com a tecnologia (inteligência artificial), e questiona os seus limites.

👉  Por que assistir?

Pode parecer um tanto surreal, mas se pensarmos que já existem assistentes que usam machine learning para aprender mais sobre nossos gostos e falar sobre o que nos interessa, essa era está chegando. Tanto com chatbots como com assistentes pessoais.

8. Black Mirror

dia do publicitário

Black Mirror é daquelas séries que você assiste e pensa: “que louco, isso nunca vai acontecer”. Depois se dá conta que por mais absurdas que as coisas sejam, é possível que aconteçam.

A série vai do bizarro ao genial em segundos, causando uma confusão mental a cada episódio. Trata principalmente de questões contemporâneas e das consequências imprevisíveis, relacionando conflitos à soluções pouco éticas ligadas a tecnologia.

👉  Por que assistir?

A série explora como as pessoas usam a tecnologia no dia a dia com intenções boas a ruins, o que dá insights de comportamento muito valiosos.

E você, gostou de conhecer a origem do Dia do Publicitário? E quanto às sugestões, já assistiu a alguma delas ou tem uma dica para aumentar a nossa lista? Compartilhe nos comentários!


Artigo publicado em fevereiro de 2018 e atualizado em maio de 2021.

Deixe seu comentário

Comentários