Blog Agências de Resultados

Portfólio de Serviços de Marketing Digital: 4 Dicas para estruturar o seu

Você possui uma agência de Marketing Digital e e quer criar um portfólio de serviços de sucesso? Confira neste post 4 dicas

Sabe quando bate a hora de pensar nos tipos de serviços que você quer oferecer para o possível cliente que te fala que quer investir em Marketing Digital?

Esse post é para você que diariamente bate cabeça para estruturar quais os tipos de serviços e pacotes que gostaria de disponibilizar para seus prospects. Não se engane, o que você precisa de fato é ter um bom portfólio de serviços!

Mas afinal, o que é um portfólio?

É um conjunto ou lista de trabalhos que você já realizou, e que estão localizados em um tipo de “galeria”. Ou seja, que possa ser visitada por pessoas com o interesse no seu conteúdo, seja você um estudante ou uma empresa.

Imagine que você está montando uma loja de serviços onde a oferta principal é entregar determinado valor ao seu cliente, entretanto ele não conhece nada sobre sua pessoa ou empresa. Quão relevante seria ele já obter boas informações sobre seus resultados, conhecer trabalhos já realizados e clientes já satisfeitos com o seu serviço?

Construindo um bom portfólio, é exatamente isso que você terá!

Passo a passo para oferecer serviços digitais integrados e direcionados a resultados

Neste kit, veja como aproveitar todo o conhecimento que a sua equipe tem sobre Marketing Digital e turbinar seu portfólio com ações de Inbound Marketing

Nos tempos atuais, ter um portfólio digital irá te ajudar a escalar e dar visibilidade à sua vitrine de maneira mais rápida e eficaz. Ele pode ser criado com ênfase nos seus cases de sucesso mas também nos tipos de serviços que você presta.

Dessa forma você pode tanto criar um documento (PDF) com seus jobs mais relevantes, ou até mesmo desenvolver um site. Este, além de concentrar dados riquíssimos, poderá ter atualizações constantes de conteúdo gerando relevância para o assunto e domínio do tema abordado pela sua parte.

A seguir, compartilho quatro dicas para você ter sucesso ao expor o seu trabalho. Acompanhe!

Dicas para estruturar um ótimo portfólio de serviços

1. Comece pelo assunto que você domina

É muito comum encontrar pessoas e empresas altamente qualificadas para exercer diversas funções. No entanto, abraçar o mundo pode ter um risco alto. Por conta disso, saber quais os serviços com alta capacidade de entrega que você possui é o primeiro ponto a ser visto. Escolha com cautela o modelo de serviço/produto que será seu carro-chefe e seja autoridade máxima no assunto.

Evite construir pacotes de serviços aleatórios ou previamente prontos. Se preocupe em oferecer resultados baseados em metodologias aplicadas, análise de dados e performance. Isso demonstra não só a sua preocupação em entregar valor ao seu cliente, mas também a visão do seu “eu” para o mercado.

2. Venda a vassoura, mas tenha a pá para oferecer

Depois de escolher seu carro-chefe, você dará início ao segundo passo: ofertar serviços/produtos secundários que darão uma visão mais sistêmica do todo, de modo que os resultados alcançados sejam exponenciados. 

Por exemplo, pense que você é uma agência de Marketing Digital e quer entregar melhores oportunidades de venda ao seu cliente. Porém, ao oferecer Inbound Marketing – que é sua especialidade – você se depara com um cliente que ainda não possui um site. É hora de mostrar benefícios extras para ele escolher a sua empresa. Desenvolver o trabalho e criar uma página na internet para ele não seria má ideia.

Seus serviços, nesse caso, podem ir além do marketing. Que tal construir um processo comercial e auxiliá-lo em como trabalhar melhor os leads qualificados que serão gerados? Isso passará não só credibilidade no assunto mas também um grande adicional às atividades propostas.

3. Tenha parceiros estratégicos

No cenário atual, existem muitos profissionais autônomos e microempresários dentro do mercado de agências. E, pensando nisso, um bom caminho seria unir forças para atingir um objetivo maior.

Ao dizer que seu portfólio de serviços necessita partir de uma única especialidade e trabalhar com diversos valores agregados, não espera-se que você faça ou domine todos os serviços prestados. Para isso, ter parceiros com habilidades distintas te ajudará a escalar sua operação e entregar os projetos com qualidade.

Dentro da operação de agências é muito comum que exista 3, 4 ou até mais sócios, experts em diferentes áreas, e que não possuem mais funcionários, porém suas capacidades individuais são complementares de modo que juntos possam agregar ainda mais conhecimento e permitir que a entrega do projeto seja sempre completa.

4. Planejamento do seu negócio

Até aqui percebemos a importância de se construir e como pensar em um portfólio de serviços de sucesso para você e sua agência. No entanto, existe um ponto que ainda não mencionei e que fará total diferença no crescimento e evolução constante do seu negócio: planejamento estratégico.

Dessa vez não aprofundaremos o assunto neste post, porém é de extrema importância que você tenha mapeado e saiba aonde você quer levar o seu negócio e como gostaria que eles estivesse daqui 5 ou 10 anos. 

Extra

Algumas perguntas que podem te ajudar a refletir sobre o assunto “planejamento” nesse primeiro momento (e consequentemente ajudar a estruturar seu portfólio de serviços):

  1. O que pretendo oferecer de serviços ao meu cliente daqui 5 anos?
  2. Em que momento quero agregar serviços ao portfólio para atingir meus objetivos?
  3. Como vou conectar novos serviços ao meu portfólio?
  4. Quais produtos posso adicionar ao meu portfólio para dar escala ao meu negócio e quando? (Infoproduto, consultoria online, aplicativo, etc)

Bom, espero que as dicas te ajudem.  Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários