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3 Passos para uma educação continuada com foco no desenvolvimento da sua agência

Independente do nível do seu negócio, tenho certeza que você possui dores que não sabe resolver. A educação continuada pode ser a solução desses problemas

A educação continuada é uma prática que visa manter os indivíduos em constante processo educacional, com o objetivo de desenvolver essas pessoas e suas respectivas habilidades e ampliar seu leque de conhecimento. Como consequência, tem-se profissionais mais preparados para lidar com os clientes e desafios do dia-a-dia.


Em terra de internet, quem tem conteúdo é rei. Cada vez mais a informação tem se tornado um diferencial competitivo, não só entre os profissionais, mas também entre as organizações. Investir em capacitação (sua ou dos seus próprios colaboradores) deixou de ser apenas uma necessidade para se manter ativo no jogo e virou estratégia de ataque para driblar a concorrência.

Contudo, você deve estar se perguntando: “mas, o que isso tem a ver com a performance do meu negócio?”

A falta de processos claros e definidos ou até mesmo a pouca noção sobre estar ou não seguindo o caminho certo são dores que a maioria das agências possuem ou já possuíram em algum momento, independente do nível de negócio em que estejam. E se eu disser que existe uma maneira de você curar essas e outras dores de uma vez por todas?

Através de um framework de lifelong learning (educação contínua) você irá mapear as deficiências do seu negócio, definir e capacitar responsáveis para a correção dessas deficiências e acompanhar os resultados com base nos impactos das mudanças aplicadas. Ao longo desse texto eu vou te explicar como aplicar esse framework na sua agência de forma rápida e eficiente, então vale continuar a leitura até o final 😉

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Os três pilares de uma educação continuada para agências

Um dos muitos benefícios do Programa de Parceria da RD, é uma agenda completa de treinamentos exclusivos e diários sobre temas de Vendas, Marketing, Sucesso do Cliente, Gestão e, claro, dos produtos RD Station. Fazemos isso pois, como empresa, temos como missão empoderar as pequenas e médias empresas que fazem a economia crescer. Acreditamos fortemente que a vertente educacional é fundamental para alcançar esse objetivo.

E foi com base nessa proximidade com as mais de 1500 agências parceiras da RD através das nossas iniciativas de capacitação ao longo do último ano, que hoje podemos afirmar que parceiros que engajam com os treinamentos e a capacitação da sua agência conseguem aumentar as performances de Vendas, a autoridade e a competitividade no mercado.

Olhando mais atentamente para esses mesmos parceiros, encontramos um seguinte padrão de aprendizado contínuo que, quando aplicado de forma correta, gera os resultados que citei e, consequentemente, impactos reais no desenvolvimento das agências. A seguir, compartilho esses padrões:

#1: Curiosidade e Comprometimento

Assim como toda transformação, as mudanças precisam começar de dentro para fora. É por isso que nesse primeiro pilar é necessário olhar para os processos internos da sua agência: o que você faz, como você faz e o que você precisa aprender para melhorar aquilo que você faz. Uma vez que todos os processos internos da agência estão mapeados, fica muito mais fácil de perceber onde estão os gaps e as deficiências que precisarão ser corrigidas ou recuperadas.

O processo de identificação dessas deficiências não é nada fácil, mas olhar para a eficiência de um determinado processo e comparar com o de outras empresas pode ser um bom indicador. Outra forma de identificar uma deficiência é prestar atenção aos sinais dados pela própria equipe. Para isso, tente responder as perguntas:

  • O que mais gera retrabalho?
  • Quais são as reclamações mais recorrentes?

Depois de mapear os seus processos e identificar suas deficiências, chegou a hora de você se comprometer com a melhoria. É fundamental que esse comprometimento seja feito com todas as pessoas que, de alguma forma, são impactadas por aquele processo. A melhoria deverá ser promovida em conjunto!

#2 Responsáveis e Responsabilidades

Durante a etapa de descoberta de deficiências é natural surgirem dúvidas de como você irá solucionar todos os problemas que surgem. Mas não se desespere, pois é justamente aí que a mágica acontece.

Primeiro de tudo, é importante separar as deficiências por setores da agência e, embora as melhorias devam ser aplicadas em conjunto, será necessário definir um único responsável por essa atividade. Ao longo de todo o processo de educação continuada, não esqueça: cachorro de dois donos, morre de fome.

Depois que você definiu os responsáveis, é preciso deixar claro que as principais responsabilidades de cada um deles será:

  • Adquirir o conhecimento necessário para promover a melhoria na deficiência, através de treinamentos onlines, eBooks, benchmarking com outras empresas, etc;
  • Compartilhar os aprendizados semanalmente com o time envolvido (o que pode ser feito através de reuniões rápidas, canais de comunicação, ou qualquer outro modo que você achar interessante);
  • Definir prazos, tanto para os aprendizados quanto para a conclusão da aplicação das melhorias.

Com tudo isso alinhado, definido e estruturado, é só partir para a execução. Neste momento, é seu papel criar um ambiente condicionado para o aprendizado, levando em consideração que adquirir aquele conhecimento para resolver um determinado problema da agência é uma atividade estratégica do seu colaborador e por isso deverá ser prioridade dentre as suas entregas.

#3 Aplicar e Documentar

Faz parte do processo de aprendizado a aplicação daquilo que aprendemos, e como toda nova habilidade que adquirimos ela precisará ser aprimorada até chegar ao ápice da sua perfeição. As tentativas e erros são perfeitamente normais durante essa etapa e é importante que elas estejam registradas, pois só assim teremos uma visão macro da evolução daquilo que está sendo aplicado.

Neste momento vale resgatar as mesmas perguntas que você se fez na etapa da identificação das deficiências:

  • Houve uma melhora, quando comparado ao mesmo processo em outras empresas?
  • As reclamações dos funcionários diminuíram?

Se as respostas forem positivas, significa que você pode ter encontrado a solução ideal para o seu problema. Agora é preciso documentar o novo processo, pois isso irá garantir uma padronização na condução das atividades da sua agência mantendo sempre o mesmo nível de qualidade e entrega até a próxima revisão da atividade.  

Recapitulando

Nem sempre a resposta para os nossos problemas estarão em uma das bagagens que carregamos ao longo da nossa trajetória pessoal e profissional. Novos problemas estão surgindo há todo instante e cada vez mais as agências precisam se posicionar como uma solucionadora criativa

Por isso, a educação continuada se torna uma estratégia de sobrevivência para quem quiser continuar se destacando. E uma vez que você se capacita para desenvolver o seu próprio negócio, você aumenta sua autoridade e vira referência de sucesso para o seu mercado. Afinal, como sempre costumamos dizer aqui na RD: casa de ferreiro, espada ninja na vitrine! 

 

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