Blog Agências de Resultados

Como gerar engajamento no Instagram para as ações dos seus clientes

O Instagram é hoje a rede social líder em curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas será que sua agência está aproveitando o máximo dessa ferramenta para seus clientes?

Ter uma presença estratégica nas redes sociais é, sem dúvida alguma, uma das táticas mais importantes para agências que trabalham com a oferta de Inbound Marketing. Além de uma forma efetiva de ampliar o tráfego para sites e blogs, as redes sociais são também fontes inesgotáveis de insumos para entendimento das personas de um negócio.

Se o objetivo é construir uma presença relevante e ganhar visibilidade, relacionar-se com o público através de estratégias altamente personalizadas nas redes certamente é um bom caminho. E o Instagram pode ser o canal perfeito para isso.  

Neste post mostramos porquê e como você pode fazer marketing no Instagram!

Instagram: o rei do engajamento

De acordo com um relatório recentemente divulgado pela mLabs, o Instagram ultrapassou o Facebook em termos de curtidas, comentários e compartilhamentos. O estudo que considerou quase 6 milhões de posts provou também que para contas médias, que possuem entre 10K e 50K de seguidores, o número de curtidas ultrapassa o dobro das estatísticas do Facebook.

O crescimento acelerado da rede que dobrou o número de usuários nos últimos dois anos é mais uma prova da relevância do canal para estratégias de marketing. A rede social tem hoje cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês em todo mundo sendo que, 80% dessas contas seguem empresas no canal.

Considerando esse cenário e a importância do canal, listamos abaixo algumas boas práticas para fazer marketing no Instagram.



eBook gratuito: Como anunciar no Instagram Ads

Aprenda a criar anúncios no Instagram e extraia mais resultados para o seu negócio

1. Construa uma estratégia

Já ouviu falar que “para quem não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve?”. No Instagram também é assim. Isso significa, na prática, que para ter resultados com suas postagens, você precisará de uma boa estratégia.

Definir objetivos como engajamento, alcance e conversão (sim, dá pra gerar Leads com o Instagram) faz parte desse processo. Depois de fazer isso, ficará mais simples estipular quais métricas você precisará acompanhar para entender a evolução e os pontos de otimização da sua estratégia.

Número de impressões, alcance das postagens, seguidores, visualizações de perfil, taxa de cliques no link da bio (ou dos seus anúncios) e publicações mais relevantes são algumas métricas possíveis de acessar na rede.

2. Defina um calendário de postagens

Por ser uma rede social dinâmica, na qual o feed muda o tempo todo, investir em um bom volume de postagens ajudará você a ter um alcance melhor. Mas para organizar todo esse trabalho você precisará definir um calendário de postagens detalhado.

Neste calendário, além de registrar o conteúdo de cada postagem, você poderá categorizar seus posts por assunto, objetivo (atração, conversão, engajamento) além de registrar datas e horários de publicação. Pensar nisso com antecedência ajudará você a manter uma estratégia constante e consistente.

3. Escolha as melhores imagens

O que pode parecer um mero detalhe para alguns é, na verdade, o diferencial de poucos!

Boas imagens têm o poder de impactar positivamente o público. E você precisará se atentar a isso sempre que postar no Instagram. Certifique-se que o tamanho das imagens está dentro dos limites suportados pela rede e, claro, de que tenham uma boa resolução.

Outro aspecto importante é imprimir, de alguma forma, a identidade da marca em cada post. Pensar na composição, usar filtros, molduras, logos e marcas é uma forma de fazer isso sem precisar se vender explicitamente. Lembre-se também de alinhar o conteúdo e o tom das postagens à persona da marca.

4. Aposte nos recursos da ferramenta

Não é à toa que o Instagram é a rede social líder em engajamento. Nos últimos dois anos, a empresa investiu no lançamento de novas possibilidades para interação através de vídeos. A principal delas, o Instagram Stories, veio com força para desbancar o próprio Snapchat, pai da ideia dos vídeos com tempo de vida curto.

Por meio do Stories é possível fazer transmissões ao vivo, inclusive com convidados. Isso ampliou as possibilidades de uso da ferramenta para criação de webinars e até mesmo interações em vídeo, ao vivo, com seguidores.

Apesar do Stories ser um recurso incrível, vale a pena pensar em um mix de formatos complementares para a estratégia na rede dos seus clientes. As imagens no feed e em carrossel também são ótimas maneiras de se contar uma história.

Alguns aplicativos e funcionalidades também podem ajudar você a lançar posts divertidos, impactantes e criativos. Os principais são:

  • Boomerang: muito utilizado pelos amantes da rede, o boomerang é uma opção para criar GIFs e mini vídeos rapidamente. A funcionalidade é tão popular que 25% de todas as histórias compartilhadas hoje são feitas com o boomerang. Atualmente, já é possível usá-lo diretamente do Instagram, sem a necessidade de baixar o APP.
  • Hyperlapse: este aplicativo permite a criação de vídeos com imagens em time-lapse. Para utilizá-lo, basta gravar alguns segundos de imagem, escolher a velocidade de quebra do vídeo e aplicar o efeito.
  • Layout: o APP te ajuda a combinar várias fotos em um único quadro para postagem no feed. Com o Layout é possível espelhar, combinar e girar imagens.

5. Anuncie

Em setembro de 2017 o Instagram comemorou a incrível marca de 2 milhões de anunciantes ativos na rede por mês*. Considerando que a meta do primeiro milhão de anunciantes tinha sido alcançada em março do mesmo ano, eles simplesmente dobraram o número em seis meses. Um feito e tanto, não é?

E, claro, isso tem um motivo (ou vários!). O aumento expressivo do consumo de conteúdos em vídeo dentro da plataforma através das Stories e do Live, por exemplo, inspirou a rede a lançar novas possibilidades de anúncio em vídeo, diretamente no feed ou com as histórias.

Campanhas de imagens com o Carrossel também continuam sendo uma opção para quem quer anunciar na rede. Através do Gerenciador de Anúncios (ou do Power Editor, o mesmo gerenciador do Facebook), é possível criar campanhas e fazer uma segmentação avançada. Isso te ajudará a direcionar as peças de forma estratégica, o que refletirá em maiores taxas de engajamento, CTR, e claro, conversões.

6. Use hashtags estrategicamente

Outro caminho para ampliar o alcance das suas postagens é utilizar hashtags. Mas alguns cuidados nessa hora são essenciais!

Evite usar hashtags indiscriminadamente e sem critérios. Faça uma busca na rede e catalogue as hashtags mais relevantes para sua estratégia (elas certamente são aquelas usadas pelo seu público nas buscas).

Criar hashtags estrategicamente também é um caminho para estimular o engajamento. Lembre-se sempre de contextualizar a hashtag para garantir que ela também tenha utilidade para os seus seguidores. Atrelá-las a uma campanha é uma forma de fazer isso.

7. Conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Se você não tiver uma ótima ferramenta de gestão de redes sociais, o Instagram certamente será um desafio para o seu dia a dia. Isso porque sem essa ferramenta você precisará subir todos os posts da sua agência e de seus clientes através de algum dispositivo móvel.

Mas não é só nisso que ela poderá ajudar! Uma boa ferramenta permitirá a você agendar e automatizar postagens, estabelecer fluxos de trabalho para criação e aprovação de posts e, dependendo do caso, responder mensagens do direct através do próprio desktop.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente aí!

*Fonte dos dados: https://business.instagram.com/?locale=pt_BR


Esse guest post foi escrito por Mariana Cabral, analista de Marketing Digital da mLabs.

Marcadores:

Deixe seu comentário