Os likes do Instagram não aparecem mais - eles ainda são relevantes?

Oficialmente, a retirada do número de likes dos posts ainda está em testes, mas você já deve ter se acostumado com o fato de que eles não aparecem mais

Bruno Volpato
Bruno Volpato29 de setembro de 2020
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Os usuários brasileiros do Instagram foram pegos de surpresa no dia 17 de julho de 2019. Ao darem aquela conferida matinal básica na timeline, notaram que o número de likes das postagens havia sumido. A primeira reação da maioria foi olhar o próprio perfil, o que só aumentou a confusão: o número de likes estava lá! Afinal, o que está acontecendo?

Não era um bug, mas também não era para ser definitivo - ao menos, é o que dizia o Instagram à época. O Facebook (dono do Insta) vinha testando essa mudança em outros países e, naquele momento, havia chegado a vez do Brasil, o segundo maior mercado da rede social, atrás apenas dos Estados Unidos.

Oficialmente, é algo que ainda está sendo testado. Porém, o Instagram tem dados seguidos sinais de que está levando muito mais a sério o bem-estar e a saúde mental dos seus usuários. Também nos últimos anos, adotou ferramentas anti-bullying, como uma que pede dupla confirmação para comentários identificados como agressivos.

Assim, se você usa a rede social profissionalmente ou se o Insta é um canal relevante para a sua estratégia de Marketing Digital, já deve ter se acostumado com a ideia de não ver mais o número de likes por ali. Saiba que isso pode ser uma excelente oportunidade. Continue lendo o post para saber como ver essa mudança de forma positiva.

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Onde os likes do Instagram foram parar?

Os likes do Instagram não sumiram. Você pode continuar vendo quantas curtidas cada uma de suas postagens teve. Quem não vai poder ver são os seus seguidores - e você os likes dos posts dos outros. Portanto, esse dado ainda estará disponível para ser analisado. Ele muda de significado, porém. Ah, ainda dá para ver tudo na versão desktop, caso você insista.

A tendência é que diminua ou até mesmo acabe aquele “efeito manada”. Ou seja, usuários que costumam dar seu likezinho só porque “todo mundo deu”. Esse efeito psicológico de fato sumiu. Agora, seu cérebro doido por inserção social só vê, no máximo, a seguinte informação: “Fulana de Tal (uma pessoa que você segue) e outras (ou milhares ou milhões de) pessoas curtiram”.

Às vezes nem isso, quando ninguém que você segue deu um like na imagem ou vídeo. Isso quer dizer que, na grande maioria dos casos, não haverá nenhum tipo de pressão social para o usuário engajar com uma postagem. Mas sabe o que continua aparecendo? O número de comentários. Temos um insight aí, não é mesmo, jovem?

Quer reações nos seus posts? Instigue diálogos!

Mesmo antes dessa mudança, os comentários já eram um engajamento mais valorizado pelos algoritmos das redes sociais. A premissa é que aquele conteúdo despertou no usuário a vontade de ter o trabalho extra de digitar uma frase. Atualmente, esse é quase um esforço sobre-humano em comparação com tocar duas vezes na tela para gerar um coraçãozinho!

Assim, o sumiço dos likes do Instagram é um motivo a mais para que você produza conteúdos envolventes e relevantes. Será preciso um pouco mais de esforço para atrair a atenção de quem se guiava pela relevância social de uma postagem. Procure gerar valor para seus seguidores, o que é a essência do Marketing de Conteúdo.

Ah, e se você usa robôs para ter mais likes e comentários falsos, saiba que já passou da hora de parar de usar esse tipo de “estratégia”. Agora mesmo é que não faz mais nenhum sentido continuar investindo nesse modelo equivocado de automação. Se quer saber como operar o Instagram for Business, a versão para empresas do app, temos um post que explica direitinho.

Seu negócio dependia de likes no Instagram? Conheça o Inbound Marketing!

Falando em modelo equivocado, ter suas ações de Marketing Digital inteiramente baseadas em redes sociais é muito temerário. Como o sumiço dos likes no Instagram está mostrando, elas estão sujeitas a mudanças repentinas, sobre as quais você não tem nenhum controle. Por isso, é primordial que a sua empresa tenha um site próprio.

Nele, você pode hospedar seu blog, apresentar seus produtos ou serviços e fazer otimização para mecanismos de busca, como o Google. Isso tudo é a base do Inbound Marketing, o conjunto de estratégias que leva o consumidor até a sua empresa - não o contrário, com a propaganda tradicional, como acontecia no passado.

Isso não quer dizer que o seu negócio deva abandonar as redes sociais. Elas ainda são canais interessantes para levar tráfego ao seu site, além de oferecerem segmentações muito interessantes e personalizadas para anúncios. É importante, porém, que você tenha ativos próprios, como um site, para não depender só das mídias sociais.

Uma comunidade mais mentalmente saudável

Por fim, todos têm a ganhar com um ambiente virtual que se preocupa com a saúde mental das pessoas. As redes sociais ainda podem exercer fortes pressões psicológicas, principalmente para quem trabalha com elas, como os influenciadores. O número de likes é o maior instrumento dessas pressões, pois age como uma prova social.

Claro, os usuários ainda vão saber quantas pessoas curtiram seus posts. Porém, não poderão mais comparar esses dados com os de outros perfis. “Ah, mas era útil saber o desempenho dos concorrentes”. Ok, mas vida que segue: como dissemos, produza conteúdo de qualidade e engaje seus seguidores transformando-os em Leads e clientes.

E vale lembrar que se, por acaso, você analisava desempenho somente comparando número de likes, é bom rever suas estratégias. Muitos perfis pagam por cada um deles, invalidando qualquer tipo de avaliação de conteúdo. Tenha sempre em mente que gerar conversas reais vale muito mais que um simples like.

"Ok RD, entendi, mas ainda assim preciso de likes no Instagram"

Perfeito, sem problemas. Se o objetivo é construir uma presença relevante e ganhar visibilidade, relacionar-se com o público através de estratégias altamente personalizadas nas redes certamente é de fato um bom caminho. E o Instagram pode ser o canal ideal para isso, pois há muitos anos já ultrapassou o Facebook em engajamento. Não que Mark Zuckerberg ligue muito, pois fica tudo em casa.

Veja abaixo algumas práticas para, vá lá, conquistar likes no Instagram - porém likes de qualidade, que podem gerar Leads:

1. Construa uma estratégia que vá além dos likes no Instagram

Já ouviu falar que “para quem não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve?”. No Instagram também é assim. Isso significa, na prática, que para ter resultados com suas postagens, você precisará de uma boa estratégia.

Definir objetivos como engajamento, alcance e conversão (sim, dá pra gerar Leads com o Instagram) faz parte desse processo. Depois de fazer isso, ficará mais simples estipular quais métricas você precisará acompanhar para entender a evolução e os pontos de otimização da sua estratégia.

Número de impressões, alcance das postagens, seguidores, visualizações de perfil, taxa de cliques no link da bio (ou dos seus anúncios) e publicações mais relevantes são algumas métricas possíveis de acessar na rede.

2. Defina um calendário de postagens

Por ser uma rede social dinâmica, na qual o feed muda o tempo todo, investir em um bom volume de postagens ajudará você a ter um alcance melhor. Mas para organizar todo esse trabalho você precisará definir um calendário de postagens detalhado.

Neste calendário, além de registrar o conteúdo de cada postagem, você poderá categorizar seus posts por assunto, objetivo (atração, conversão, engajamento) além de registrar datas e horários de publicação. Pensar nisso com antecedência ajudará você a manter uma estratégia constante e consistente.

3. Escolha as melhores imagens

O que pode parecer um mero detalhe para alguns é, na verdade, o diferencial de poucos! Boas imagens têm o poder de impactar positivamente o público. E você precisará se atentar a isso sempre que postar no Instagram. Certifique-se que o tamanho das imagens está dentro dos limites suportados pela rede e, claro, de que tenham uma boa resolução.

Outro aspecto importante é imprimir, de alguma forma, a identidade da marca em cada post. Pensar na composição, usar filtros, molduras, logos e marcas é uma forma de fazer isso sem precisar se vender explicitamente. Lembre-se também de alinhar o conteúdo e o tom das postagens à persona da marca.

4. Aposte nos recursos da ferramenta

Não é à toa que o Instagram é a rede social líder em engajamento. Nos últimos anos, a empresa investiu no lançamento de novas possibilidades para interação através de vídeos. A principal delas, o Instagram Stories, veio com força para desbancar o Snapchat, pai da ideia dos vídeos com tempo de vida curto. E, dependendo do seu número de seguidores, você pode colocar links ali para levar ao seu site e capturar contatos, por exemplo.

Por meio do Stories é possível fazer transmissões ao vivo, inclusive com convidados. Isso ampliou as possibilidades de uso da ferramenta para criação de webinars e até mesmo interações em vídeo, ao vivo, com seguidores. Apesar do Stories ser um recurso incrível, vale a pena pensar em um mix de formatos complementares para a estratégia na rede dos seus clientes. As imagens no feed e em carrossel também são ótimas maneiras de se contar uma história.

Alguns aplicativos e funcionalidades também podem ajudar você a lançar posts divertidos, impactantes e criativos. Os principais são:

  • Boomerang: muito utilizado pelos amantes da rede, o boomerang é uma opção para criar GIFs e mini vídeos rapidamente. É possível usá-lo diretamente do Instagram, sem a necessidade de baixar o APP;
  • Hyperlapse: este aplicativo permite a criação de vídeos com imagens em time-lapse. Para utilizá-lo, basta gravar alguns segundos de imagem, escolher a velocidade de quebra do vídeo e aplicar o efeito;
  • Layout: o APP te ajuda a combinar várias fotos em um único quadro para postagem no feed. Com o Layout é possível espelhar, combinar e girar imagens.

5. Anuncie para ganhar mais que likes no Instagram

O aumento expressivo do consumo de conteúdos em vídeo dentro da plataforma através das Stories e do Live, por exemplo, inspirou a rede a lançar novas possibilidades de anúncio em vídeo, diretamente no feed ou com as histórias. Campanhas de imagens com o Carrossel também continuam sendo uma opção para quem quer anunciar na rede.

Através do Gerenciador de Anúncios, é possível criar campanhas e fazer uma segmentação avançada. Isso te ajudará a direcionar as peças de forma estratégica, o que refletirá em maiores taxas de engajamento, CTR, e claro, conversões. Lembre-se sempre que gerar likes não deve ser o objetivo final de sua campanha no Instagram: se você investe dinheiro, deve focar no ROI da campanha.

6. Use hashtags estrategicamente

Outro caminho para ampliar o alcance das suas postagens é utilizar hashtags. Contudo, alguns cuidados nessa hora são essenciais! Evite usar hashtags indiscriminadamente e sem critérios. Faça uma busca na rede e catalogue as hashtags mais relevantes para sua estratégia (elas certamente são aquelas usadas pelo seu público nas buscas).

Criar hashtags estrategicamente também é um caminho para estimular o engajamento. Lembre-se sempre de contextualizar a hashtag para garantir que ela também tenha utilidade para os seus seguidores. Atrelá-las a uma campanha é uma forma de fazer isso.

7. Conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Se você não tiver uma ótima ferramenta de gestão de redes sociais, o Instagram certamente será um desafio para o seu dia a dia. Isso porque, sem essa ferramenta, você precisará subir todos os posts da sua agência e de seus clientes através de algum dispositivo móvel.

Mas não é só nisso que ela poderá ajudar! Uma boa ferramenta permitirá a você agendar e automatizar postagens, estabelecer fluxos de trabalho para criação e aprovação de posts e, dependendo do caso, responder mensagens do direct através do próprio desktop.

Se quiser aprender mais, acesse nosso material sobre Estratégias de Marketing Digital no Instagram, ele ensina como criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar, tudo o que você precisa para alavancar sua marca.

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Post originalmente publicado em julho de 2019 e otimizado em setembro de 2020, com colaboração da mLabs.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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