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Como estruturar e adaptar sua equipe de marketing para o digital

Vai estruturar, adaptar ou capacitar sua equipe de Marketing para o Digital? Descubra tudo o que você precisa para ter uma equipe de sucesso

Não é um fenômeno fora do comum agências consideradas de mídias tradicionais identificarem oportunidades em oferecer serviços digitais e migragem parte de seus profissionais para essa área – algumas vezes, até toda a equipe.

E, com o Inbound Marketing ganhando cada vez mais espaço no orçamento de empresas do país, é fundamental gestores estarem prontos para isso e pensar em como ter profissionais qualificados para atender a demanda.

Para uma agência que se encontra nessa fase nem sempre, em um primeiro momento, há a possibilidade de contratar funcionários especializados em digital. Contudo, há caminhos para os profissionais que já estão na agência se adaptarem e buscarem uma especialização.

Neste post, vamos falar sobre como você pode adaptar sua equipe para o Marketing Digital.

Entenda as atividades e quais são os perfis para desenvolvê-las

Em primeiro lugar, é necessário pensar nos serviços de Inbound Marketing que você oferece e quais são as atividades envolvidas em cada etapa do projeto.

Planejamento estratégico

A primeira grande etapa é o planejamento estratégico. Precisamos ter um profissional que fique responsável pela definição de personas, jornada de compra, que defina objetivos e metas, que faça o cronograma e acompanhamento das tarefas.

Essa pessoa irá atuar como um project manager e irá coordenar todas as atividades com os demais envolvidos na entrega do sucesso ao cliente.

Inicialmente, quando a estrutura Inbound ainda está sendo desenvolvida, esse profissional pode ser o atendimento ou o responsável pelo tráfego da sua agência. Essa pessoa deve ter um perfil de liderança, bom relacionamento interpessoal e estar bastante acostumada a lidar com prazos e metas.

Produtor de conteúdo

Porém, uma andorinha sozinha não faz verão! É necessário compor o restante do time. O combustível do Inbound Marketing é o conteúdo.

Normalmente, o produtor de conteúdo tem uma série de atividades a serem cumpridas, como a definição da linha editorial baseada nas personas criadas, o desenvolvimento de blog posts e de conteúdos ricos como eBooks, roteiros de vídeos e desenvolvimento dos textos dos Email Marketing que irão atuar na nutrição.

Isso sem falar nos posts de redes sociais, que deverão também seguir a linha editorial definida no início do projeto e sendo alterado ao longo do tempo.

Para essa função, é necessário ter um profissional que tenha facilidade na elaboração de textos, que consiga captar as necessidades de informação das personas definidas e que crie conteúdos adaptados aos diversos formatos e canais.

Esse profissional pode ser um jornalista ou, como é mais comum nas agências full-service, um redator.

Planner ou analista de mídias sociais

Mas como o Inbound não é somente conteúdo, é necessário alguém que esteja apto a trabalhar com métricas para desenvolver as estratégias de SEO, monitorar as redes sociais, fazer os investimentos em anúncios, calcular o ROI dos canais e produzir relatórios com análises de desempenho de campanhas.

Para essas atividades, é necessário um profissional que tenha afinidade com números, que possua um perfil mais analítico e que seja apto a realizar a compra de mídia, entendendo quais canais tem maior aderência com a persona que se quer alcançar. Esse profissional pode ser um planner ou então um analista de mídias sociais.

Designer

No entanto, toda a estratégia e o conteúdo precisam estar atentos aos olhos e à experiência do usuário. O conteúdo precisa ser “empacotado”, instigante e agradável aos olhos da persona.

É preciso desenvolver uma linguagem visual para cada canal de comunicação, como imagens para posts nas redes sociais gerando engajamento, o layout das Landing Pages para maior conversão, criação de Email Marketing, toda a interface do site baseada na melhor experiência do usuário, além dos eBooks, vinhetas e as tarjas dos vídeos.

Para desenvolver todas essas atividades, uma pessoa com perfil criativo, que seja versátil para trabalhar com vários canais, que domine softwares de edição de imagens e que tenha conhecimento em desenvolvimento de sites é primordial. Usualmente a pessoa com esse perfil é um webdesigner ou um designer gráfico.

Esteja atento às novas oportunidades

Além dos profissionais de que serão responsáveis pela entrega aos clientes que já estão fazendo Inbound Marketing com a sua agência, é necessário ter uma pessoa para trazer novas contas para aumentar a receita recorrente e, consequentemente, aumentar a sua estrutura e equipe.

Esse profissional será responsável por identificar quais prospects tem mais afinidade com o Inbound Marketing, coletará todas as informações para um melhor diagnóstico, fará reuniões de prospecção, construirá propostas e fechará novos clientes. É importante que essa pessoa seja dedicada a essa função, para que se possa ter mais êxito nas prospecções.

O profissional deve ter um perfil bastante comercial, bem relacionado com o mercado e que seja verdadeiramente interessado em ouvir e investigar as necessidades dos prospects, para construir, assim, uma proposta mais assertiva e aumentar, e muito, o fechamento de novos negócios. Esse profissional muitas vezes é um dos sócios da agência ou um gerente comercial, por exemplo.

Avalie antes de fazer novas contratações para a equipe de marketing

Muito antes de contratar novos profissionais, é necessário olhar para dentro da sua empresa e conversar com as pessoas que já trabalham com você. Muitas estão esperando novas oportunidades de mudar de área ou de adquirir novos conhecimentos e o Inbound oferece essa oportunidade de crescimento profissional.

Por isso, avalie junto com a sua equipe quem tem os perfis com maior afinidade para desenvolver as atividades relacionadas ao Inbound. Muitas vezes não será necessário efetuar novas contratações ou você poderá contar com terceirizados para desempenhar algumas atividades específicas que não serão inicialmente absorvidas.

Conclusão

Situações de migração de ambiente de trabalho e novas demandas são desafiadoras. Preparar a sua equipe é papel inicial do gestor e, em seguida, do operacional.

A adaptação é possível, mas tenha em mente que ela leva um tempo de estudo e curva de aprendizado, sem contar o tempo de experiência que a própria agência irá passar, com eventuais tropeços e, certamente, muitas vitórias.

E você? Está preparado? Se já passou por esse processo ou está pensando em passar, deixe seus comentários!


Esse texto foi escrito por Aline Wiese e Hiram Damin, do time de Customer Success Partner da Resultados Digitais. Publicado originalmente em julho de 2015, foi atualizado e republicado em novembro de 2017.

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