Espada Ninja na prática: Como criar uma campanha de Marketing e Vendas para a própria agência

Veja as estratégias que levaram a agência Lamarca a vencer a categoria "Espada Ninja" do Prêmio Agência de Resultados 2021 e inspire-se

Resultados Digitais
Resultados Digitais29 de março de 2022

Além de oferecer aos clientes as melhores estratégias digitais, uma agência que visa crescimento e resultados também precisa apostar em um bom plano de Inbound Marketing para o próprio negócio.

Vencedora da categoria Espada Ninja Silver do Prêmio Agência de Resultados 2021, organizado pela RD Station e responsável por eleger as melhores agências de marketing de performance do Brasil, a Agência Lamarca, de São Paulo, é um ótimo exemplo de como o Inbound Marketing pode ser um grande aliado para atrair visitantes, Leads qualificados e clientes utilizando conteúdo e interação na medida certa.

Se você quer saber como vencer na categoria "Espada Ninja na vitrine", do Prêmio Agência de Resultados 2022, confira o artigo abaixo onde a Lamarca conta sua experiência.

Antes do sucesso, veio o trabalho

Em 2018, iniciada a parceria com a RD Station e implementando uma rotina de Inbound Marketing que foi seguida fielmente ao longo destes anos, a Lamarca criou seu blog e passou a alimentá-lo com artigos de diversas etapas do funil para quem definiu ser o seu cliente ideal. Além disso, cada artigo foi destrinchado em diversos posts para que houvesse uma comunicação linear do blog com as redes sociais e newsletters da agência.

Em 2021, a Lamarca obteve resultados expressivos com as estratégias de Inbound Marketing, como a geração de mais de cinco mil leads para o próprio funil e produção de mais de 55 novos conteúdos como artigos e materiais ricos, o que resultou na conquista de 27 novos clientes e do Prêmio Espada Ninja na Prática 2021. Além disso, cerca de 30% do tráfego que a Lamarca possui atualmente é gerado pelo blog, e isso representa 40% do tráfego total orgânico.

“Percebemos uma interação com nossos conteúdos e muita geração de Leads na etapa de aquisição com perfil de empreendedores, small business, autônomos e influenciadores, o que nos levou a ofertar estratégias e nos relacionar diretamente com este perfil”, afirma o CEO Danilo Cazelato, durante webinar ministrado sobre o tema na RD Station.

A grande virada de chave veio quando foi percebido que o perfil interessado nos conteúdos orgânicos não era somente o ICP (cliente ideal). Reparem que, na imagem abaixo, todo o fluxo de nutrição era baseado no “cliente ideal” da agência (até 2020); porém, com uma grande interação de empreendedores, micro-empresas, autônomos e influenciadores, a Lamarca decidiu criar uma jornada específica para esse público, e dois serviços e produtos a mais na agência. Dessa forma, ganharam um vínculo forte com um público-alvo que interagia, mas não se relacionava.

Entre os inúmeros benefícios do Inbound Marketing para as agências, estão:

  • Aumentar a geração de Leads
  • Obter awareness e fortalecimento orgânico da marca
  • Reforçar a ideia de que sua empresa faz para si o que vende para os outros
  • Desenvolver nutrições de sucesso que possam ser utilizadas pelo time comercial como forma de exemplo e encantamento.

“Quando geramos conteúdo, ganhamos muitas coisas. Como autoridade, o que para uma agência de Marketing Digital e Inbound, principalmente em um cenário tão concorrido, é um diferencial extremamente relevante”, aponta Danilo.

E como criar autoridade para sua agência?

Em primeiro lugar, o conteúdo orgânico é fundamental para toda e qualquer agência de marketing. Quando o conteúdo da agência consegue solucionar uma dor ou gerar insights nos visitantes, a marca ganha um espaço na memória e ajuda no surgimento de um possível lead. 

Por isso, vale a pena gerar conteúdo para todas as etapas do funil de vendas – e, claro, em todas as plataformas possíveis -, reforçando a autoridade para quem ainda não conhece sua marca. Além disso, tornar seus colaboradores representantes da marca resulta na criação de uma cultura de troca com o funcionário, o que também acaba gerando conteúdo e, consequentemente, ainda mais autoridade.

O webinar também abordou a questão de como utilizar da melhor forma o marketplace da RD Station, imprescindível para obter mais resultados de alcance e vendas para a agência. A começar pelas indicações: faça questão de obter um amplo Tier de parcerias, já que os Leads preferem empresas com selos mais altos e boas referências. Estar com a “casa arrumada” é importante para receber seus visitantes, prestando atenção em manter atualizações constantes, expor cases de sucesso e outras informações vitais sobre sua agência.

Além disso, um processo comercial ágil e organizado também ajuda a tornar seu marketplace imbatível em comparação aos concorrentes, pois o Lead que contatou sua empresa obviamente procurou outras cotações disponíveis. São dicas práticas e eficientes para otimizar os resultados com a utilização da plataforma e do marketplace RD Station, segundo Danilo.

“Acredito que a possibilidade de fazer seu time comercial encantar o cliente abrindo a RD Station e mostrando tudo o que você faz, é o principal insight. Nós validamos processos, investimentos, fluxo de nutrição e novidades que a RD traz, tudo isso com a Lamarca e nossas estratégias digitais. Mostrando para as pessoas, principalmente para quem chega na etapa de topo de funil, o que elas realmente podem esperar em relação ao inbound que oferecemos”, afirma o CEO da Lamarca.

Mas, afinal, quais foram as estratégias utilizadas pela Lamarca para obter resultados tão positivos?

A começar pela atração: foram definidas metas de ICP (Ideal Customer Profile) para proprietários de médias empresas e áreas comerciais e de marketing, assim como a inclusão de empreendedores, influenciadores, autônomos e micro empresas como foco desta etapa. Já na conversão de Leads, a captação de dados teve papel fundamental, com newsletters, pop-ups de saída e materiais ricos.

Já na etapa de nutrição, o principal objetivo foi fortalecer o relacionamento e qualificar Leads, utilizando um fluxo de nutrição segmentado por cada etapa do funil e baseado no tipo de material que gerou a interação. 

Por fim, na etapa de vendas, foi oferecido um serviço de consultoria e mentoria de posicionamento estratégico online e processo comercial descomplicado, o infoproduto “Descomplicando o Marketing Digital para Empreendedores e Máquina de Conteúdo Infinito”. Além, é claro, dos serviços de Marketing Digital e Inbound.

E você, quer saber como aplicar estratégias de Inbound Marketing na sua própria agência?

No Programa de Parceria da RD Station você recebe todo o suporte para implementar essa estratégia e alavancar seus resultados no digital. Converse com um de nossos consultores para saber mais!

Veja as estratégias que levaram a agência Lamarca a vencer a categoria "Espada Ninja" do Prêmio Agência de Resultados 2021 e inspire-se
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Agências
3 aplicações do Inbound Marketing para e-commerces
Agências
Comece pelo porquê: Como o Golden Circle ajuda a motivar a equipe da sua agência
Agências
Briefing: tudo o que você precisa saber para conduzir uma reunião personalizada com o potencial cliente [+ferramenta de briefing]