Blog Agências de Resultados

Estratégias de segmentação para vender mais no fim do ano

Veja como uma estratégia de Marketing Digital focada em segmentação pode ser mais lucrativa e gerar mais vendas no fim do ano

Já é tradição: o fim de ano é a época na qual os clientes procuram as agências para elaborar estratégias que impulsionem suas vendas durante o Natal e as viagens de férias. O uso de segmentações em campanhas de promoção de vendas pode trazer um retorno sob investimento maior para seu cliente, que pode explorá-la a longo prazo.

Ao aproveitar o alto volume de busca deste período e segmentar os leads que aparecem, as agências podem gerar ainda mais valor para os seus clientes, criando uma estratégia que venda a curto prazo mas que também estimule uma segunda venda no futuro.

Fechou um novo contrato? Saiba como dar as boas-vindas ao seu novo cliente!

Confira 5 materiais que vão te ajudar a organizar os projetos de marketing do novo cliente e a garantir resultados de verdade já nos primeiros meses!

Quais segmentos vão vender mais no final do ano?

Smartphones, televisores e computadores são os artigos que os consumidores mais pretendem comprar, seguido por outros bens duráveis como geladeiras, fogões e outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos (GFK Brasil – Adhoc 2019). Para o Natal, há uma tendência de aumento de vendas em lojas de vestuário, perfumaria, calçados e brinquedos.

As agências devem dar prioridade a esses segmentos e criar estratégias de segmentação de novos clientes, que vão ser aproveitadas em campanhas futuras para remarketing e outras ações promocionais. 

Quando há um entendimento de quem é a persona e de qual produto é de seu interesse, há a possibilidade de se criar campanhas de e-mails e mídia paga específicas para a necessidade dessa persona e aumentar em até 40% a chance dela comprar novamente da marca.

Mas o uso de segmentações não se limita apenas a novos clientes. Aproveite a sua base de leads e entregue a oferta certa de acordo com o histórico de interações do lead com a marca. Esta estratégia simples, que pode ser feita até por um e-mail, reduz o custo de aquisição de clientes (CAC) e o tempo de intervalo de compra, tornando a estratégia mais lucrativa.

Por que investir em segmentação?

Em uma época do ano em que há grande concorrência para venda de produtos, entregar a mensagem certa para um público específico é uma estratégia com maiores chances de sucesso. A seguir, seguem alguns argumentos para mostrar para o seu cliente que desenvolver Marketing Digital com foco em segmentações específicas pode trazer mais resultados para o negócio:

1. Redução de custo com mídia paga

Para campanhas que utilizam mídia paga há um aumento de custo nesta época do ano devido a uma maior concorrência. Para ser mais assertivo e garantir um CAC mais barato, faça anúncios segmentados para produtos específicos, que atinjam um público distinto.

Uma outra sugestão é aproveitar a base de leads de outras campanhas e usar mídia paga apenas para esses contatos. Desta forma, o uso desse canal fica mais barato por reduzir o número de pessoas atingidas, mas mais assertivo por chegar somente em indivíduos que já demonstraram interesse prévio em consumir o produto.

2. Venda para quem já é cliente

O email marketing é o canal com a maior taxa de média de conversão em vendas para e-commerce (5,32%), então aproveite este canal gratuito para vender de quem já compra de você.

Caso a empresa já tenha uma base de leads, elabore uma estratégia de envio de ofertas por email relacionadas a produtos que o cliente já comprou ou mostrou interesse. Aproveite a segmentação desenvolvida para outras campanhas para ser mais assertivo nas comunicações e garantir uma taxa de conversão alta e, consequentemente, mais vendas com menor custo.

3. Redução do Lifetime Value para compras futuras

No caso de não haver uma base previamente segmentada, adotar essa estratégia no seu planejamento de Marketing Digital pode gerar vendas futuras em um período mais curto. Ao segmentar um lead pelo hábito de consumo e pelo tipo de produto que ele comprou, é possível criar um fluxo de automação com produtos semelhantes e materiais que estimulem o consumo.

Ao se relacionar e entregar a mensagem certa para seu cliente há maiores chances do lead se fidelizar à marca e aumentar o ticket médio com a compra de outros produtos.

4. Segmentação e ROI: Comprove retorno de investimento com uma estratégia de vendas segmentadas

O uso de segmentação no Marketing Digital impulsiona as vendas para clientes e aceleram a prospecção de leads que ainda não compraram da empresa. É uma ótima forma da agência impactar positivamente nas vendas e ser um importante aliado na geração de receita do negócio.

Para isso é importante que a agência consiga comprovar seu impacto nos ganhos reais do cliente. Nesse sentido, relatórios focados em comprovação de retorno sobre o  investimento (ROI) são um grande aliado para que a empresa veja valor na contratação da agência e podem até, no futuro, aumentar seu escopo de trabalho tornando o contrato ainda mais lucrativo.

Neste material listamos algumas dicas de como fazer relatórios de resultados que comprovem retorno de investimento para o cliente da agência. Aproveite e utilize também o nosso template gratuito de relatório mensal para incluir outros dados da campanha de fim de ano e fazer  o planejamento 2020!

Marcadores:

Deixe seu comentário