Eugências e a nova realidade do mercado de Marketing Digital

Totalizando quase 26% do mercado, as eugências enfrentam o desafio de ir além das redes sociais para gerar conexão e escalar resultados

Igor Moraes
Igor Moraes28 de janeiro de 2021
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Você já ouviu falar no termo "eugência"? Nada mais é do que a junção das palavras ‘eu’ e ‘agência’. Essa denominação foi dada pelo mercado para classificar as agências em que o dono é a sua própria equipe. 

Ou seja, ele é o responsável por todos os processos e atividades da agência: gestão, planejamento, criação, produção, vendas, execução, prospecção e qualquer outra demanda que possa aparecer.

De acordo com o Panorama das Agências Digitais, pesquisa realizada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content e a MLabs, em 2020 as eugências representavam 17,47% do mercado e, em 2021, esse número já chega a 25,74%. Sem dúvida alguma, todas as transformações causadas pela pandemia da Covid-19 foram determinantes para esse cenário.

Te convido a refletir um pouco sobre isso: uma pandemia sem precedentes, várias empresas foram obrigadas a fechar por determinado tempo, mas o que não parou nem por um milésimo de segundo? A internet!

As empresas que não tinham uma presença digital precisaram ‘se virar nos 30’ para resolver essa questão. Somou-se a isso a enorme ascensão das lojas de e-commerce. Afinal, para continuar faturando, as empresas precisam continuar vendendo.

A questão é que toda essa movimentação acabou trazendo um novo desafio: o que fazer para se destacar em meio a tantas opções?

Para as eugências escalarem seus resultados, é preciso ir bem além do social e esse desafio demanda conexão, relacionamento e personalização. Não adianta querer fazer tudo igual para todos os clientes, mas, infelizmente, esse ainda é um erro com que, volta e meia, nos deparamos no mercado.

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Por que só as redes sociais não são mais o suficiente?

Cada cliente é um cliente. E cada cliente tem sua história e características particulares. Se uma empresa tem como objetivo escalar suas vendas, precisa entender isso de uma vez por todas. 

Não é porque uma estratégia específica deu certo com um cliente que, necessariamente, dará certo com todos os clientes. Por mais que as redes sociais aproximem as empresas e marcas dos clientes, quando o assunto é vendas elas podem acabar não sendo o suficiente.

É importante pensar nas redes sociais como uma forma de gerar autoridade e ter uma presença digital para a marca em questão (seja a própria eugência que presta um serviço ou um cliente que ela atenda) e entender que, para escalar os resultados, é necessário uma solução complementar.

Então, qual é a melhor solução para otimizar resultados de uma eugência nessa nova realidade?

A solução é ir além do social e dar os próximos passos: levar a audiência para uma página com o objetivo gerar conversões, ou seja, uma Landing Page, captar Leads (oportunidades de clientes) e se relacionar com eles. Esse é o caminho para que as eugências tenham uma operação de Marketing Digital produtiva. Tanto para os seus resultados, quanto para os resultados de seus clientes.

Vamos usar como exemplo a Landing Page de uma eugência que oferece o serviço de desenvolvimento de sites.

Uma boa estratégia seria apresentar nela os benefícios e lucros que uma empresa obtém por ter um site otimizado. Além disso, vamos usar uma CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) para fazer com que a pessoa que chegou até ali deixe de ser apenas um visitante e passe a ser um Lead. ‘Solicite aqui o seu orçamento’ ou ‘Aperte aqui para ter o diagnóstico digital do seu site’ podem ser boas opções.

Sim, são caminhos diferentes, mas que alinhados aos objetivos específicos da eugência, vão cumprir com a missão de fazer com que a pessoa deixe dados importantes como nome, telefone e e-mail.

Quando esse passo é concluído com sucesso, é sinal de que a conexão já está gerando resultados e o relacionamento começa de forma positiva. Isso porque você ofereceu algo relevante e, em contrapartida, tem informações importantes sobre aquele visitante, ou melhor, agora Lead.

Um aviso importante: para que isso aconteça, é fundamental oferecer algo que gere percepção de valor. Pode ser um orçamento personalizado, um diagnóstico digital, um e-book ou algum outro material rico.

Entenda que isso é só o começo da jornada. Não é porque a pessoa chegou até ali que ela vai se tornar um cliente e comprar algum serviço ou produto que você vende. Essa é a porta de entrada para a construção de um relacionamento. Mais uma vez eu digo: cada cliente é um cliente. E cada cliente tem sua história.

Pode até soar clichê, mas, definitivamente, um bom relacionamento é responsável por ser a ‘virada de chave’ de um negócio. Se cada cliente tem suas próprias características, é necessário criar diferentes campanhas e investir em jornadas cada vez personalizadas para gerar vendas em escala.

Para isso, ter um bom Funil de Vendas pode fazer toda a diferença. Para saber mais, confira o post da Agência PRO+ sobre esse assunto.

Qual ferramenta utilizar para vencer esse desafio?

Até aqui, já deu para entender que para escalar os resultados, seja das eugências ou de um cliente que elas atendem, o caminho é personalizar as jornadas que cada cliente percorre. A boa notícia é que existem ferramentas que fornecem as informações certas para enfrentar esse desafio.

Você já ouviu falar na sigla ‘CRM’? CRM significa Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente) e é um software que ajuda a ter as informações de contato dos seus Leads organizados em uma central. Por ser algo personalizado, fornece dados específicos de cada Lead.

Essas plataformas permitem o armazenamento de diversos tipos de informações sobre os clientes atuais e em potencial: suas atividades com a empresa, os contatos recebidos, serviços já realizados, em que fase da jornada ele se encontra e outros dados que você julgar necessário.

Uma boa plataforma de CRM possibilita a otimização resultados, uma vez que consegue rastrear as informações do cliente, simplifica tarefas repetitivas na hora de acompanhar os Leads e faz com que a empresa consiga, de forma efetiva, escalar e personalizar seus negócios.

E, se lendo esse post, você também percebeu que para escalar seus resultados precisa ter as informações certas para personalizar as jornadas dos seus clientes, te convido a conhecer o RD Station CRM. Essa é a ferramenta que eu utilizo e que me permite tomar decisões com mais clareza e de forma inteligente para o meu negócio.

Como em qualquer outro segmento, os desafios das eugências surgem a partir de situações que demandam uma rápida adaptação e dedicação para que sejam vencidos. Como foi (ou melhor, está sendo) o caso da pandemia da Covid-19. Os profissionais que não souberam ou não quiseram se adaptar, ficaram para trás.

Por outro lado, os que se dedicaram a entender a mudança que a situação requer, estão colhendo resultados incríveis. Dentre vários, um dos principais benefícios de ser uma eugência é a liberdade para tomar suas próprias decisões.

Seja sobre as soluções que serão ofertadas para os clientes, como também a vantagem de poder se adaptar rapidamente e estar pronto para o próximo desafio que virá, pois só dependerá única e exclusivamente de você.

Este artigo foi escrito por Igor Moraes, mentor de Eugências de Marketing Digital.

Se você curtiu o conteúdo e faz parte desse universo que já representa quase 26% do mercado de Marketing Digital, a Agência PRO+ tem muito mais conteúdos especializados para otimizar e escalar a gestão, os processos, as vendas e a produtividade da sua eugência.

Igor Moraes

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