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Cases de Marketing: agências compartilham estratégias que impulsionaram negócios de clientes durante a pandemia

O evento “Cases de Marketing: Como migrar do offline para o online” aconteceu de 20 a 24 de julho e reuniu diversas histórias de sucesso

À medida que a quarentena perdura, fica cada vez mais evidente que a nova normalidade já está em curso. Tendências como o home office e a migração do off para o digital já são uma realidade e mostram que vieram pra ficar, com ou sem pandemia. O mundo está mudando, e os negócios devem acompanhar essas mudanças.

Neste momento, a maioria das empresas está repensando suas estratégias de comunicação e/ou planejando iniciar seu processo de transformação digital. Isso significa que para as agências de marketing e publicidade, o mercado está aquecido. Apesar da crise econômica que estamos vivenciando, existem muitos negócios aproveitando a oportunidade para se reinventar e gerando ótimos resultados.

No evento “Cases de Marketing: Como migrar do offline para o online”, falamos mais sobre esses negócios e suas histórias de sucesso. Além da Resultados Digitais, a conferência foi realizada por cinco das nossas agências parceiras: E-dialog Digital, Hubify, Ingage, Layer Up Digital e Tribuzana Marketing Digital.

O evento ocorreu nos dias 20 a 24 de julho, de forma online e gratuita, e reuniu mais de 600 participantes. À convite da RD, especialistas de Marketing Digital compartilharam estratégias que estão gerando resultados para os mais diversos segmentos de mercado.

Se você não conseguiu acompanhar as transmissões na semana passada, não se preocupe. Preparamos um resumão com os highlights do evento para facilitar a sua vida. Acompanhe nas próximas linhas!

Cases: 10 empresas que estão gerando resultados durante a quarentena

Saiba como empreendedores, gerentes e CEOs estão superando os desafios da crise com estratégias de Marketing e Vendas

Dia 1: Transformação digital para o segmento de Restaurantes

Para inaugurar o evento, contamos com a presença do Fábio Duran, CEO da Hubify. O case apresentado foi o da Pizzaria Mamma Jamma, que com o apoio da agência fortaleceu seu processo de transformação digital para sobreviver a quarentena.

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“Se você não tem nada, a primeira coisa que você precisa fazer é entender o que é a transformação digital para o seu negócio. Quando falamos em transformação digital, pensamos em “nascer dentro da internet”. Então, do ponto de vista de Marketing Digital, você já tem uma página? Consegue vender online? Se você já tem uma página, ela possui um bom carregamento, informações claras e objetivas, e proporciona uma boa experiência ao usuário? Esses são os pontos iniciais para começar”, disse Fábio.

A Mamma Jamma, negócio que conta com 7 casas pelo Brasil e um delivery, cresceu principalmente com o boca a boca offline. No fim de 2019, a pizzaria procurou a Hubify com a intenção de trazer essa relevância para o online. O propósito era alcançar mais presença, engajamento e autoridade de marca na internet. Porém, com a chegada da pandemia, foi preciso uma mudança radical: fechamento das unidades presenciais e migração de toda a operação para o delivery. O foco da operação passou a ser gerar demanda para a entrega das pizzas.

De imediato, a pizzaria fechou uma parceria com o iFood. Isso se deu principalmente por conta do custo de aquisição de clientes na plataforma, que já conta com uma grande audiência. Enquanto isso, a Hubify passou a colocar toda a energia em cima das campanhas de delivery, seja para levar para o site da Mamma Jamma, para o iFood ou fazer remarketing. Foi realizado um mapeamento de oportunidades no meio digital, e o foco das campanhas de marketing passou a ser atender essas oportunidades.

O resultado? 300% de crescimento dos canais digitais em faturamento, e 173% de crescimento de pedidos comparando a 1ª quinzena de março com a última quinzena de maio. A participação do delivery no faturamento total saltou de 30% para 80%. 

Para conferir as estratégias em detalhes, assista o case completo.

Dia 2: Vendas através do Marketing Digital no setor hoteleiro

Dando sequência às histórias de sucesso, recebemos o Alex-Sandro Souza, CEO da Tribuzana Marketing, que apresentou o case “Como a Hospedaria Refúgio das Galés garantiu vendas na crise com Marketing Digital”.

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O Refúgio das Galés é uma pousada intimista, localizada na praia de Mariscal, em Bombinhas. Antes da pandemia, o Refúgio vinha batendo todas as metas de vendas. Entre janeiro e abril teve as maiores taxas de ocupação dos últimos anos. Nesse cenário de alta temporada, a Tribuzana implementou o RD Station CRM na pousada.

A partir de meados de março, com as medidas de isolamento, a pousada se viu obrigada a suspender as vendas e cancelar reservas futuras. Houve uma queda drástica de todos os indicadores. O que fazer diante deste cenário?

A primeira ação foi usar o Marketing de Relacionamento para manter o contato com os Leads e gerar ofertas exclusivas para essa base. Aqui, partiu-se do princípio de que é mais barato reter clientes do que adquirir novos. A agência também ajudou a pousada a criar ofertas sem data específica de uso, além de usar automação para impactar quem buscou a pousada no período.

Para saber mais sobre as ações implementadas, assista o vídeo completo.

Dia 3: Aceleração da transformação digital para o setor de Educação

No terceiro dia de evento, Samira Cardoso, CEO da Layer Up, compartilhou como a agência ajudou a acelerar a transformação da SM Educação durante a pandemia.

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A SM é uma empresa que fornece soluções físicas e online para escolas, o que inclui desde materiais didáticos até sistemas digitais para ajudar na gestão das aulas. Antes da quarentena, o foco do marketing era nas soluções off. Apesar dos esforços de parte da equipe para investir no digital, o corpo executivo ainda tinha muita desconfiança em relação a efetividade do Marketing Digital.

“A gente tinha um cenário muito desafiador com a SM, e sabia que seria uma missão de comprovar resultados constantemente”, disse Samira. “O projeto começou em janeiro e a gente rodou até fevereiro só o escopo inicial, que era basicamente mídia online e gestão de redes sociais. Naquele momento não havia interesse ou investimento para produzir materiais ricos, nós iriamos produzir algumas Landing Pages mais fundo de funil para tratar dos diferentes produtos”.

Em março, eclodiu a pandemia e o cenário mudou. Todas as visitas e entregas de material que iriam acontecer nas escolas deixaram de existir. Mas mesmo com o jogo mudado, o cliente continuava lá. As escolas, assim como qualquer outra empresa, continuavam tendo suas necessidades, mesmo que diferentes. E o diferencial da SM foi perceber isso.

A preocupação das instituições de ensino passou a ser: como promover aulas online, mantendo a organização da escola e a qualidade do ensino? A SM tem um sistema para isso, e de imediato percebeu que o caminho era notificar as escolas sobre isso. Assim, em março a agência redesenhou o planejamento, dessa vez com foco na transformação digital. O novo escopo ficou mais robusto, e incluiu:

  • Hubs de conteúdo (+70, entre conteúdos e Landing Pages)
  • Eventos online para cada público da SM (gestores, coordenadores, professores)
  • Inbound Marketing: fluxos de nutrição com novos Leads
  • Alcance: novo canal no Linkedin
  • Outbound associado a BI: enriquecimento da base para contato ativo

Quer entender em detalhes como as ações acima impactaram diretamente a área de Vendas da SM Educação? Clique aqui para assistir o case completo.

Dia 4: Recorde de vendas de loteamentos e de geração de Leads no setor Imobiliário

Continuando as histórias de sucesso, Rodolfo Oliveira, coordenador de Inbound Marketing da agência Ingage compartilhou o case da URBA – a empresa que conseguiu bater recorde em vendas de loteamentos e na geração de Leads no período de pandemia.

A URBA é uma empresa de desenvolvimento urbano líder de mercado no segmento imobiliário, e possui 40 anos de história. Desde 2012 são especialistas na venda de loteamentos de alta qualidade. Nos últimos meses, a empresa teve mais de 100% de aumento de geração de Leads, 180% de aumento de oportunidades, crescimento de 110% no número de vendas de loteamentos e aumento de mais de 170% no tráfego orgânico do site.

Antes da pandemia a empresa já contava com a ajuda da Ingage para fortalecer sua geração de demanda. Por meio do Inbound Marketing, foi construída uma estratégia de lançamento do loteamento Recanto das Araucárias, previsto para acontecer no início de abril. Com o novo cenário, a URBA percebeu que mesmo com a crise o mercado estava preocupado com a questão de bens e segurança financeira, e que muitos estavam buscando investir em imóveis. Assim, com a ajuda da agência, decidiram rodar adiar o lançamento para maio, e só no dia do lançamento conseguiram vender 90% dos lotes disponíveis.

O case da URBA reforça que os negócios que estão se dando bem durante a quarentena são aqueles que já estavam preparando o terreno antes. Uma estratégia de Inbound Marketing quando bem feita traz resultados, mas precisa de um tempo para rodar. As estratégias utilizadas pela URBA iniciaram em novembro de 2019, com desenvolvimento de site e blog, reestruturação de fluxos de automação, e integração entre as ferramentas de CRM e Automação de Marketing.

No pós-pandemia, a estratégia contou principalmente com:

  • Ações de relacionamento (entendimento do comportamento da base de Leads e nutrição de acordo com os seus interesses)
  • Início da produção e divulgação de materiais ricos
  • Otimizações de campanhas de mídia paga
  • Atenção ao tráfego orgânico: conquista de backlinks, SEO On Page, foco em palavras-chave regionais e produção de conteúdo para topo, meio e fundo de funil

Confira as estratégias em detalhes neste vídeo.

Dia 5: Mais de 1 milhão de reais vendidos com Inbound Marketing e Inbound Sales no setor de Concessionária/Varejo

Renan Caixero, CEO da E-Dialog, fechou o evento com chave de ouro. O último case apresentado foi o da Delta Fiat, que conseguiu vender mais de 1 milhão de reais em 1 mês, com Inbound Marketing e Inbound Sales.

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A dor da Delta Fiat em 2016 era o alto investimento em marketing sem conseguir medir o retorno dos canais. A E-Dialog entrou no jogo para ajudar a reverter esse cenário através do Inbound Marketing, que iria apoiar a concessionária a:

  • Transformar seguidores da marca em Leads
  • Entender melhor o momento de cada Lead
  • Integrar inteligência de Vendas com dados de Marketing para otimizar campanhas

Esse trabalho veio sendo feito nos últimos anos, e hoje o digital é o fio condutor das estratégias de Marketing e Vendas da empresa. O case da Delta reforça a importância da constância no Inbound.

No vídeo completo, Renan compartilha os canais utilizados e quais ações foram realizadas em cada um deles para atingir os resultados atuais. Não deixe de assistir!

E você? Tem algum case de Marketing Digital para compartilhar conosco?

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