Como a Kuhn Brasil fomentou sua estratégia de Vendas com um evento online

Confira o case da Kuhn Brasil e veja como promover um evento online pode ser uma ótima estratégia para fomentar as vendas do seu negócio

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Resultados Digitais28 de junho de 2021

Não é novidade que o mundo mudou muito nos últimos anos, principalmente em 2020. O ano foi controverso, muitas pessoas e empresas passaram e estão por situações complicadas. Mas ao mesmo tempo, as mudanças provocadas pela pandemia também foram uma virada de chave para alguns, que encontraram na adversidade novas oportunidades a serem exploradas. Este é o caso dos eventos online, por exemplo, que se popularizaram após a intensificação da transformação digital.

É nítido como as empresas que não se atualizaram e aderiram a comunicação digital, ficaram para trás, perdendo muito mercado. Afinal, se as pessoas mudam, a forma de se comunicar também precisa mudar.

E foi exatamente isso que a Kuhn Brasil, empresa de máquinas e implementos agrícolas, fez. A empresa buscou a Alpina Digital para adaptar suas estratégias de Vendas no digital, e neste post vamos contar como os eventos online foram essenciais para alcançar isso. 

Antes de mais nada, o que são eventos online?

De acordo com o Blog do Sympla, evento pode ser definido por “qualquer acontecimento que reúna pessoas em um espaço físico em torno de um objetivo”. Ou seja, eventos são encontros entre pessoas com um determinado objetivo. Ele pode tomar diferentes formas, seja uma reunião de equipes, uma apresentação externa sobre a empresa ou uma conferência sobre determinado assunto.

O ato de reunir pessoas, virtualmente ou não, já caracteriza um evento. Sendo assim, podemos dizer que diariamente participamos de eventos, sejam de pequeno porte ou com grande alcance de pessoas.

Então, a grande diferença entre um evento offline e online é o local onde este ocorrerá, já que as pessoas não se encontrarão pessoalmente e sim por meio de telas. Também, é preciso ficar atento a alguns pequenos detalhes quanto a organização de um evento online. Por exemplo: lembretes na agenda, fluxos de e-mails, plataforma de transmissão utilizada, pré-cadastros, acessos remotos, condições de internet, entre outros.

Como fazer um evento online

Independente de promover um evento online ou offline, você precisa compreender que a organização é primordial para o sucesso do encontro.

Mas se você pretende aprender a fazer um evento online, primeiramente, precisa realizar uma simples divisão:

  • Eventos internos: destinados a públicos considerados internos pela empresa. Por exemplo, os funcionários e terceirizados.

Nós da Alpina Digital gravamos um Webinar contando um pouco mais sobre a nossa experiência com eventos dentro da própria agência. Para assistir, acesse: Webinar: Como fazer um evento interno online

  • Eventos externos: encontros promovidos a fim de difundir a marca e torná-la mais conhecida. Estes são destinados, principalmente, a clientes e futuros clientes.

Compreendida a diferença entre eventos internos e externos, agora é a hora de conhecer os passos para criar um evento online de sucesso:

  1. Objetivo: qual o objetivo da empresa ao realizar este evento? Por exemplo, alinhamento da cultura organizacional, lançamento de infoproduto, apresentação dos novos gestores, campanha promocional, etc;
  2. Tema: após a definição do objetivo, é preciso escolher o tema do evento. Afinal, se você deseja vender mais os seus produtos, precisa criar um evento online que atraia participantes;
  3. Formato: o evento será um Webinar, seminário, palestra ou curso? Defina;
  4. Público: para qual público o evento se direciona? É um encontro para clientes atuais? Para possíveis clientes ou então é uma ação interna?
  5. Canais: quais serão os canais de transmissão para este evento? Neste caso é importante pesquisar quais são as possibilidade e qual se encaixa melhor no seu formato de trabalho e orçamento (as mais famosas atualmente são Zoom, Youtube, Google Meet);
  6. Data: a data escolhida também faz muita diferença no sucesso do seu evento online. Isso porque, é preciso levar em consideração quando o seu público estará disponível, qual o melhor dia na semana e também o melhor horário;
  7. Responsáveis: elencar pessoas responsáveis pela organização e condução de cada etapa do seu evento também é primordial;
  8. Verba: sem dúvidas, se você quer ter um evento online para adaptar a estratégia de Vendas, precisa destinar uma verba especial para ele. Converse com seu financeiro e reserve uma quantia do orçamento para divulgação e realização do evento;
  9. Programação: a programação é o ápice do evento, e um dos principais itens para atrair pessoas interessadas. É preciso ter pessoas e marcas envolvidas que sejam referências nos seus mercados de atuação. Por exemplo, os eventos promovidos pela RD Station como o Social Media Day sempre têm especialistas na linha de frente;
  10. Estratégias e materiais de divulgação: as estratégias de divulgação também são primordiais para o sucesso de um evento. Por isso, você precisa definir o que é mais adequado: anúncios no Google Ads ou Face Ads? Investir em e-mail marketing para a base? Criar campanhas nas redes sociais? Nesse sentido, crie peças criativas de impacto para atrair os interessados;
  11. Estratégias para tornar o evento mais atrativo: outro detalhe importante é sobre as atividades ao longo do evento online. Para fazer o público engajar é preciso estabelecer algumas ações, como interação com o chat, perguntas ao vivo, sorteios com os participantes, etc;
  12. Avaliação: por fim, a avaliação do evento é necessária para que você entenda qual o nível de satisfação dos participantes. Além de uma pesquisa NPS, você pode analisar métricas como “quantos produtos foram vendidos”, “quantas pessoas foram impactadas”, entre outras, sempre alinhando com o objetivo do evento.

>> Leia também: As 6 métricas mais importantes para analisar o sucesso do seu evento online

Benefícios de promover um evento online

Certamente você já participou de algum evento online na sua vida, seja um Webinar ou um curso online. Afinal, eles estão por toda a parte. E se existem tantos eventos online é porque eles entregam vantagens às empresas.

Entre os benefícios dos eventos online, podemos destacar primeiramente o alcance de um público maior, pois não há fronteiras geográficas limitantes. Além disso, os custos podem ser menores, já que não é necessário investir em infraestrutura física ou em coffee breaks.

Apesar do encontro ser virtual, é possível também alcançar um alto nível de interação com os participantes. Enquanto as palestras acontecem, gerar debate no chat pode ser uma ótima estratégia para receber feedbacks ao vivo e fazer networking em tempo real.

Como um evento online pode ajudar nas estratégias de vendas: O caso da Kuhn Virtual

Com o avanço da Pandemia no Brasil, muitas empresas se viram sem a possibilidade de realizar eventos presenciais. Então foi necessário se reinventar e migrar do tradicional para o online.

Sendo assim, os eventos online surgiram como uma possibilidade para auxiliar nas estratégias de vendas. Já que, muitas organizações estavam de portas fechadas. Portanto, este formato de evento permite que as marcas continuem em evidência, mesmo com seus pontos físicos com atendimento limitado. E, mais do que isso, estabelece novas fontes de receitas.

A Kuhn Brasil é uma empresa tradicional, quase bicentenária, com experiência na fabricação de máquinas agrícolas. É uma multinacional que possui fábricas em 3 continentes, centros de distribuições e importadores em mais de 100 países, revolucionando o Agronegócio.

Em meio ao caos que foi 2020, a Kuhn Brasil percebeu que uma das principais estratégias de divulgação não ocorreriam: as tradicionais feiras do agronegócio

O mundo estava parando, mas o agro não para e não deixou de produzir alimentos e subsídios. Dessa forma, a empresa também não poderia parar.

Foi então que surgiu a Kuhn Virtual, uma feira para lançar os principais produtos de maneira online. A organização da feira foi um conjunto de parcerias, entre o time interno de marketing e equipe de especialistas em produtos da Kuhn, o time de Marketing Digital da Alpina Digital e também o time da NúcleoCom, agência de Passo Fundo. 

A parceria entre a Kuhn Brasil e a Alpina já estava firmada há cerca de seis meses. O time de marketing havia realizado uma imersão, que possibilitou vivenciar o cliente, entender o seu mercado e seus colaboradores. Assim como, já tinha participado em duas feiras presenciais, o Show Rural da Coopavel e a Expodireto Cotrijal.

Toda essa vivência, somada a nossa experiência com o digital possibilitou a organização da Kuhn Virtual

Qual foi o desafio?

Para uma empresa tradicional, a presença digital é sempre um desafio. E com a Kuhn Brasil, não foi diferente. 

Além disso, as pessoas estavam vivendo um momento de explosão de muitos conteúdos e lives. Logo, era necessário criar estratégias de divulgação que diferenciassem o evento da Kuhn dos demais que estavam acontecendo. E, por fim, fomentasse as vendas dos produtos lançados.

A solução

Depois de várias semanas sem um contato físico mais próximo e com os cancelamentos das feiras tradicionais, a Kuhn Virtual foi essencial para a estratégia de vendas. 

Mas para garantir o sucesso do evento online, foi preciso muita estratégia. Afinal, o evento era destinado ao público agro do Brasil todo. Por isso, foram dois dias de negócios, com condições especiais e lançamentos de produtos. 

Como o evento era uma parceria entre vários times de marketing, o nosso ficou com a responsabilidade da divulgação digital. Sendo assim, realizamos a campanha pré-feira utilizando canais como Facebook, Instagram, LinkedIn, e-mail marketing, Landing Pages e Google Ads. 

Ainda, nos dias do evento online, prestamos toda a assistência para a Kuhn Brasil e apoio na divulgação ao vivo. Também, fomentamos o uso das hastags #kuhnvirtual #kuhnbrasil #vivaestaexperiencia, para unificar a publicação de conteúdos nas redes.

O resultado

Realizar um evento online como estratégia de venda é uma alternativa para muitas empresas neste “novo mundo”. Isso porque, precisamos aprender a viver com as novas tecnologias e nos adaptar a elas. Independente de área de atuação, afinal, neste texto acabamos de apresentar o caso de uma empresa do agro, considerado, por muito tempo, um mercado tradicional.

Entre os principais resultados que a estratégia digital do evento online, gerou estão:

  • Fomento da presença digital da Kuhn Brasil
  • Crescimento de 812% nas visualizações do canal no YouTube.
  • Mais de 300 conversões por dia na campanha do Google Ads
  • Mais de 7k conversões na LP em duas semanas
  • 1.692.130 impressões na campanha do Facebook e Instagram
  • Mais de 350 conversões por dia nas campanhas de Facebook Ads
  • Mais de 90 mil Thru Play em campanha de vídeo do Facebook Ads

Como os eventos online podem gerar mais vendas?

Um grande desafio para uma empresa do agronegócio e bicentenária como a Kuhn Brasil, é unir um mercado tradicional às revoluções digitais. Sendo assim, os eventos online são um grande passo que auxiliou a fomentar as vendas em tempos de pandemia.

Além disso, a empresa ficou tão satisfeita com os resultados, que pretende realizar uma nova versão da Kuhn Virtual para 2021 e mais uma vez, nós estaremos juntos.

Quer ter acesso aos números completos do Case de Marketing da Kuhn Brasil? É só acessar aqui.

Este artigo foi escrito por Valéria Nicola, Relações-Públicas da Alpina Digital, um estúdio de Passo Fundo/RS, focado em estratégias digitais, parceiro da RD Station.

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