Blog Agências de Resultados

Expansão Internacional: o que as agências podem aprender com a carreira da Anitta?

Não é à toa que a carreira de Anitta é um case de sucesso. Confira as principais estratégias usadas pela artista para conquistar novos mercados

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Desde a apresentação nas Olimpíadas de 2017, a presença de Anitta no mercado global não para de crescer. E, como por trás de toda grande história de sucesso existe uma eficiente estratégia, vamos aprender com a cantora como expandir a operação da sua agência ou de seus clientes para outros países.

Cantora, coreógrafa, apresentadora de TV, digital influencer, palestrante e empresária. São muitos os talentos da artista brasileira com mais streaming em plataformas digitais do mundo.

Sucesso total no mercado mercado brasileiro, a pop star vem chamando a atenção dos empreendedores graças aos resultados de carreira surpreendentes e as estratégias de marketing inovadoras, já abordadas por este blog post de Matheus Faisting.

Mas agora chegou o momento de falar sobre o mais novo feito da artista: a carreira internacional. A cantora levantou vôo rumo a novos mercados e já conquistou posições no show business nunca antes atingidas por cantores brasileiros.

Internacionalizar marcas é um sonho (e ao mesmo tempo um desafio) de muitas agências digitais. Segundo o Panorama de Agências Digitais LATAM 2019, 11,8% das agências digitais da América Latina tem operação internacionalIsso graças às facilidades proporcionadas pelo mundo digital, no qual as barreiras entre os países foram superadas.

Se você tem o objetivo de prospectar clientes em novos mercados, porque não aprender com o exemplo da Anitta? Veja a seguir quatro passos que podem te ajudar a chegar lá!

eBook Agência, saiba como vender serviços de Marketing Digital!

Feche somente contas fantásticas: trazemos todas as dicas para focar no cliente certo e aumentar as chances de fechamento, com passo a passo desde a identificação de oportunidades até como driblar objeções

1. Pesquise e planeje antes de qualquer coisa!

Parece clichê, mas toda boa estratégia começa no planejamento. Após pensar em carreira internacional, Anitta começou uma série de viagens para outros países com o objetivo de entender o porquê de ser tão difícil para um artista brasileiro fazer sucesso no exterior.

Na pesquisa, ela identificou que além de superar a barreira da língua, é preciso estar resguardado financeiramente para ter capacidade de investimento que sustente a estratégia de expansão internacional.

Além disso, ela também descobriu um atalho utilizado por muitos artistas dos outros países latinos para chegar no mercado norte-americano: a comunidade latina dos EUA e o seu potencial de influenciar culturalmente a sociedade americana. Foi neste contexto que ela decidiu priorizar a produção de conteúdo em espanhol.

Trazendo isso para o mercado de agências, a dica é realizar uma reunião de briefing com os seus sócios para identificar os objetivos e interesses da sua agência e descobrir se ela tem capacidade de investimento para sustentar o projeto de expansão internacional. Também nessa etapa, defina os melhores caminhos para efetuar a estratégia de forma eficiente, otimizando seus recursos.

Uma boa dica é pesquisar e entender os passos que empresas da mesma indústria e que já tem operação internacional deram, ou seja, benchmarking! Se fizer sentido para a sua empresa, porque não seguir por este caminho?

2. Ganhe novos mercados sem abandonar o seu público!

O foco da estratégia da Anitta foi cantar em espanhol para chegar ao mercado norte-americano. Isso porque os números dos mercados de língua portuguesa e espanhola somados possibilitariam à cantora condições favoráveis de competitividade nas principais plataformas digitais do mundo.

Mas a cantora sabia que para chegar em outros mercados, ela deveria fidelizar o público nacional. Por isso, paralelamente à internacionalização, a artista intensificou parcerias com artistas nacionais de diferentes estilos. Dessa forma, otimizou recursos e se manteve no topo dos charts nacionais.

O mercado brasileiro é tão importante na estratégia da Anitta que até mesmo as primeiras colaborações com artistas estrangeiros, como Maluma, mesclavam o português com espanhol, com a intenção de gerar familiaridade entre o público nacional.

Que lições podemos tirar disso? Muito simples: qualquer passo novo que sua agência queira dar rumo a conquista de novos mercados devem ser fortemente apoiados pelo legado que você construiu ao longo de sua trajetória.

Nenhuma empresa pode crescer sem apresentar soluções consistentes para seu público. Manter um relacionamento e fidelizar clientes é dever de casa básico!

Aqui na Resultados Digitais, buscamos dentro da nossa própria trajetória percorrida no Brasil os principais pontos de sucesso e valores da empresa que podem ser replicados lá fora. E ser customer first é um dos valores que mais levamos em consideração. Entendemos que ter uma base de clientes sólidas fortalece nosso posicionamento para outros mercados. 🙂

3. Invista em parcerias que façam sentido!

O objetivo das parcerias internacionais é divulgar o trabalho da cantora e atingir novos mercados. Até a conclusão deste artigo, foram contabilizadas 11 colaborações (8 em espanhol e 3 em inglês) com artistas de peso, como Maluma, J. Balvin e Rita O‘hara.

Mas é interessante observar que as colaborações musicais da Anitta são estratégias de co-branding que buscam ganhar novos mercados respeitando os valores e posicionamento da marca, como empoderamento das mulheres e respeito à diversidade.

Por isso, muita atenção na hora de estabelecer parcerias para a sua agência ou clientes. O critério para buscar associação com outras empresas deve ser os valores da marca, sempre! Além dos objetivos comuns entre as empresas.

4. Faça bom uso das ferramentas que você tem à disposição

Ao receber um orçamento do cliente para investir em uma estratégia de expansão internacional você deve sempre entender qual o melhor caminho para otimizar este recurso e comprovar ROI.

Na estratégia da Anitta, ela prioriza a atuação nas plataformas digitais por causa da força que tem nas redes sociais como o instagram e twitter, principais canais de relacionamento com o seu público, e o youtube, plataforma de divulgação dos seus videoclipes.

Além de participar de programas internacionais de televisão para divulgar seu trabalho, ela diversifica a sua fonte de entrada de recursos com palestras sobre empreendedorismo em eventos especializados.

E essa lição também pode ser replicada para outras empresas.

  • Quais os canais orgânicos que ajudariam a potencializar sua estratégia?
  • Quais ferramentas podem trazer mais retorno?

Vale a pena a agência analisar as diversas possibilidades.

Resumindo…

Após decidir internacionalizar sua marca, Anitta começou uma longa pesquisa e planejamento sobre quais seriam os caminhos mais efetivos para expandir sua carreira para outros países.

Após definir sua estratégia, ela buscou parcerias nacionais e internacionais que agregassem valor à sua marca e ampliassem a sua participação em outros mercados, sem secundarizar o público brasileiro.

Além disso, intensificou o relacionamento com o seu público através das plataformas digitais, que sempre foram o principal canal de contato direto com os fãs. Essas plataformas são essenciais na estratégia de divulgação da artista e empreendedora.

E essas estratégias, que até agora foram muito bem sucedidas no show business, podem e devem ser adaptadas para outras indústrias. Considerando que a carreira da Anitta é um case de sucesso no mundo empresarial e do marketing, vale a pena extrair as lições da estratégia e replicá-las internamente. 

Para saber como o Programa de Parceria da Resultados Digitais pode te ajudar a expandir a operação da sua agência para outros países, não deixe de conversar com os nossos especialistas!

Marcadores:

Deixe seu comentário