Se você está buscando ferramentas de gestão de projetos para adotar em seu negócio, esse post é pra você! Nele, iremos te apresentar nove grandes ferramentas do mercado. Confira a seguir!
Fazer o planejamento, organizar cronogramas, produzir conteúdo, criar campanhas para datas específicas, cuidar do relacionamento com o cliente. Realmente são muitas as atividades necessárias para o bom funcionamento de uma agência.
Felizmente, para dar conta disso tudo, existem no mercado diversas ferramentas que ajudam agências a gerenciarem projetos em andamento, mapeando em que etapa se encontra cada atividade.
De acordo com a pesquisa TechTreds, realizada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, 77,1% das agências brasileiras utilizam alguma ferramenta de gestão de projetos. A ideia é tornar a administração das atividades mais dinâmica e funcional.
Se a sua agência ainda não faz parte desse grupo, neste post trazemos nove ferramentas de gestão de projetos que podem tornar seu dia a dia na agência ainda mais produtivo.
1. Runrun.it
Apesar do nome, o Runrun.it é um software brasileiro que serve para gerir projetos e acompanhar o fluxo de trabalho. Por meio dele é possível obter relatórios sobre prazos, custos de projetos e desempenho de cada profissional envolvido.
Localizada em São Paulo, a empresa de SaaS (software como serviço) foi fundada em 2013 por três empreendedores e está na lista das 100 mais inovadoras do país, de acordo com o anuário do jornal Valor Econômico.
2. iClips
Há mais de 15 anos no mercado, a iClips é uma empresa focada em desenvolver soluções específicas para agências de comunicação.
Por meio do sistema, é possível organizar a carteira de clientes, analisar a rentabilidade de cada um deles a partir de relatórios completos, contratar terceiros, controlar com o timesheet e gerenciar toda a parte financeira. A ferramenta também facilita o processo de solicitação e aprovação de demandas sem a necessidade de emails e reuniões. Além disso, também possibilita a construção de um fluxo de trabalho personalizado, facilitando a comunicação entre todos os departamentos.
3. Operand
A ideia do Operand também é reunir todas as atividades da agência em um lugar só. O software permite criar projetos, reportar horas trabalhadas, gerenciar a pauta e as finanças, fazer integrações e, no fim de tudo, analisar o processo.
A ferramenta é paga e é possível escolher dentre os planos mensal e anual. Também existe a possibilidade de testá-lo por um período de 7 dias.
4. Asana
O Asana é uma plataforma que serve para organizar equipes online cujo diferencial é unir as funcionalidades de comunicação e de organização. Ele está disponível nas versões para web e como aplicativo para Android e IOS.
A ferramenta oferece diversos recursos úteis para agências, como listas de tarefas, criação de times e chat colaborativo. É gratuito, mas existem planos pagos com vantagens extras.
5. Basecamp
O Basecamp é uma ferramenta paga de gerenciamento de projetos. É útil para empresas e freelancers, que podem utilizá-la para organizar fluxos de trabalho, emitindo relatórios e cronometrando atividades.
Como não tem versão gratuita (é possível testá-la por 30 dias), o Basecamp é uma ferramenta bem completa. Ela é dividida em atividades, projetos, bate-papos, calendários, dentre outras funcionalidades que abarcam diversas fases do projeto, do planejamento à análise.
6. Trello
O sistema kanban de organização de tarefas já é utilizado há tempos pelos funcionários de empresas, que colam post its na parede para acompanhar o fluxo.
O que o Trello fez foi levar esse método japonês para o computador. A ferramenta, lançada em 2011, já é usada no mundo todo, permitindo a organização de tarefas inclusive por equipes que trabalham remotamente.
Nele é possível ir movendo pelas colunas os cartões com as atividades que vão sendo realizadas, acompanhando o projeto de forma clara e visual.
7. Artia
O Artia é um software de gerenciamento de projetos e tarefas que une funções de gestão ágil como quadros Kanban, e tradicional como Cronogramas com gráficos de Gantt. Tudo online e sincronizado em tempo real, permitindo às pequenas empresas começarem a gerenciar o trabalho de forma mais simples e avançarem nas técnicas conforme a necessidade.
Criado em 2011 pela Euax — empresa referência em consultoria de gerenciamento de projetos — o Artia é um dos primeiros softwares online desenvolvido no Brasil e tem muitos recursos úteis para as agências organizarem, compartilharem e controlarem jobs e projetos de clientes.
8. Scopi
Canvas, SWOT, Pestal… São muitos métodos disponíveis para fazer um planejamento estratégico. Mas como organizá-los? É aí que entra o Scopi, sistema de gestão de processos e projetos que ajuda a criar e executar um planejamento estratégico de forma integrada. Com ele é possível reunir no mesmo lugar a análise de cenários, os objetivos do negócio, metas, gestão de projetos, processos e tarefas.
Para ficar a par de tudo, a solução envia ainda um acompanhamento por email que mostra o andamento das metas, projetos e ações em que a equipe está trabalhando.
8. eKyte
E você, qual a ferramenta de gestão de projetos preferida pela sua agência e quais seus prós e contras? Compartilhe com a gente nos comentários. 🙂