Blog Agências de Resultados

8 ferramentas de gestão de projetos para usar na sua agência 🛠

De acordo com a pesquisa TechTreds, 77,1% das agências brasileiras utilizam alguma ferramenta de gestão de projetos com o objetivo de tornarem a administração das atividades mais produtiva

Se você está buscando ferramentas de gestão de projetos para adotar em seu negócio, esse post é pra você! Nele, iremos te apresentar oito grandes ferramentas do mercado. Confira a seguir!

Fazer o planejamento, organizar cronogramas, produzir conteúdo, criar campanhas para datas específicas, cuidar do relacionamento com o cliente. Realmente são muitas as atividades necessárias para o bom funcionamento de uma agência.

Felizmente, para dar conta disso tudo, existem no mercado diversas ferramentas que ajudam agências a gerenciarem projetos em andamento, mapeando em que etapa se encontra cada atividade.

De acordo com a pesquisa TechTreds, realizada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, 77,1% das agências brasileiras utilizam alguma ferramenta de gestão de projetos. A ideia é tornar a administração das atividades mais dinâmica e funcional.

Se a sua agência ainda não faz parte desse grupo, veja oito ferramentas que neste post trazemos ferramentas de gestão de projetos que podem tornar seu dia a dia na agência ainda mais produtivo.



Agência em Pauta: Como fazer a gestão ágil dos projetos de marketing

Scrum? Lean? Kanban? Conheça as peculiaridades de cada metodologia e os benefícios desse modelo de gestão para você e para seu cliente

1. Runrun.it

Apesar do nome, o Runrun.it é um software brasileiro que serve para gerir projetos e acompanhar o fluxo de trabalho. Por meio dele é possível obter relatórios sobre prazos, custos de projetos e desempenho de cada profissional envolvido.

Localizada em São Paulo, a empresa de SaaS (software como serviço) foi fundada em 2013 por três empreendedores e está na lista das 100 mais inovadoras do país, de acordo com o anuário do jornal Valor Econômico

2. iClips

Há mais de 15 anos no mercado, a iClips é uma empresa focada em desenvolver soluções específicas para agências de comunicação.

Por meio do sistema, é possível organizar a carteira de clientes, analisar a rentabilidade de cada um deles a partir de relatórios completos, contratar terceiros, controlar com o timesheet e gerenciar toda a parte financeira. A ferramenta também facilita o processo de solicitação e aprovação de demandas sem a necessidade de emails e reuniões. Além disso, também possibilita a construção de um fluxo de trabalho personalizado, facilitando a comunicação entre todos os departamentos.

3. Operand

A ideia do Operand também é reunir todas as atividades da agência em um lugar só. O software permite criar projetos, reportar horas trabalhadas, gerenciar a pauta e as finanças, fazer integrações e, no fim de tudo, analisar o processo.

A ferramenta é paga e é possível escolher dentre os planos mensal e anual. Também existe a possibilidade de testá-lo por um período de 7 dias.

4. Asana

O Asana é uma plataforma que serve para organizar equipes online cujo diferencial é unir as funcionalidades de comunicação e de organização. Ele está disponível nas versões para web e como aplicativo para Android e IOS.

A ferramenta oferece diversos recursos úteis para agências, como listas de tarefas, criação de times e chat colaborativo. É gratuito, mas existem planos pagos com vantagens extras.

5. Basecamp

O Basecamp é uma ferramenta paga de gerenciamento de projetos. É útil para empresas e freelancers, que podem utilizá-la para organizar fluxos de trabalho, emitindo relatórios e cronometrando atividades.

Como não tem versão gratuita (é possível testá-la por 30 dias), o Basecamp é uma ferramenta bem completa. Ela é dividida em atividades, projetos, bate-papos, calendários, dentre outras funcionalidades que abarcam diversas fases do projeto, do planejamento à análise.

6. Trello

O sistema kanban de organização de tarefas já é utilizado há tempos pelos funcionários de empresas, que colam post its na parede para acompanhar o fluxo.

O que o Trello fez foi levar esse método japonês para o computador. A ferramenta, lançada em 2011, já é usada no mundo todo, permitindo a organização de tarefas inclusive por equipes que trabalham remotamente.

Nele é possível ir movendo pelas colunas os cartões com as atividades que vão sendo realizadas, acompanhando o projeto de forma clara e visual.

7. Artia

O Artia é um software de gerenciamento de projetos e tarefas que une funções de gestão ágil como quadros Kanban, e tradicional como Cronogramas com gráficos de Gantt. Tudo online e sincronizado em tempo real, permitindo às pequenas empresas começarem a gerenciar o trabalho de forma mais simples e avançarem nas técnicas conforme a necessidade.

Criado em 2011 pela Euax — empresa referência em consultoria de gerenciamento de projetos — o Artia é um dos primeiros softwares online desenvolvido no Brasil e tem muitos recursos úteis para as agências organizarem, compartilharem e controlarem jobs e projetos de clientes.

8. Scopi

Canvas, SWOT, Pestal… São muitos métodos disponíveis para fazer um planejamento estratégico. Mas como organizá-los? É aí que entra o Scopi, sistema de gestão de processos e projetos que ajuda a criar e executar um planejamento estratégico de forma integrada. Com ele é possível reunir no mesmo lugar a análise de cenários, os objetivos do negócio, metas, gestão de projetos, processos e tarefas.

Para ficar a par de tudo, a solução envia ainda um acompanhamento por email que mostra o andamento das metas, projetos e ações em que a equipe está trabalhando.

E você, qual a ferramenta de gestão de projetos preferida pela sua agência e quais seus prós e contras? Compartilhe com a gente nos comentários. 🙂

 

Marcadores:

Deixe seu comentário