Blog Agências de Resultados

9 ferramentas de gestão de projetos para usar na sua agência 🛠

De acordo com a pesquisa TechTreds, 77,1% das agências brasileiras utilizam alguma ferramenta de gestão de projetos com o objetivo de tornarem a administração das atividades mais produtiva

Se você está buscando ferramentas de gestão de projetos para adotar em seu negócio, esse post é pra você! Nele, iremos te apresentar nove grandes ferramentas do mercado. Confira a seguir!

Fazer o planejamento, organizar cronogramas, produzir conteúdo, criar campanhas para datas específicas, cuidar do relacionamento com o cliente. Realmente são muitas as atividades necessárias para o bom funcionamento de uma agência.

Felizmente, para dar conta disso tudo, existem no mercado diversas ferramentas que ajudam agências a gerenciarem projetos em andamento, mapeando em que etapa se encontra cada atividade.

De acordo com a pesquisa TechTreds, realizada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, 77,1% das agências brasileiras utilizam alguma ferramenta de gestão de projetos. A ideia é tornar a administração das atividades mais dinâmica e funcional.

Se a sua agência ainda não faz parte desse grupo, neste post trazemos nove ferramentas de gestão de projetos que podem tornar seu dia a dia na agência ainda mais produtivo.

Agência em Pauta: Como fazer a gestão ágil dos projetos de marketing

Scrum? Lean? Kanban? Conheça as peculiaridades de cada metodologia e os benefícios desse modelo de gestão para você e para seu cliente
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Runrun.it

Apesar do nome, o Runrun.it é um software brasileiro que serve para gerir projetos e acompanhar o fluxo de trabalho. Por meio dele é possível obter relatórios sobre prazos, custos de projetos e desempenho de cada profissional envolvido.

Localizada em São Paulo, a empresa de SaaS (software como serviço) foi fundada em 2013 por três empreendedores e está na lista das 100 mais inovadoras do país, de acordo com o anuário do jornal Valor Econômico

2. iClips

Há mais de 15 anos no mercado, a iClips é uma empresa focada em desenvolver soluções específicas para agências de comunicação.

Por meio do sistema, é possível organizar a carteira de clientes, analisar a rentabilidade de cada um deles a partir de relatórios completos, contratar terceiros, controlar com o timesheet e gerenciar toda a parte financeira. A ferramenta também facilita o processo de solicitação e aprovação de demandas sem a necessidade de emails e reuniões. Além disso, também possibilita a construção de um fluxo de trabalho personalizado, facilitando a comunicação entre todos os departamentos.

3. Operand

A ideia do Operand também é reunir todas as atividades da agência em um lugar só. O software permite criar projetos, reportar horas trabalhadas, gerenciar a pauta e as finanças, fazer integrações e, no fim de tudo, analisar o processo.

A ferramenta é paga e é possível escolher dentre os planos mensal e anual. Também existe a possibilidade de testá-lo por um período de 7 dias.

4. Asana

O Asana é uma plataforma que serve para organizar equipes online cujo diferencial é unir as funcionalidades de comunicação e de organização. Ele está disponível nas versões para web e como aplicativo para Android e IOS.

A ferramenta oferece diversos recursos úteis para agências, como listas de tarefas, criação de times e chat colaborativo. É gratuito, mas existem planos pagos com vantagens extras.

5. Basecamp

O Basecamp é uma ferramenta paga de gerenciamento de projetos. É útil para empresas e freelancers, que podem utilizá-la para organizar fluxos de trabalho, emitindo relatórios e cronometrando atividades.

Como não tem versão gratuita (é possível testá-la por 30 dias), o Basecamp é uma ferramenta bem completa. Ela é dividida em atividades, projetos, bate-papos, calendários, dentre outras funcionalidades que abarcam diversas fases do projeto, do planejamento à análise.

6. Trello

O sistema kanban de organização de tarefas já é utilizado há tempos pelos funcionários de empresas, que colam post its na parede para acompanhar o fluxo.

O que o Trello fez foi levar esse método japonês para o computador. A ferramenta, lançada em 2011, já é usada no mundo todo, permitindo a organização de tarefas inclusive por equipes que trabalham remotamente.

Nele é possível ir movendo pelas colunas os cartões com as atividades que vão sendo realizadas, acompanhando o projeto de forma clara e visual.

7. Artia

O Artia é um software de gerenciamento de projetos e tarefas que une funções de gestão ágil como quadros Kanban, e tradicional como Cronogramas com gráficos de Gantt. Tudo online e sincronizado em tempo real, permitindo às pequenas empresas começarem a gerenciar o trabalho de forma mais simples e avançarem nas técnicas conforme a necessidade.

Criado em 2011 pela Euax — empresa referência em consultoria de gerenciamento de projetos — o Artia é um dos primeiros softwares online desenvolvido no Brasil e tem muitos recursos úteis para as agências organizarem, compartilharem e controlarem jobs e projetos de clientes.

8. Scopi

Canvas, SWOT, Pestal… São muitos métodos disponíveis para fazer um planejamento estratégico. Mas como organizá-los? É aí que entra o Scopi, sistema de gestão de processos e projetos que ajuda a criar e executar um planejamento estratégico de forma integrada. Com ele é possível reunir no mesmo lugar a análise de cenários, os objetivos do negócio, metas, gestão de projetos, processos e tarefas.

Para ficar a par de tudo, a solução envia ainda um acompanhamento por email que mostra o andamento das metas, projetos e ações em que a equipe está trabalhando.

8. eKyte

O eKyte é uma plataforma para Gestão de Marketing Digital que atende todas as fases dos projetos: estratégia, produção, performance e conhecimento.
A ferramenta promete aumentar a produtividade das equipes e os resultados das campanhas. Atua antes e depois dos canais de marketing, como redes sociais, plataformas de anúncio, sites, e-mail e automação. Guia e acelera equipes de Marketing Digital para planejar campanhas, produzir, colaborar, otimizar e aprender. Possui recursos para ajudar em: Branding, planejamento de campanhas, controle de tarefas e projetos, revisão e aprovação, atendimento para equipes e biblioteca digital.

E você, qual a ferramenta de gestão de projetos preferida pela sua agência e quais seus prós e contras? Compartilhe com a gente nos comentários. 🙂

 

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

11 comentários

  1. Amanda

    No Operand também tem KANBAN 🙂

  2. Evelyn Cristina

    Operand tem Kanban!! É a melhor opção de todos!!

    1. Maria Eduarda Paschoal

      Mas ele não é integrado 🙁

      1. Romero Silva

        É sim. O Operand para equipes criativas é a melhor opção. É bastante visual tem módulo financeiro, de vendas, Kanban, metodologias ágeis e o suporte é bem legal 🙂

  3. Ashpreet Kaur

    Ótimo post. Você já ouviu falar do ProofHub? O ProofHub fornece à sua equipe as ferramentas certas para planejar com antecedência. Defina metas, compartilhe ideias e desenvolva estratégias para obter o melhor da sua equipe.

  4. Alan Koerbel

    Quando falamos de gestão de projetos entendo sites, por exemplo. Já o dia a dia, seria gestão de tarefas. Principalmente para tarefas, o eKyte https://www.ekyte.com é outra alternativa. É exclusivo para marketing digital, tanto agências quanto departamentos de marketing de empresas. Além de controlar tarefas, tem planejamento de campanhas, mockup de criativos, atendimento para equipes de marketing (no estilo zendesk), aprovação de criativos e biblioteca de ativos digitais.

  5. Plínio Medeiros

    Já usei o Artia, Runrunit e Trello. E dos três achei o Artia mais completo para Gestão de Projetos.

  6. Gabriel Fraga

    O único que realmente vai tratar Projetos, Mídia, Financeiro, Atendimento, Criativo, cruzando essas informações com BI e relatórios diversos e com todas as funcionalidades necessárias é o iClips. Fora a integração com RD =)

  7. Rita

    Oi Monica! Muito obrigada pelo artigo 🙂 A lista é um importante recurso para todos que querem aumentar produtividade e melhorar desempenho. Pessoalmente conheço uma ferramenta digital igualmente útil. Aqui coloco o link para você ver https://kanbantool.com/pt/. Kanban definitivamente ajuda me arranjar e organizar minha vida professional.Estou envolvida em vários projetos sem Kanban nunca conseguiria…

  8. Gisely Maia Wanderley

    Vocês conhecem o LuxTeams? Acesse nosso site http://www.luxteams.com e conheça, plataforma completa de gestao(planejamento, projetos, tarefas, reuniões, kanban.tudo em um só lugar!