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9 tipos de ferramentas de Marketing Digital das quais sua agência precisa para ganhar produtividade

Utilizar ferramentas de Marketing Digital ajuda as agências a ganharem produtividade, dando autonomia aos times de marketing e vendas; veja 9 dicas

O cotidiano de quem trabalha em agência é permeado por uma grande quantidade de demandas. São muitos detalhes interferindo na execução dos projetos e pode ser difícil dar conta de tudo manualmente, sem automatização.

A boa notícia é que, para facilitar a estruturação e o desenvolvimento de todas essas atividades, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas. Elas permitem que a agência ganhe produtividade e fornecem autonomia aos times de marketing e de vendas.



TechTrends: Benchmark de ferramentas para agências 2018

Confira quais são as ferramentas mais utilizadas pelas agências nas categorias de Marketing Digital, Vendas, colaboração e muito mais!

E, para ajudar você a avaliar quais delas fazem mais sentido para a sua realidade, trazemos neste post 9 tipos de ferramentas de Marketing Digital mais utilizados pelas agências digitais brasileiras, segundo a pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências, que foi lançada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content e contou com a participação de 428 respondentes de todo o Brasil.

Dentre os entrevistados, 98,8% utilizam ao menos uma ferramenta de Marketing Digital. Vamos descobrir quais são as principais categorias de ferramentas utilizadas?

1. Análise

Uma das revelações da pesquisa é o fato de as ferramentas de análise de marketing serem as mais utilizadas pelas agências brasileiras (94,6%). Os relatórios oferecidos por essas plataformas facilitam a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site (quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, dentre outras).

Com esses dados em mãos, a agência consegue mapear quais estratégias têm funcionado para atrair e manter audiência.

2. Automação de marketing

Na pesquisa realizada, 64,3% das agências apontaram que utilizam alguma plataforma de automação de marketing.

Esse tipo de ferramenta concentra todas as funções principais pelas quais a área de Marketing Digital é responsável. Com ferramentas de automação você pode fazer uma gestão mais inteligente dos Leads, criar fluxos de emails, agendar interações com o público em redes sociais, entre outras funções que facilitam o dia a dia do profissional da agência.

3. Content Management System (CMS)

Utilizando um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (Content Management System, ou CMS) você consegue criar textos, anexar fotos e vídeos, editar materiais e fazer as publicações. Com essa ferramenta, é possível ainda modificar e atualizar o que já foi postado.

Os resultados da pesquisa mostram que 76,9% das agências adotam uma ferramenta de CMS.

4. Email Marketing

No Marketing Digital, um dos grandes segredos do sucesso é a construção de um bom relacionamento com seus Leads. Para a nutrição dessa base de dados com conteúdos ricos, as ferramentas de Email Marketing são essenciais.

De acordo com a pesquisa, 88,6% das agências utilizam ferramentas de Email Marketing.

5. Landing Pages

As ferramentas de criação de Landing Pages são mais um dos pontos estratégicos das ações de Marketing Digital, com o objetivo bem definido de possibilitar uma conversão desejada para seu negócio. Em troca de uma oferta (conteúdo, pedido de contato), o visitante preenche um formulário na Landing Page com seus dados e se torna um Lead.

A partir desse momento, ele poderá ser nutrido com conteúdos interessantes e informativos

até se tornar uma oportunidade e estar pronto para o momento de venda. A pesquisa apontou que 63,3% das agências adotam ferramentas de criação de Landing Pages.

6. Monitoramento de mídias sociais

Para aproveitar ainda mais o potencial de mídias como Facebook, Twitter e Instagram, torna-se essencial buscar indicadores para nortear as próximas ações. Com um software de monitoramento de redes sociais em mãos, a equipe de marketing consegue otimizar diversas ações, como pré-agendar postagens e acompanhar em tempo real todas as menções à marca nas mídias sociais.

Mas, ainda que as agências reconheçam a importância de ter uma boa presença nas redes sociais, a pesquisa aponta que somente 61% das agências entrevistadas adotam ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

7. Plataforma de gestão de conteúdo

O conteúdo é o combustível que vai mover toda a engrenagem do Marketing Digital. É por meio de materiais educativos, eBooks, infográficos e vídeos que conseguimos atrair visitantes para o site e manter um bom relacionamento com essas pessoas.

A partir da utilização das ferramentas de gestão de conteúdo, é possível garantir atualizações periódicas dos canais de comunicação da agência de maneira efetiva. A pesquisa aponta que 41,4% das agências adotam ferramentas de gestão de conteúdo.

8. SEO

Para conquistar os primeiros lugares nos mecanismos de busca, é essencial otimizar páginas e conteúdos com base em técnicas de Search Engine Optimization (SEO). As ferramentas de SEO abordadas na pesquisa TechTrends apresentam as mais variadas funções, desde o auxílio em pesquisas de palavras-chave até a otimização de websites por meio de plugins e análises.

A pesquisa apontou que 79% das agências utilizam ferramentas de SEO.

9. Teste A/B

A realização de testes A/B é muito válida para que a empresa consiga identificar as abordagens que funcionam melhor para sua realidade.

No teste, são criadas duas versões de uma página com diferenças em determinados elementos (como layout, cor e texto) e o tráfego é dividido entre elas. Em seguida, é feita a avaliação de qual apresenta maior taxa de conversão.

A pesquisa apontou que 49,5% das agências utilizam ferramentas para teste A/B.

E aí, ficou curioso(a) para saber quais as ferramentas de Marketing Digital mais usadas pelas agências em cada uma dessas categorias? Então baixe a pesquisa TechTrends: Benchmarking de ferramentas para agências de 2018 para ler os resultados completos. 🙂

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Boa leitura!


Publicado originalmente em março de 2017, esse post foi atualizado e republicado em maio de 2018.

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