Blog Agências de Resultados

Gamificação: a prática mais eficiente (e divertida) para engajar e motivar a sua equipe

Entenda como trabalhar com gamificação para aumentar a produtividade e de quebra trazer de volta a garra para o time

Todo mundo gosta de um jogo ou competição, não é mesmo? É um instinto do ser humano! Mas sabia que dá para utilizar esse instinto a favor da sua agência?

Vamos fazer uma aposta? Quem quer apostar comigo que uma “brincadeira” pode trazer resultados reais?

Então vamos lá!

gamificação

Manter o envolvimento de toda a equipe no atingimento de metas e na busca de conquistas ainda maiores para a empresa não é tarefa fácil, mas que tal tentar uma solução divertida e muito eficiente para voltar a engajar e motivar novamente toda a equipe?

A gamificação chega como uma prática em que o principal “efeito colateral” é o aumento do envolvimento. Essa novidade tem ganhado muito espaço nas empresas e tem sido muito utilizada como ferramenta para motivar e engajar funcionários e clientes.

Infográfico Transforme-se em uma Agência de Resultados!

Todas as fases necessárias para levar a sua agência para outro nível

Mas o que é gamificação?

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos em situações cotidianas para engajar pessoas, resolver problemas e atingir um determinado objetivo.

Embora não seja necessário criar um jogo em si, os principais ganhos de utilizar essa prática é trazer mais descontração para diversos ambientes, provocando o envolvimento dos participantes, motivando ações e comportamentos diferentes e fora do contexto “natural”.

Agora trazendo para o contexto das agências, o objetivo macro do game é fazer com que os times melhorem o seu desempenho e se engajem na busca por conquistar as metas gerais da corporação, sempre usando um placar ou um ranking, além de, claro, oferecer recompensas aos que chegarem ao topo, como forma de incentivo.

A utilização de um placar que seja acessível a todos com a atualização periódica do score do jogo é essencial para manter a competitividade acesa e a transparência.  Também é um ótimo artifício para auto motivação das equipes e gestão de resultados.

Ok, mas ainda não entendi por que usar a gamificação

Bom, se você ainda não está convencido dos benefícios da gamificação, (e nesse caso eu estou perdendo nossa aposta) venho aqui trazer algumas informações extras.

1. Deixe seu ambiente mais descontraído e produtivo

gamificação

Criando uma atmosfera diferente do ambiente cotidiano da empresa, com a gamificação é possível proporcionar uma competição saudável e divertida para toda a equipe. Onde é fácil se transportar para o “novo mundo” no qual o jogo transcorre e se divertir com uma experiência diferente do dia a dia da empresa.

2. Aumente o interesse do seu time

gamificação

Isso mesmo, a gamificação é uma resposta a diversos males que afetam a rotina nas empresas, sendo o maior deles o desinteresse dos funcionários e a falta de envolvimento com os objetivos gerais da companhia. Outro fato é que esse novo ambiente, com um clima diferente do corporativo, promove uma maior integração da equipe e unifica o time em um único objetivo (o da empresa).

3. Motive sua equipe

gamificação

Além de aumentar a motivação através das recompensas e da própria competição em si, com uma equipe mais integrada, engajada e focada, é mais fácil alcançar objetivos, sejam eles do jogo ou da empresa como um todo.

E agora quem está ganhando a aposta: você ou eu? Convenci você?

gamificação

Vamos colocar em prática então?

Na prática, a gamificação nas empresas é baseada em games, muitas vezes no estilo de jogos de tabuleiro. Eles podem ser uma corrida, um ranking, uma batalha. Então use a imaginação, o importante é ser visível para todos o crescimento dentro da competição e fazer sentido com seu objetivo final.

Depois disso, basta pensar e estruturar alguns pontos cruciais:

Tema

Após a definição da base do game, escolha um tema que irá criar essa nova atmosfera dentro da empresa, que poderá divertir os participantes e transportá-los para novos ambientes. Exemplos: Grand Prix de vendas, Mundial de Equipes Internas, Jogos Olímpicos do Marketing, Bloco Unidos da Meta Batida, etc.

Abaixo trago o exemplo de uma campanha realizada dentro da Resultados Digitais para incentivar os parceiros e colaboradores a irem além em vendas e em entrega de sucesso aos clientes.

gamificação

Recompensas

Para garantir a adesão ao jogo e para premiar os primeiros lugares, são oferecidas recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-determinadas e\ou atinjam o topo do jogo. Com o passar de níveis, os participantes podem receber mini prêmios, como: badges, medalhas, recompensas virtuais (certificações) e até premiações reais (em dinheiro, por exemplo). Porém, somente os que atingirem o topo receberão o prêmio principal, que deve sempre ser maior e mais relevante.

gamificação

Estrutura

Essa é a parte mais importante da criação de uma gamificação, desenvolver bem sua estrutura para que seja clara, dinâmica, justa e objetiva. Aqui é necessário a definição de:

  • metas, divididas em níveis e fases a serem superadas;
  • tarefas, que estejam de acordo com o objetivo;
  • regras e indicadores, que serão usados para acompanhamento.

gamificação

A melhor maneira de entender qual a opção funciona melhor para sua agência é colocar a mão na massa e fazer muitos testes. É importante juntar os aprendizados e ir melhorando suas práticas junto de toda a equipe através de feedbacks.

Para ajudar no desenvolvimento do seu primeiro game corporativo, fizemos um mini guia infográfico com os principais tópicos a serem seguidos e observados na aplicação das técnicas de gamificação na sua empresa.

Veja abaixo o nosso Mini Guia de Gamificação:

gamificação

Lembre-se:

  1. A gamificação parte do princípio de que a diversão é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor.
  2. E que a cooperação e a competitividade devem ser trabalhadas juntas e de maneira saudável entre todos.
  3. Assim podemos criar experiências novas, com resultados surpreendentes tanto para a equipe quanto para a empresa.

E aí, pronto para aplicar a gamificação na sua empresa e voltar a engajar e motivar o time? Que tal começar com sua equipe de vendas?

Não se esqueça, se eu ganhei nossa aposta do começo do post, a sua parte é postar aqui, nos comentários, como foi sua experiência com games dentro da sua agências, ok? Se eu perdi, avisa aqui nos comentários também qual será o meu contra-ponto, beleza? (sejam bonzinhos, por favor!)

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

6 comentários

  1. Paula Porto

    Parabéns Juju, adorei a escolha dos gifs 🙂

    Você arrasa sempre!!!

    1. Juliana Melo

      Obrigada Paulinha!

  2. Amanda Ferreira

    Parabéns! Como amante de boardgames vou tentar aplicar isso na sala de aula! =)

    1. Juliana Melo

      Obrigada Amanda! Aplique sim, a gameficação ajuda muito também dentro do ambiente acadêmico e o retorno é o mesmo. Mais engajamento e envolvimento dos alunos! Depois me conta como foi. 😉

  3. Thiago Espíndola Ferreira

    Parabéns, Juh… um ótimo artigo! Espero ver mais conteúdo seu por aqui… beijo!

    1. Juliana Melo

      Obrigada! Ta vindo mais por aí… Aguarde!