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Produtividade em vendas: 5 plugins e 3 ferramentas que facilitam a gestão comercial das Agências de Marketing Digital

Confira oito extensões e plugins que irão otimizar seu trabalho com vendas

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2019 será o ano dos negócios digitais. Nunca na história da humanidade o mundo esteve tão conectado e imerso na dinâmica digital. Nesse sentido, cada vez mais as agências têm o dever de manter a saúde da sua operação comercial com processos ágeis e escaláveis.

Por isso, separei algumas ferramentas que irão te ajudar, de maneira simples, a elevar seu processo comercial: desde a prospecção até o fechamento da venda!

Confira a seguir:



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1 – Extensão do Linkedin Sales Navigator para Gmail

Já imaginou ser capaz de acessar informações valiosas para o seu processo comercial a partir de um endereço de e-mail? Isso é o que o plugin Linkedin Sales Navigator permite!

Depois de instalado no navegador Google Chrome, o plugin te possibilita localizar seu Lead no Linkedin, a maior rede de negócios sociais do mundo.

Além de informações como posição atual, empresa em que trabalha, experiência profissional, habilidades técnicas e outros tipos de conteúdos do tipo, no Linkedin você pode acompanhar o desempenho profissional do Lead e extrair importantes gatilhos para gerar rapport.

Ao lidar com um perfil empresarial, você pode descobrir a missão, o histórico da empresa e um número médio de colaboradores, o que permite identificar, por exemplo, o potencial de investimento.

O mínimo que você conseguirá com o plugin é fortalecer sua rede. 🙂

2 – Similar Tech: faça um diagnóstico digital do seu cliente em potencial

O Similar Tech é o plugin ideal para fazer um bom briefing para serviços digitais, uma vez que faz um diagnóstico prévio do cenário digital de uma página da web.

Primeiro você pode notar indicativos sobre a autoridade digital, a partir da média mensal de visitantes no site e especialmente das diferentes origens desses visitantes.

Há também a possibilidade de identificar com que tecnologias a página web foi desenvolvida ou se o site está conectado com uma ferramenta para facilitar a estratégia digital, como uma ferramenta de captura de email, por exemplo. Assim você já pode saber se a empresa investe alguma coisa em Marketing Digital.

Ademais, quando a página é bem feita e configurada com o Google Analytics, também é possível descobrir informações sobre o tamanho da empresa com base no número médio de funcionários.

3 – Site Checker: descubra a maturidade digital do seu prospect

Nem tudo que reluz é ouro!

Às vezes há páginas que possuem um excelente design, mas seu desempenho na web é medíocre, o que dificulta seu posicionamento nos motores de busca.

Além de fazer uma análise de SEO do site, o Sitechecker identifica erros críticos que não foram resolvidos no estágio de desenvolvimento e fornece um relatório com sugestões sobre o que você pode mudar para ter um site mais rápido, responsivo e eficiente.

Dessa maneira, é possível ter uma página pronta para uma excelente estratégia digital.

4 –  Fox Clock: nunca mais confunda os horários de suas reuniões internacionais

Muitas vezes, em um mesmo país há diferentes fusos horários. Se falamos de operações que englobam outros países, esse desafio pode ser ainda maior.  

Para não confundir os horários com o cliente e ter uma agenda organizada, você pode contar com o Fox Clock, um plugin que torna visível no seu navegador todos os fusos horários selecionados por você, de acordo com sua necessidade.

Como o mercado digital está rompendo cada vez mais as fronteiras físicas e te permite realizar negociações globais, esse plugin irá te ajudar a manter seus compromissos em dia, de forma otimizada.

5 – YoucanBookme: deixe que seu cliente agende uma reunião contigo!

You Can Book Me é uma ferramenta online que, uma vez configurada com o seu calendário do Google, permite que você compartilhe com seus clientes os seus horários disponíveis para que eles possam marcar uma reunião.

É ideal para negociações avançadas, nas quais você já tem um relacionamento mais profundo com o cliente em potencial e você sabe que as consultas agendadas serão, na verdade, para lidar com questões relacionadas à fase de negociação ou fechamento.

Além disso, quando o cliente agendar diretamente o compromisso por iniciativa própria, fica claro o nível de interesse dele na proposta que você fez.

6 – Zoom: o presente exige videoconferências!

Você não precisa deixar seu escritório para ficar cara a cara com o cliente. E não estou falando apenas de encontros com prospects de outras cidades ou países! Ferramentas de videoconferências podem otimizar o tempo de todos os envolvidos em uma reunião, pois um não terá que se deslocar até o outro.

Atualmente, o Zoom é a melhor ferramenta de videoconferência que já experimentei. Eu já experimentei muitas: hangout, skype e até mesmo o sistema de videoconferência via whatsapp.

O Zoom é mais profissional. Além de ter mais qualidade de chamadas ao compartilhar a tela, o site permite acesso a recursos avançados, como gravação em MPS e Nuvens, transmissão de webinars e adaptação para dispositivos móveis.

Outro ponto positivo é que a ferramenta possui a extensão do agendador de Zoom, que permite programar reuniões por vídeo direto no calendário do Google com um call-to-action para a conexão. Na hora de enviar o convite para o compromisso, a extensão indica todas as possibilidades de conexão, seja por celular, aplicativo ou página de zoom.

7 – Loom: que tal escalar seu processo consultivo de negócios?

Essa extensão é ideal para aqueles que precisam repassar as mesmas informações várias vezes e por isso querem escalonar sua operação.

O Loom é um plugin que permite gravar vídeos compartilhando telas no seu computador. Assim, você pode esclarecer processos ou transmitir informações valiosas sem a necessidade de fazer uma reunião.

Além disso, cada vez que a pessoa para quem você enviou a informação acessar a gravação, você receberá uma notificação por correio, o que permitirá que você entenda se a informação chegou ou não à pessoa.

8 – Gorgias: por que escrever o mesmo email 1000 vezes?

Quando falamos em otimização de tempo e escalabilidade, também falamos sobre disparos de e-mail personalizados.

Eu sei que existem diversas ferramentas de gerenciamento e automação de e-mail no mercado, mas esse plugin é para gerenciar um número relativamente pequeno de contatos, porém que exige o envio constante e repetido de informações processuais.

Eles são ideais, por exemplo, para você entrar em contato com os Leads abertos em seu CRM de forma adequada.

Se o seu processo comercial segue etapas fixas – como avaliação, solução, negociação e fechamento – é muito provável que você tenha um padrão de informações que precisa ser enviado ao final de cada uma das etapas.

Para que você não escreva o mesmo e-mail repetidamente, você pode criar os modelos no Gorgias. Isso aumentará a eficiência do seu gerenciamento comercial.

Por fim..

Em primeiro lugar, uma observação importante: os plugins indicados neste texto são extensões que funcionam apenas com o navegador Google Chrome.

Existem muitas outras opções no mercado. Essas recomendações baseiam-se em minha experiência como profissional em uma equipe de Inbound Sales e sei que elas ajudarão as agências a dimensionar e otimizar sua operação comercial.

Caso tenha mais alguma sugestão de ferramenta, compartilhe conosco nos comentários! 🙂

 

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