Blog Agências de Resultados

Gifting: o que é e como essa estratégia pode ajudar sua agência a gerar resultados 🎁

Entenda como funcionam as ações de gifting e como você pode utilizá-las para alavancar seu negócio e o dos seus clientes

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Ofertar presentes é uma das práticas mais antigas da humanidade. Romanos, gregos e até mesmo os colonizadores utilizavam essa técnica para ganhar a confiança dos povos nos quais estavam chegando. Mas essa atividade não para por aí: em nossa sociedade enviamos recordações de aniversário, Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais ou até mesmo levamos um mimo de um lugar visitado para um ente ou amigo querido. E por aí vai, não é mesmo?

Afinal, quem não gosta de receber uma lembrança? Esse ato causa sentimentos únicos a quem recebe, gerando ainda um sentimento de reciprocidade e estreitando os laços entre quem oferece e quem recebe.

Sabendo disso e que tais rituais de troca podem ser um ótimo meio de promover causas e propósitos de marca.

Continue lendo e entenda como funcionam as ações de gifting e como você pode utilizá-las para alavancar seu negócio e o dos seus clientes!



Infográfico Transforme-se em uma Agência de Resultados!

Todas as fases necessárias para levar a sua agência para outro nível

O que é gifting?

Se você está se perguntando o que é gifting, vamos descobrir agora! Do inglês, gift significa dom ou dádiva. Assim, as estratégias de gifting procuram entregar para quem é ofertado um presente diferenciado que tenha conexão com quem recebe, que gere ligação emocional com a marca, além de virar um artigo funcional e residual.

Assim, você já percebeu que deve esquecer as canetas e os tradicionais calendários de mesa, certo? Para funcionar bem, essa tática precisa trazer mimos que encantem seu público e despertem os sentimentos certos. Agora você deve estar pensando: como fazer isso?

Por que usar o gifting na sua estratégia?

Entender o que o gifting faz na parte emocional de quem recebe é fácil. E imagina o potencial se essa pessoa for um influenciador digital? Quem nunca viu vídeo de recebidos de YouTubers?

Vamos entender quais as principais vantagens de adotar esse planejamento para a sua empresa:

Fortalecimento da marca

Uma prática cada vez mais constante no mercado é a de humanizar a marca, ou seja, trazê-la mais para perto do consumidor, tornando-a mais humana.

Essa estratégia é um prato cheio para auxiliar nessa tarefa, principalmente combinando com o envio para influenciadores.

Atração de clientes

E de ganhar um mimo ou um brinde? Que pessoa dirá que não gosta? Principalmente se é de alguém que você está conhecendo. Essa é uma boa ideia para atrair clientes em potencial.

Fidelização de clientes

A gente sabe que é muito mais barato manter um cliente fiel do que conseguir um cliente novo, não é mesmo? Então abusar de estratégias que facilitem essa manutenção é sempre uma boa ideia!

Por que usar o gifting faz diferença?

As ações de gifting são realizadas com o envio de um brinde que tenha a cara da empresado seu cliente e ao mesmo tempo conte com criatividade para a construção de um artigo único e diferenciado. Isso faz com que a pessoa se sinta especial, singular.

Por isso, é tão importante que esses mimos não possam ser comprados em qualquer lugar. Eles precisam ser produzidos sob demanda e somente para aquele público, como uma edição limitada, pensada para ele.

Além da inovação e originalidade, o conceito também é muito importante. Por isso, deve-se ter muito planejamento para que a ação seja certeira e realize os objetivos que se pretende alcançar.

Em se tratando de gifting corporativos é necessário lembrar que devem ser levadas em consideração as políticas empresariais com relação ao recebimento de itens. Por exemplo, é de bom grado adequar o presente ao nível hierárquico do funcionário que o receberá. Além disso, timing de envio também deve ser um dos fatores levado em consideração na hora do planejamento.

Como planejar uma estratégia de gifting?

Agora você deve estar se perguntando quais são as melhores práticas para a elaboração de um gifting de sucesso. Certo?

Antes de mais nada, a parte mais importante da estratégia é o planejamento! Aqui você terá o norte de tudo:

  • Qual é o objetivo?
  • Para quem enviar?
  • Quem é essa persona?
  • Por que enviar?
  • O que enviar?
  • Quando enviar?
  • Budget da ação?
  • Tempo de execução?

Com essas definições em mente, o grupo de criação consegue se reunir para a realização de um brainstorming do qual poderá sair ideias para o efetivo planejamento da ação.

Como escolher o presente?

Antes de tudo, é importante saber que não existe uma receita mágica que transformará cada brinde elaborado em um grande sucesso! Porém, algumas dicas ajudam a tornar a escolha mais coerente e precisa:

Conheça sua persona

Em primeiro lugar, é preciso conhecer muito bem os gostos e o que faz a persona a quem se destina a ação. Assim você pode chegar ao item mais certeiro possível.

Utilidade

É essencial que o brinde escolhido tenha utilidade para quem recebe. Se não, todo o esforço vai por água abaixo ou, pior, pode ir parar no lixo!

Personalizado

O presente deve ser personalizado e remeter à marca para toda vez que a pessoa olhar para ele, ela possa automaticamente lembrar de quem a presenteou e essa lembrança gerar o laço de reciprocidade abordado nesse artigo.

Qualidade

Uma das coisas mais importantes é a qualidade do produto! Afinal, o gifting deve ser útil para a pessoa.

Cases de gifting

Nada como ver toda a teoria na prática, certo? Conheça alguns cases de gifting criativos:

Kit de sobrevivência Telecine

Um presskit que ficou muito legal foi o Kit de sobrevivência para o fim do mundo para a rede Telecine. O material continha: cantil térmico, glow stick, bússola, corda, capa de chuva, canivete e dicas de sobrevivência.

Pipoqueira Telecine

Para trazer mais praticidade na hora de preparar a pipoca e assistir a um filme no Telecine, o canal enviou uma pipoqueira inspirada no seu próprio layout para jornalistas e influenciadores. E fez o maior sucesso!

FOM Megapix

Em parceria com a Fom – Acessórios de Conforto e Bem-Estar, o canal Megapix enviou um “representante” do canal para abraçar e cumprimentar pessoas como a youtuber Karol Pinheiro, ex jornalista da revista Capricho. 

Além de um mascote abraçável, foi elaborada uma camiseta com hashtags enaltecendo os principais gêneros de filmes e, por fim, #amomegapix. Juntos com os mimos, o kit continha um cartão carinhoso por parte do Megapix, que explicava a ação e parabenizava os influenciadores por seus trabalhos.

Brinde de final de ano Globosat

Para celebrar o encerramento do ano de 2016, a Globosat montou um brinde de final de ano composto por: um caderno, dois lápis e post-its personalizados. Havia opções de caderno femininos e masculinos, totalmente customizados, com o nome da pessoa impresso. Esses brindes promocionais fizeram bastante sucesso, pois se tratava de um kit funcional, exclusivo e de alta utilidade.

É hora de começar!

Os resultados de uma estratégia de gifting podem ser maravilhosos? Sim! Mas é sempre importante lembrar que o planejamento precisa ser realizado por quem tem experiência, senão pode, além de causar prejuízos financeiros, acarretar também prejuízos de marca! Por isso, é sempre bom checar se o parceiro escolhido tem know-how para executar o trabalho!

Esse post foi produzido pela equipe da VX COMUNICAÇÃO Com mais de quinze anos de estrada no mundo da publicidade, a VX é uma agência full service de marketing de Niterói, Rio de Janeiro. Conta com soluções em comunicação digital e marketing offline. Acesse o blog da VX e fique por dentro das novidades desse universo.

 

Marcadores:

Deixe seu comentário