Blog Agências de Resultados

Google Adwords: gere resultados efetivos para os clientes da sua agência

Uma das principais dificuldades que Agências Digitais e Consultores enfrentam ao utilizar estratégias de links patrocinados pelo Google Adwords e outras mídias pagas é a não obtenção clara de resultados relevantes para o cliente final (Leads e Oportunidades em Vendas).

Saber os resultados destas ações é essencial para o cliente entender o resultado efetivo que a campanha trouxe para o seu negócio, assim como entender a performance e poder otimizar melhor suas campanhas.

Por isso, neste post vamos ver como usar campanhas no Google Adwords para gerar Leads e Oportunidades em Vendas para os clientes da sua Agência.

Mas antes, vamos dar um passo atrás, entendendo melhor como funciona as métricas do Google Adwords.

Principais métricas que o Google Adwords oferece:

  • CTR (Taxa de Cliques), onde verifica-se a frequência com que os internautas que visualizam o anúncio clicam nele
  • CPC (Custo por Clique), onde obtêm-se o valor cobrado por cada clique no anúncio
  • ROI (Retorno sobre Investimento), um indicador percentual de lucro em comparação com os custos da campanha, que quando não é um e-commerce, faz-se necessário definir o valor para determinada conversão

Estas métricas são importantes, porém não refletem por si só o retorno efetivo de potenciais oportunidades em vendas que suas campanhas geram ou podem gerar. Além disso, não é raro vermos campanhas que direcionam o usuário para a home do site ou para páginas com ofertas diversas, sem um foco específico para o produto que o comprador está procurando de fato.

Veja abaixo, um exemplo deste tipo campanha, com o termo de busca “óculos de grau”:

Adwords para agências

Pontos fracos de uma campanha como esta:

  • Alto custo de investimento (CPC direcionado para inúmeras ofertas, sem um foco definido)
  • Falta de entendimento se essa campanha converteu em alguma venda (em geral o resultado da conversão é apurado pela visita ao site, e não para a conversão em venda)
  • ROI será feito com base geral (custo total da campanha / receita gerada)

Resultados efetivos: geração de Leads

Uma das melhores formas de extrairmos resultados em campanhas de Google Adwords é direcionar os anúncios para Landing Pages focadas na captura de Leads, onde através de um relacionamento adequado, poderão se transformar em potenciais clientes.

Vejamos um exemplo prático que aplicamos na Resultados Digitais, e onde obtivemos excelentes resultados: o material  Trilha de Resultados – Aprender Marketing Digital com Especialistas.

Esse conteúdo teve um público bem claro: quem já acessou em algumas das páginas do nosso site da Resultados Digitais,  por exemplo, onde divulgamos nosso software RD Station, nas áreas de nossos eventos RD on the Road e RD Summit ou onde ficam nossos cursos. Nesta campanha, nós trabalhamos também com a estratégia de Remarketing onde obtivemos um bom resultado na rede de display do Google. 

Exemplo dos anúncios via Remarketing, complementares a estratégia:

anúncios campanha adwords

Quem clica no anúncio é direcionado para a seguinte página via Landing Page:

landing page

O objetivo é que o público entre na página e faça a conversão.

Pontos Importantes:

  • Realizar campanhas apontando para Landing Pages, com ofertas claras, e não diretamente para o site da empresa ou em páginas genéricas com muitos produtos.
  • A campanha precisa ter um objetivo claro, como por exemplo, geração de Leads
  • Escolher bem as palavras-chave ou os critérios para campanhas de remarketing
  • Apontar Landing Pages via Palavras-Chave específicas, focando assim no interesse direto do seu público-alvo (otimização da verba)

Apuração dos resultados

É hora de provar o resultado! Além do CTR, o cliente quer saber se os objetivos da campanha foram alcançados (afinal, em muitos casos CTR pode não significar nada de concreto). Neste caso em especial, o objetivo principal era a geração de Leads via Adwords.

Os Resultados desta campanha foram:

  • 688 Leads gerados, com CPL de R$ 1,27
  • Taxa de conversão de 27% de visitantes para Leads gerados

Com isso é mais fácil comprovar resultados concretos e relevantes para seus clientes: afinal de contas, Leads (Potenciais Clientes) significa mais do que visitas e cliques, não é?

E claro, uma boa apresentação dos resultados também ajuda a provar o valor dos seus serviços.

Sua agência trabalha com campanhas de Adwords? Compartilhe conosco as suas experiências.

Marcadores:

Deixe seu comentário