Blog Agências de Resultados

Impacte seus clientes com relatórios de resultados e prove o ROI das ações

Curtidas, seguidores, comentários. Muitas vezes essas são as principais métricas para dizer se um trabalho de marketing digital está sendo bem desenvolvido ou não. Aí a empresa para a qual você presta serviço entra numa crise financeira e o CEO resolve fazer alguns cortes. Qual será o primeiro pedaço cortado fora? Provavelmente os seus esforços de marketing.

Essa realidade é comum para muitas agências e prestadores de serviços de marketing digital, e talvez você já tenha passado por ela. Mas, para entender melhor o motivo pelo qual isso aconteceu, basta responder uma pergunta: você conseguiu provar o ROI, ou seja, o retorno do investimento que o cliente teve em cima do seu trabalho?

Se a resposta for não, bingo! Achamos o problema. Muitas empresas de comunicação estão acostumadas a medir o sucesso do seu trabalho pelo engajamento das postagens ou pelo fato de oferecer uma presença online para seu cliente.

Isso não está errado, afinal de contas um dos objetivos do cliente pode ser branding. Porém, para agregar ainda mais valor ao seu trabalho – e garantir que ele não seja “descartável” -, essas não devem ser as únicas métricas levadas em consideração. Os seus serviços devem ter impacto direto no negócio do cliente, ou seja, gerar oportunidades e novas vendas para o seu cliente!  E qual é a melhor maneira de provar esses resultados? Uma boa apresentação que mostre o retorno gerado com o investimento do cliente.

Sabemos que estratégias de marketing digital podem ter muitas frentes de ações (mídias sociais, Adwords, Landing Pages, etc) e é muito importante reportar quais estão sendo os resultados alcançados com elas. Porém, na hora de montar seus relatórios, tenha também em mente métricas que vão impactar no bolso dele, como a receita que o seu trabalho de marketing está gerando e inclusive qual é o custo de aquisição por cada cliente vindos dos seus serviços.

Com esses números, você vai conseguir provar que o marketing digital é um investimento, e não um custo para a empresa. Isso será fundamental na hora de mostrar a relevância do seu trabalho e uma oportunidade para gerar novos serviços e tickets maiores. Afinal, ele vai estar satisfeito com o seu trabalho. 😉 

Inbound Marketing: prove seu ROI mais facilmente

Por ser mensurável e focada em vendas, com a metodologia de Inbound Marketing é ainda mais fácil analisar os retornos das ações feitas para os seus clientes e justificar esses investimentos.

Além disso, pesquisas apontam que as estratégias completas (com uso de blog, mídias sociais, Landing Pages, email marketing, etc) podem diminuir em até 61% o custo por Lead gerado (CPL) quando comparadas a técnicas tradicionais.

Como calcular o ROI

Uma das métricas mais relevantes é o ROI, que pode ser calculado de diferentes formas. A que sugerimos para você é a seguinte: ROI= (receita gerada) / (valor investido em marketing).

Com esse cálculo, você terá noção de quanto seu cliente teve que investir nos seus serviços para gerar uma receita “x”.

Exemplo: se você investiu R$ 1mil nas suas estratégias e isso gerou uma receita de R$ 10mil, é sinal que a cada R$ 1 investido você tem um retorno de R$ 10.

É uma conta simples, mas nem sempre que presta serviços de marketing digital está atento a esse número. 

Dicas para provar resultados para os clientes

Além do ROI, outras informações devem compôr os seus reports para que ele entenda tudo o que está sendo feito e como suas ações chegaram ao resultado apresentado:

  • Situação do funil de vendas: quantos visitantes, Leads, oportunidades e novas vendas foram gerados no período? Ter a visão macro ajuda a entender os resultados das suas ações e enxergar onde podem haver gargalos.
  • Retorno por fonte de tráfego: ter uma noção do todo é muito importante para mostrar a importância do seu trabalho, porém é fundamental ter o controle de quais são os canais que estão gerando mais Leads e venda. Assim, terá como melhorar o que não está bom e/ou focar no que está bem.
  • Performance de campanhas de email e Landing Pages: os esforços investidos nessas ações devem trazer bons resultados. Analisar taxas de conversão, abertura e cliques, assim como as vendas vindas desses canais é essencial para reportar os resultados e identificar pontos de melhoria.

Há muitas outras informações que você pode colocar em um relatório de marketing digital. Por isso criamos um template gratuito de relatório mensal que você pode usar para provar o valor das suas ações. Ele pode facilitar muito o seu trabalho.

E por fim, nossa dica é fazer um bom alinhamento com o cliente e explicar que o trabalho desenvolvido não irá aumentar da noite para o dia as vendas dele. Esse resultado será, sim, alcançado, porém precisa de um tempo para amadurecimento, que leva normalmente entre três e seis meses.

Marcadores:

Deixe seu comentário