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Agência que faz Inbound Marketing para si: os diferenciais na conquista de novas contas

Listamos os principais motivos pelos quais o Inbound Marketing vai fazer sua agência ter muito mais chances de ganhar a conta do que sua concorrência

Imagine a situação: você vê a oportunidade de conquistar um novo cliente, uma conta que pode fazer com que sua agência tenha mais credibilidade, ganhe mais rentabilidade e engorde o seu caixa no fim do mês. Um cenário ideal, não é mesmo?

Muitas vezes, porém a concorrência é alta, com atendimentos parecidos, portfólios criativos e preços competitivos. O que fazer para se destacar?  

A diferença pode estar nas estratégias usadas para a aquisição de novas contas pela sua agência. E aplicar ações de Inbound Marketing internamente tem um grande impacto nisso.

Você sabia que quase 40% das agências que prestam serviços digitais para clientes finais não usam as mesmas estratégias para si? Ou seja: conhecimento, recursos e ferramentas que não são aproveitados como deveriam — e deixam de trazer excelentes resultados para você.

Não está convencido? Listamos aqui os principais pontos de como o Inbound Marketing vai fazer sua agência entrar pela porta da frente — e com muito mais chances de ganhar a conta do que a sua concorrência.



Guia: Como conquistar clientes para a sua agência

Descubra quatro ações que garantem aquisição e retenção de contas

1. Esteja um passo à frente: conheça seus prospects

Trabalhar com Inbound Marketing é descobrir em que nível de maturidade/interesse para a compra o seu Lead está. Como você mapeia isso? Analisando materiais baixados, rastreando visitas ao site (quais páginas ele visitou), abertura e cliques de emails, ou mesmo as informações preenchidas no cadastro.

Tudo isso permite descobrir em que momento da compra está o seu cliente em potencial.

Não adianta abordar um cliente se ele ainda está entendendo o universo que está inserido o seu negócio. Também é muito mais dificil fechar uma venda se ele ainda não está atento a problemas que sua agência pode solucionar. O ciclo de venda é muito mais comprido e com menos chances de sucesso.

Abordar na hora certa pode ser o fator decisivo para a conquista de uma grande conta. Veja neste post como fazer a abordagem desses Leads.

Dica extra: além de observar a jornada de compra, tenha em mente onde o Lead está em seu funil de vendas. Muitas vezes é possível que uma pessoa tenha baixado um material de topo de funil, mas na verdade já está a procura de um orçamento.

Para isso, crie atalhos para ela: estabeleça pontos de contatos em seu site como banners, formulários específicos, Landing Pages para demonstração ou uma consultoria gratuita. Assim, quem está pronto para a compra vai procurar você e estabelecer o primeiro contato.

2. Use conteúdos para criar autoridade

Chovendo no molhado: conteúdo é rei. Você sabe que estratégias de Marketing de Conteúdo funcionam, mas precisam ser bem feitas. Para isso, estude a persona ideal para a sua agência (Vocês só querem contas grandes? De um nicho específico? De determinada localidade?). A partir disso, elabore materiais que realmente façam a diferença para o seu público.

Lembre-se: ninguém realmente liga se a sua agência está de aniversário e você criou um eBook sobre isso. Mas essa mesma pessoa pode achar interessante ler um material com dicas que possam aumentar as suas vendas em tempos de crise.

Cada vez que você cria um material relevante, isso aumenta sua proximidade com o Lead, você aumenta sua credibilidade e ganha mais relevância na mente do seu público-alvo. E isso pode ser o ponto decisivo para a escolha do cliente por uma nova agência.

3. Fluxo de automação: mais que um contato, um relacionamento

Vamos lá, você já criou conteúdos relevantes e a sua base de contatos começa a crescer. Se ela ficar parada, foi tudo um grande trabalho em vão. Usar horas da sua equipe para criar um excelente layout, com um material que levou dias para ficar bem feito e simplesmente não ter continuidade é jogar dinheiro no lixo. Chegou, então, a hora de relacionar.

Uma boa estratégia de automação de marketing aumenta o contato com o Lead e pode estreitar os laços e criar algo mais pessoal. Sabia que apenas 24,7% das agências hoje usam automação para si próprias? Eis aí uma grande oportunidade que você pode agarrar.

Procure criar e-mails que oferecem conteúdos interessantes para seu público e estabelecem uma conversa. E não se esqueça de assiná-los com um nome: nomear um porta voz da agência faz com que uma pessoa crie laços e assuma a direção do contato.

Todas essas dicas fazem com que quem receba os e-mails se sinta mais próximo de você (e facilitam uma possível negociação no futuro).

4. Seja o seu melhor case e feche a conta!

Sua agência pode ir muito além. Enquanto sua concorrência permanece no lugar comum com um portfólio de projetos, você vai demonstrar para seu prospect o que você pode oferecer para ele: as mesmas ações que o trouxeram para a sua mesa de negociação. A ideia é essa mesma, você ser o seu melhor case de sucesso!

Lembra aquele material que o prospect baixou? E aquela conversa por emails que o fizeram entrar em contato e pedir um orçamento? E o anúncio que chamou a atenção dele para um material específico? Tudo isso pode fazer parte da conversa e mostrar o que você sabe fazer de melhor: Inbound Marketing.

Deixe claro as ações que vão aumentar os acessos ao site do prospect, construir uma relação entre os consumidores e a empresa dele, aproximar clientes de produtos e serviços, e trazer resultados financeiros relevantes para ele. Ou seja, use a sua própria agência para mostrar ao seu cliente que você é uma verdadeira agência de resultados.

Temos ou não, com isso, mais chances de fechar a conta? Boas prospecções e muitas vendas!


Esse post foi publicado originalmente em novembro de 2015. Em outubro de 2017, foi atualizado e republicado. 

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