Blog Agências de Resultados

Como a inteligência emocional ajuda a solucionar problemas na sua agência de Marketing Digital

Você sabia que aprender a controlar suas emoções influencia até no sucesso do seu trabalho? Entenda o que é inteligência emocional e como desenvolvê-la em 9 passos

A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor. É, ainda, a possibilidade de compreender os sentimentos e comportamentos do outro.


Você sabia que aprender a controlar suas emoções influencia até no sucesso do seu trabalho?

Empresas vêm enfrentando diversos problemas, principalmente com os clientes, por dificuldades emocionais enfrentadas pela equipe.

Neste post, vamos explicar como a inteligência emocional pode ajudar a solucionar os problemas na sua agência de Marketing Digital.



Os 6 principais desafios de gestão de agências

Organização de processos? Sobrecarga dos sócios? Contratação de profissionais? Saiba quais são os maiores problemas enfrentados pelas agências digitais brasileiras e como rebatê-los para ter sucesso em 2018

Mas, afinal, quais os principais problemas encontrados nas agências de Marketing Digital?

As agências de Marketing Digital que estão iniciando no mercado enfrentam desafios constantes dentro do planejamento, da operação e do relacionamento com a equipe e com os clientes. No entanto, muitos desses problemas seguem presentes no dia a dia, se não forem solucionados.

Vamos então analisar as dificuldades mais recorrentes:

Cobrar pouco

Muitos acreditam que cobrar o menos possível será atraente para potenciais clientes. No entanto, quando o cliente faz uma pesquisa de preço e se depara com agências que cobram muito pouco, isso acaba gerando a impressão de que a mesma desenvolve um trabalho de baixa qualidade.

Dessa forma, é imprescindível que as agências cobrem um preço que seja justo para o seu trabalho. Ao cobrar um preço justo, os funcionários são devidamente remunerados, há capital para investir no crescimento do negócio e é possível entregar um trabalho de alta qualidade ao cliente.

Ou seja, todos saem ganhando!

Saber quando dizer “não”

Sabe aquela história de que o cliente sempre tem razão? Pois é, em Marketing Digital nem sempre essa máxima deve ser aplicada. Isso porque a agência de Marketing Digital é uma especialista e é o seu dever orientar o cliente sobre o que é melhor para o caso dele.

Se o cliente pedir para que sejam realizadas práticas desleais ou que vão contra os preceitos da área, pode ser que você tenha que dizer não.

Querer ser atraente para todos

Você não pode abarcar o mundo com as mãos. Focar naquilo que em que você é realmente especializado tende a trazer mais clientes e trará mais sucesso à sua agência!

Gerir o tempo

Oferecer um serviço rápido e acabar atrasando na entrega faz você perder a credibilidade com o cliente. Portanto, estime um prazo maior e tente entregar antes. Nesse aspecto, é de suma importância saber gerir o tempo, já que o volume de demandas costuma ser alto e a pressão também.  

Aposto que você já se viu cercado de e-mails Marketing para criar, webinars para divulgar, impulsionar publicações no Facebook, criar artes para uma nova campanha e muito mais, tudo em uma só tarde. Acertei? Por esse motivo, a má gestão do tempo pode atrapalhar muito o seu negócio.

Marketing da sua empresa

Não adianta querer obter clientes a qualquer preço. Se você quiser encontrar um trabalho adicional e crescer, você terá que trabalhar constantemente as suas habilidades em mostrar que tem algo a mais a oferecer. Como uma boa agência de Marketing Digital, não esqueça que você mesmo precisará adotar estratégias de Marketing, hein?!

Minha dica nesse aspecto é trabalhar seu Marketing Pessoal. Lembre-se que você deve se tornar uma referência do mercado, pois isso trará mais e mais clientes para sua agência.

Trabalhar demais

Não adianta fazer tudo de uma vez só, você precisa tirar um tempo para si mesmo, o que ajuda a recuperar a motivação e se sentir mais revigorado para trabalhar. Defina horários de lazer ao longo da semana e também no final de semana: desligue-se de vez em quando para ter uma boa qualidade de vida.

Como solucionar esses problemas?

Eu mesmo já me vi cercado por alguns desses problemas na minha agência de Marketing Digital. Se sua empresa também vem enfrentando esses problemas e você não sabe como agir para resolvê-los, minha dica é que você trabalhe com o lado emocional de seu pessoal. Para isso, busque o desenvolvimento da inteligência emocional (para você e para seu time!).

Além de ajudar cada um a se conhecer melhor, isso certamente ajudará no desempenho do trabalho, no tratamento com os clientes e trará mais e mais resultados para sua agência.

Mas, afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor. É, ainda, a possibilidade de compreender os sentimentos e comportamentos do outro.

Isso possibilita a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes.

Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Para resolver os principais problemas enfrentados pela sua agência de Marketing Digital no dia a dia, trabalhe com o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Mas, como fazer isso?

Confira este passo a passo que elaboramos. Ele serve tanto para você, quanto para sua equipe!

Passo #1: Analise seu corpo e comportamentos

Primeiramente, você deve se observar. Analise suas ações, seus sentimentos, e como isso afeta sua vida. Inclusive seu lado físico.

Quando nos tornamos conscientes de como respondemos aos nossos sentimentos, se torna mais fácil julgar nossas ações e atribuir rótulos aos nossos comportamentos.

Passo #2: Diminua as emoções negativas

Você deve aprender a controlar as suas emoções negativas.

Lembre-se que cada situação possui várias opções alternativas. Não seja pessimista ao ponto de achar que um erro poderá arruinar tudo: saiba procurar a consertar o problema e encontrar uma saída.

Para isso, a dica é escrever em um papel seus pensamentos, sentimentos e opções. Externalizar vai ajudar você a compreender tudo muito melhor!

Passo #3: Aprenda a lidar com o estresse e a ansiedade

Você acabou de chegar no escritório, precisa avaliar a criação da persona de um cliente, disparar diversos e-mails, analisar orçamentos e aprovar várias campanhas nas redes sociais? Tudo até as 9h da manhã, antes da reunião com um cliente? Esse cenário, para muitos, é altamente estressante.

No ambiente de trabalho temos que lidar com fatores imprevisíveis que podem nos tirar do eixo. O estresse e a ansiedade viram rotina, principalmente, ao lidar com os clientes.

Mas você não pode deixar esses sentimentos consumirem você. Aprender a lidar com isso fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.

A dica é aprender a manter a calma, mesmo sob pressão! Se agoniar e fazer as coisas na impulsividade não te trará qualquer benefício. Por isso, lave o rosto com água fria, tome ar fresco, respire fundo, e então, siga em frente.

Passo #4: Tudo a seu tempo

Fique ciente que a Inteligência Emocional é um processo gradual, lento e que varia entre pessoas. Então não pense que a rapidez será a solução: se conhecer leva tempo. Saiba aproveitar esse tempo para trazer resultados positivos lá na frente.

Passo #5: Saiba “responder” ao invés de “reagir”

Você precisa se concentrar em suas ações e perceber a diferença entre o responder e reagir.

O reagir é um processo inconsciente onde expressamos emoções de maneira imediata. Enquanto, o responder é processo consciente onde você analisa suas emoções antes de apresentar um comportamento.

A dica é sempre pensar antes de agir.

Veja mais: Como fazer amigos e influenciar pessoas: 8 pilares de Dale Carnegie que ajudarão você a se relacionar melhor com os clientes

Passo #6: Desenvolva a empatia

Aprenda a se colocar no lugar do cliente e entender o que ele sente e como se comporta. Ter empatia pelo outro nos torna mais sensíveis e abertos.

Passo #7: Crie um ambiente positivo

Ao criar um ambiente positivo de trabalho você contribuirá para sua qualidade de vida e para as pessoas ao seu redor.

Passo #8: Determine seus limites

A inteligência emocional não é apenas a capacidade de olhar para o seu interior, mas também viver o mundo ao seu redor.

Você deve limitar o direito de discordar, de dizer “não” sem se sentir culpado, estabelecer as próprias prioridades e proteger a coação.

Passo #9: Faça coaching!

Muitos profissionais altamente qualificados já passaram por um bom processo de coaching. Se você ainda não sabe o que é coaching ou como funciona esse processo, busque mais informações sobre isso hoje mesmo!

O coaching é especialmente positivo para o desenvolvimento da inteligência emocional, que auxiliará você e os demais membros da equipe a trabalhar com alta performance, de forma focada, administrando bem o tempo e sem se deixar abalar pelos obstáculos do dia a dia.

Conclusão

Aqueles que possuem Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar seu trabalho.

Nem preciso dizer o quanto uma equipe dotada de Inteligência Emocional pode produzir, não é mesmo? Se você quer entregar um trabalho de excelência aos seus clientes, trabalhe isso com sua equipe!

Aproveite esse momento para conhecer quais são os maiores mitos de Marketing Digital que rolam no mercado. Baixe esse eBook gratuito para aprender ainda mais sobre esse mundo do Marketing Digital!

E aí, quais são as maiores dificuldades na sua agência de Marketing Digital? Compartilha comigo!

Esse guest post foi escrito por Bruno Gomes, criador do blog Dose de Marketing.

Marcadores:

Deixe seu comentário