Blog Agências de Resultados

5 dicas para agências e consultores gerarem Leads e vendas pelo LinkedIn

Além de contatos profissionais, agências podem utilizar a rede social para alcançarem resultados; saiba como gerar Leads e vender no LinkedIn com estas 5 dicas

Sempre achei que o LinkedIn era uma ótima rede social para se relacionar profissionalmente, mas nunca imaginei gerar Leads qualificados e muito menos vendas diretas por meio desse canal.

Foi somente depois de estudar mais sobre o LinkedIn e de colocar em prática o que lia que consegui não só gerar Leads para minha agência como até fechar vendas.

Neste artigo, vou dividir com você 5 dicas para conseguir ter mais sucesso com o LinkedIn.

1. A sua foto do perfil e biografia são seu cartão de visitas

Antes de começar a gerar conexões e depois convertê-las em Leads e clientes, pense sobre como você utiliza sua biografia do LinkedIn e como está a foto do seu perfil.

Como Aaron Burns já dizia: “Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão”.

Veja se a sua foto está apropriada para a persona do seu negócio, se possui boa qualidade e se causa uma boa “primeira impressão”.

Outro fator tão ou mais relevante, é o seu título no LinkedIn. Você ainda usa um título como “CEO na Agência X”? Esqueça.

A principal missão do seu título é fazer com que a pessoa que esteja vendo seu perfil pela primeira vez entenda como você pode ajudá-la, despertando assim o interesse de ver o seu perfil por completo.

Depois de ter um título extremamente chamativo, veja como está o seu resumo. As pessoas conseguem entender o que você faz? Você possui uma Proposta Única de Valor (PUV)?

Seus prospects precisam ter confiança em suas habilidades e entender rapidamente como você pode ajudá-los.

Como você faz, Bruno?

No final do seu resumo, inclua uma chamada para ação. No meu caso, eu coloco meu email, peço para me adicionar no LinkedIn e também deixo um link de um eBook sobre Inbound Marketing.

Como gerar Leads e vender com o LinkedIn

2. Use o seu feed do LinkedIn para promover e criar conteúdo relacionado com o que você faz

Quando você compartilhar conteúdo no LinkedIn, concentre-se nos tópicos nos quais você ou sua agência é especialista. Você pode compartilhar uma mistura de seu próprio conteúdo do LinkedIn Publisher, bem como o conteúdo que você achou interessante do blog da agência.

O conteúdo que você escreve também precisa demonstrar que você é especialista na sua área. Mostre para seus contatos no LinkedIn que você os entende e que também domina certo assunto. Em seguida, explique como você pode ajudá-los com esses desafios.

Por exemplo, você pode compartilhar um estudo de caso sobre um projeto que você completou e quaisquer objetivos quantitativos ou qualitativos que você alcançou. Ou compartilhe uma reflexão sobre como o Marketing Digital evoluiu nos últimos anos a, na qual você pode demonstrar como você ajuda os clientes a posicionar seus negócios para desafios futuros.

Como você faz, Bruno?

3. Personalize a sua mensagem inicial para adicionar ou aceitar novos contatos

Depois de ter um perfil e várias postagens que o posicionam como um especialista útil em seu campo, você está pronto para começar a se comunicar com suas conexões para convertê-los em clientes.

Quando você começa a entrar em contato com conexões, saber o que dizer pode ser um desafio. Por favor, não use as mensagens padronizadas do LinkedIn! Você precisa personalizar sua mensagem com base no seu conhecimento sobre a pessoa.

Como você faz, Bruno?

E sim, ela baixou o eBook. 🙂

4. Monitore suas notificações para celebrar datas especiais

As pessoas gostam de ser reconhecidas e parabenizadas, e você pode usar o LinkedIn para reconhecer suas conexões em ocasiões especiais. As ocasiões são uma ótima oportunidade para se comunicar com seus prospects

Você pode ver ocasiões especiais em seu feed de notícias. O LinkedIn também fornece notificações quando uma conexão faz aniversário, assume uma nova posição ou está comemorando um marco de carreira. Para ver as ocasiões especiais, clique na guia Notificações no canto superior direito.

Quando você clica no botão “Dê os parabéns”, o LinkedIn abre uma nova mensagem para o seu contato com um mensagem padronizada. Novamente, não use esse tipo de mensagem! Envie uma mensagem contextualizada para o seu contato, de acordo com o que aconteceu na sua carreira.

Como você faz, Bruno?

Contextualizando: O Amarílio é um colega do mercado de publicidade do Ceará e vinha trabalhando como diretor de arte em grandes agências tradicionais. Como eu sei que ele vai oferecer esse mesmo tipo de serviço para seus clientes (criação de campanhas publicitárias, jingles, outdoors etc.), ele é um possível parceiro, pois provavelmente ainda não tem uma área de Marketing Digital estruturada, nem esse é seu objetivo de negócio. Bem, isso eu ainda vou descobrir. 🙂

5. Use a busca avançada de contatos do LinkedIn para se conectar com prospects em potencial!

Essa é talvez a melhor dica. Quando você for fazer prospecções outbound, utilize esse recurso MA-RA-VI-LHO-SO do LinkedIn! Você pode acessá-lo facilmente clicando aqui.

É uma ferramenta extremamente eficaz para fazer buscas personalizadas, de acordo com a persona do seu negócio. No lado direito da busca, aparecerá uma tela como essa:

Aí é só começar a filtrar, principalmente na área de “palavras-chave”.

Como você faz, Bruno?

Vai depender um pouco da busca, mas como uma das minhas personas são sócios e diretores de pequenas e médias empresas em Fortaleza, são esses os filtros que geralmente coloco. Quando não, também procuro por gerentes de marketing. Mais ou menos assim:

Mas lembre-se do passo de número 3! Nada de enviar mensagem padrão do LinkedIn. Avalie o perfil do seu prospect e envie mensagens personalizadas para cada um deles. 🙂


Essas são as 5 principais dicas que dou (e utilizo, como você viu) para gerar Leads pelo LinkedIn. Mas, claro, existem outras boas práticas no canal, principalmente através das modalidades de anúncios pagos que o canal oferece. Você pode, por exemplo, oferecer um conteúdo educativo gratuito feito pela sua agência e investir em ads.

Lembrando que existem inúmeros canais digitais de aquisição de Leads para o seu negócio e por isso é tão importante ter um planejamento de Marketing Digital feito e rodando para a sua agência.

Para mostrar que essa rede social realmente funciona, ressalto que já gerei Leads qualificados (e fiz vendas!) através do LinkedIn.

Consultoria fechada in loco com a cliente. 🙂

Como gerar Leads e vender no LinkedIn

Vejam que ela já havia me mandando mensagem há dois dias no LinkedIn e eu não tinha visto! Ainda bem que ela me escreveu, hein? Ainda estou na fase de negociação com essa cliente. Torçam por mim! 🙂

Ah, e se quiser me adicionar no LinkedIn, aqui está o link do meu perfil.


Esse guest post foi escrito por Bruno Gomes, sócio-diretor e consultor de marketing Digital na Dose de Marketing.



eBook Agência, saiba como vender serviços de Marketing Digital!

Feche somente contas fantásticas: trazemos todas as dicas para focar no cliente certo e aumentar as chances de fechamento, com passo a passo desde a identificação de oportunidades até como driblar objeções

Marcadores:

Deixe seu comentário