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Crossfit: as maiores lições que essa modalidade pode trazer para a sua agência

Por incrível que pareça, crossfit e agências têm muito em comum. Veja neste post como esse esporte pode ajudar o seu negócio

Você sabe o que é crossfit? Sendo sua resposta negativa ou positiva, vale dar um play no vídeo abaixo.

Brincadeiras à parte, o Rocky crossfiteiro traz importantes lições para consolidar uma agência de alta performance:

  • Tenha processos
  • Treine
  • Utilize técnicas para desenvolvimento
  • Divulgue! #façocrossfit

É sobre esses quatro fatores que irei falar nesse post. Acompanhe!

O que é crossfit?

Trata-se de um esporte que consiste em um treinamento funcional, constantemente variado e de alta intensidade, desenvolvido em 2010 pelo ex ginasta Greg Glasmann. A prática tem como objetivo tornar a pessoa mais saudável nas seguintes áreas:

 

  • Áreas treináveis
    • Resistência Muscular
    • Força
    • Flexibilidade
    • Resistência aeróbica

 

  • Capacidades neurais
    • Equilíbrio
    • Agilidade
    • Coordenação
    • Precisão

 

  • Auxiliares
    • Velocidade
    • Potência

O desenvolvimento dessas áreas pode ocorrer por meio do famoso método WOD (Work Out of the Day), cujo propósito é buscar a alta intensidade dentro do limite de cada indivíduo.

O batimento cardíaco já aumentou? Ficou ofegante? Mantenha a calma, não vou falar apenas de crossfit. Beba água, tome aquele carbo intra treino porque agora vamos às lições e como elas se aplicam à realidade da sua agência.

E, atenção! Se parar de ler aqui vai ter que pagar burpee!

Lição 1: Tenha processo

Todo movimento do crossfit tem etapas e um processo definido para você realizá-lo com eficiência e técnica certa. Quanto mais complexo ele for, mais etapas terá para que você consiga executá-lo da maneira correta e sem se lesionar. Nunca esqueça a técnica!

O mesmo ocorre na sua agência, para que o seu cliente atinja os primeiros resultados e você entregue o primeiro valor o mais rápido possível. Você precisará de uma processo bem definido, que descreve as tarefas que devem ser realizadas para a conclusão de cada etapa da estratégia de inbound Marketing.Um exemplo que temos na Resultados Digitais é o PAR (Projeto de Aceleração de Resultados).

Na própria RD, temos diversos playbooks para tarefas que realizamos diariamente. Eles facilitam nosso trabalho e nos fornecem passos claros para conclusão. Se você é um Crossfitter sabe que para sair aquele snatch perfeito terá que seguir corretamente cada etapa para encaixar o movimento e consegui levantar. 

Lição 2: Treine

Já tem o processo, sabe tudo que tem que fazer, mas não treina? Como assim? Do que adianta?

Aqui na RD, nós temos três encontros semanais chamados de roleplay, com duração de 30 minutos. O intuito é treinarmos junto com toda equipe situações reais que vivenciamos no nosso trabalho: negociação, conversas difíceis, estratégias para diversos segmentos. O que acha de adotar essa prática no seu time?

Muitos crossfiteiros seguem planilhas de treinos específicas, respeitando a individualidade de cada esportista. Essas planilhas descrevem qual tipo de exercício você vai realizar para melhorar um movimento específico. Um exemplo seria fazer barra restrita para desenvolvimento da força, focando no  Kipping Bar Muscle – Up.

Na realidade da agência, se você tem um time de Customer Success, por que não realizar um rotina de treinamento de negociação? Para o time de criação, o que acha de um treinamento para criação de conteúdos para diferentes segmentos?

Assim como, no crossfit, contamos com alguns tipos de treinos:

AMRAP – As many rounds/repetitions as possible

EMOM – Every Minute On the Minute

RFT – Rounds For Time

RM – Repetição máxima

Tabata – 20 segundos de atividade com 10 de descanso

Metcon – Metabolic Conditioning

Fica aí a proposta: vamos adaptá-los para rotina de treinos da agência? Vou utilizar o EMOM e o AMRAP para exemplificar:

  • Treinamento para o time de conteúdo será adaptado o EMOM: A cada minuto, cada integrante do time deve entregar pelo menos um ideia de conteúdo para determinado cliente.
  • Treinamento para o time de CS e vendas será adaptado o modelo AMRAP: Devemos reunir o time em equipe e no mês a equipe deve realizar pelo menos 3 encontros para troca de informações. O CS com estratégias de Inbound e o time de vendas com estratégias para negociação. A dupla que garantir o maior número de vendas que terão sucesso nos primeiros 3 meses ganhará um prémio. Dica: mantenha a geração de leads recorrentes, o disparo de email e fluxos de automação ativos.

O ideal é verificar os objetivos da agência e estabelecer uma rotina de treinos com tempo determinado, mantendo a recorrência dessas ações. 

Ei, ainda estão comigo? Já podem tomar o whey para reposição de proteínas, mas vamos continuar.

Lição 3: Utilize técnicas para o desenvolvimento

No Crossfit, os praticantes que levam a modalidade com seriedade sabem que devem investir um tempo para praticar mobilidade. Mas o que é isso? Mobilidade nada mais é do que você aplicar técnicas de alongamento e aquecimento do seu corpo para que ele torne-se mais flexível, preparado para executar o movimento do Wod e com certeza ter sucesso na sua execução.

Por experiência própria, não é nada legal cair sentado no momento que você está fazendo um backsquat. Além disso, se você utilizar as técnicas certas de mobilidade estará apto a realizar movimentos avançados do esporte, tal como Handstand Walking e evitar lesões.

Consequentemente, ficará mais próximo de disputar alguns campeonatos na categoria RX, olha o troféu chegando na prateleira!

Mas Caique, o que isso tem a ver com a minha agência? “Casa de ferreiro, espeto de pau”? Nada disso! Se você quer ser uma agência de sucesso é preciso ter uma espada ninja na vitrine, certo? Aliás, esse é um dos prêmios que serão entregues  no Partner Day 2019, para agências que usam o RD Station Marketing e estratégias avançadas de Inbound Marketing para seus próprios negócios. 

Quem sabe sua agência não estará disputando no ano que vem? O importante aqui é manter a geração de demanda recorrente para seu cliente. Curtiu? Coloca essa meta aí no planejamento. 

Caso você deseje treinar seu time para situações diversas relacionadas às atividades deles, a RD University (RDU) fornece diversos cursos para a capacitação da sua equipe. Lembra da dica para o time de CS e Vendas citada acima? O que acha de ter como premiação o conhecimento para os colaboradores da agência?

Lição 4: Divulgue

Opa, já estava esquecendo de falar: “Faço Crossfit!”. Isso é um brincadeira que temos na comunidade: se não posta, não funciona. Quer uma prova disso? Olhe o instagram stories das(os) crossfiteiras(os) que vai ter a resposta. Quer aprender a usar melhor as história no insta da agência? Confira esse vídeo no canal da RD.

Como já diria minha avó: “o que não é visto, não é lembrado.” Essa afirmação encaixa perfeitamente para o contexto de agência, não acha? Tem um cliente satisfeito? Peça  para ele escrever um comentário e coloca no seu site. Fez aquele conteúdo sensacional que sua equipe ficou muito orgulhosa? Divulgue nas suas redes sociais. O ideal aqui é está atento ao assunto do momento e aproveitar a onda.

Estamos acordados? Vamos divulgar o trabalho bem feito e comemorar os resultados!

Conclusão

Por incrível que pareça, crossfit e agência têm muito em comum. O caminho do sucesso da agência passa por grandes desafios que todo praticamente de esportes também passa. O caminho para o sucesso é  reunir o time e seguir com foco no objetivo!

Prepara o pré treino, intra treino, pós treino e vamos bater o PR (Personal Record)! Quer inspiração? Conheça a equipe Mayhem Freedom (Time campeão do Crossfit Games 2019) e  inspire-se.

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