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5 lições da série Friends que podem mudar sua agência

O que uma das mais famosas séries americanas pode ensinar a você sobre marketing e até sobre a gestão da sua agência

Todo mundo tem um ritual para relaxar quando chega em casa depois de um dia acelerado de trabalho. Meditar, fazer academia, ouvir música… São muitas as opções, mas o meu, há alguns anos, tem sido assistir a Friends em loop infinito.

Com trama simples e ainda assim envolvente, a série conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. A história é sobre 6 grandes amigos: Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey passando juntos pelas mais diversas situações na cidade que todo publicitário já sonhou visitar — Nova York! A série foi exibida pela primeira vez na NBC,  mas agora todos os episódios estão disponíveis no Netflix.

Quando se assiste tantas vezes à mesma série, você começa a ter insights e encontrar detalhes que antes passavam despercebidos. Reuni algumas das minhas ideias abaixo, mas você só pode ler se tocar a musiquinha tema da série primeiro. (Mesmo se você não der play, eu sei que se você for fã ela já deve estar tocando na sua cabeça.)

P.S.: Se você ainda não sabia, os atores também participam do clipe oficial da música! <3

1. Para se organizar, é preciso criar processos

Já está mais do que na hora de deixarmos de relacionar criatividade com desorganização. O que mais me doía quando trabalhava em agência era ouvir que nós, como profissionais, éramos “naturalmente” desorganizados e, inacreditavelmente, para todos, isso era divertido e não incomodava.



Socorro! Como seguro os clientes da minha agência?

Acredite, a falta de processos pode ser a grande causa dos desalinhamentos internos que acontecem na sua agência. Seu planejamento e execução precisam ser bem feitos a ponto de deixar Monica, nossa freak por organização, orgulhosa! Veja aqui como criar um planejamento consistente para sua agência.

 lições de friends

 

2. Acidentes acontecem. Saiba como aprender com eles

Algo que todos nós compartilhamos com os personagens da série é que estamos sempre propensos a cometer erros e causar alguns acidentes, muitos deles danosos e traumáticos, como quando a Monica, sem querer, decapitou um dos dedos de Chandler.

 lições de friends

 

Quantas vezes você ou sua equipe cometeram erros e deixaram de debater sobre ele? Isso pode estar afetando o desenvolvimento e união de vocês! Pelo menos uma vez por semestre, unam-se para falar dos deslizes que aconteceram na agência, eles são uma grande fonte de aprendizado.

3. Proporcione momentos de descontração para sua equipe

Se você é fã de Friends, já deve ter desejado ter uma amizade como a dos 6 amigos da série. Como estavam sempre juntos, eles tinham uma sintonia invejável e não se cansavam de compartilhar momentos lado a lado.

Se você quiser que sua equipe tenha mais sintonia, proporcione momentos de descontração entre eles, fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, eles podem se conhecer melhor e começar a dividir momentos divertidos juntos.

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4. Cuidado com alterações e entregas para seu cliente.

A necessidade da Monica de satisfazer as pessoas atrapalhou a personagem muitas vezes durante a série. Ela teve que pedir ajuda para seus amigos, trabalhar muito para cumprir o prazo de entrega de um buffet e até virou a noite tentando entregar os bombons perfeitos para seus vizinhos. Isso te lembra alguma coisa?

Muitas vezes você pode estar prejudicando sua equipe apenas para fazer algo que seu cliente solicitou, sem nem ao menos entender ou argumentar se aquele job é realmente necessário e investigar quais serão os resultados reais para seu cliente. Nada de alterações e jobs extra como favor, isso matará seu faturamento no longo prazo. Desenvolva um contrato que permita cobrar por jobs ou alterações extra.

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5. Só ofereça o que pode cumprir

“Todo mundo mente em currículos.” Essa sempre foi a desculpa de Joey para se gabar de diversas habilidades que nunca teve, mas que sempre colocou no currículo. O personagem, que tenta ser um ator reconhecido ao longo da série, sofre diversas vezes por não ter realmente as competências prometidas.

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Muitas agências se enxergam em situações parecidas. Acabam montando um pacote para seus clientes com diversas atividades que não sabem ou não têm a estrutura para realizar. Na grande maioria das vezes, essas promessas tomam muito tempo da equipe e não são feitas com qualidade.

Mantenha o foco do que sua agência se compromete a entregar com qualidade. Caso o cliente busque por produção de vídeo e sua agência não a faça, por exemplo, lembre-se da possibilidade de você indicar seu cliente para uma outra agência, que possa complementar o seu trabalho.

Desde minha adolescência acompanho os episódios de Friends. Foi uma série que, além desses e outros insights, me ajudou muito a aprender inglês. Isso me tornou uma amante e defensora da série até hoje!

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Friends é cheia de tesouros e, um deles, está logo na música de introdução: “I’ll be there for you, cause you’re there for me too” (na tradução, “Eu estarei lá por você, porque você está lá por mim também”). É isso que seu cliente está sempre te dizendo!

Se você quer ser um parceiro estratégico dos seus clientes e aumentar cada vez mais o potencial da sua agência, esteja presente, entregue o prometido e, mesmo que seja difícil, mantenha diálogos abertos com eles, cultivando uma comunicação bem transparente. Isso poderá transformar o relacionamento de vocês e fazê-lo durar bem mais que 10 temporadas.

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