Blog Agências de Resultados

Livros de empreendedorismo: 10 obras indicadas para profissionais de agências 📚

Fizemos uma lista com 10 livros de empreendedorismo, Marketing Digital e comunicação que todo profissional de agência deve ler, com autores como Kotler, Connellan e outros

Você está sempre em busca de leituras sobre tópicos relacionados ao universo de agências — empreendedorismo, estrutura, gestão, liderança e entrega de sucesso aos clientes? Sabemos o quanto essas referências são importantes para você e para o seu negócio. Por isso, neste post, trazemos uma lista com 10 livros de empreendedorismo que todo profissional de agência deve ler.

Veja abaixo:



eBook + Glossário: Inbound Marketing: Tudo o que sua agência precisa saber

Entenda Inbound Marketing de uma vez por todas e o que ele tem a ver com a sua agência e seus clientes

Livros de empreendedorismo

1. Marketing e comunicação na era pós-digital — As regras mudaram (Walter Longo)

Afinal, o que é a era pós-digital? De acordo com o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, vivemos uma época em que uma nova sociedade de consumo está em curso, transformando novamente as relações entre marcas e pessoas, empresas e comunidades, gestores e colaboradores.

Nesse contexto, a era pós-digital veio para questionar as velhas certezas e colocar sistemas inteiros de pensamento corporativo do avesso, fazendo com que novos desafios surjam para os líderes e gestores de comunicação, marketing e publicidade — e, é claro, para as agências, que precisam inovar de verdade para se adequarem ao tempo volátil e efêmero em que vivemos.

No livro, o autor apresenta dados, cases e conceitos inspiradores para os profissionais que precisam entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo.

Livros de empreendedorismo

2. Marketing 4.0 (Philip Kotler)

Se você trabalha com a oferta de serviços de Inbound Marketing, está cansado de saber que o processo de compra do consumidor mudou e que um desafio que as empresas enfrentam na atualidade é o de envolverem um público que está cada vez mais sem tempo e impactado por inúmeros estímulos.

Para ajudar gestores a compreenderem esse momento, o autor Philip Kotler lançou uma versão atualizada de seu livro Marketing 3.0, um clássico da área. Se no primeiro livro o escritor inspirou pessoas a explorarem o marketing centrado no ser humano, no segundo examina a dinâmica de poder de mudança do mercado, os paradoxos causados ​​pela conectividade e o aumento da fragmentação subcultural que moldará o consumidor de amanhã.

Livros de empreendedorismo

3. Planejamento estratégico digital (Felipe Morais)

A internet tem se tornado cada dia mais dinâmica e, nesse cenário, é importante que a agência faça um planejamento não apenas para estar presente digitalmente — por meio do site e nas redes sociais — como também para criar um relacionamento com os usuários.

Em um tempo de constante mutação, no livro Planejamento estratégico digital, o especialista em planejamento, Felipe Morais, aborda o tema de forma simples, clara e objetiva. Ele ensina a pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando condições de mercado, os novos consumidores, a concorrência e as tendências.

Livros de empreendedorismo

4. Marketing de Conteúdo (Rafael Rez)

Para o consultor de Marketing Digital, Rafael Rez, existem duas moedas muito caras no mundo de hoje: o tempo e a atenção. “Ninguém mais tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas do dia para dar conta de tudo que tem que fazer”, diz. Nesse contexto, conseguir a atenção de alguém é muito valioso para seu negócio e o de seus clientes, pois se as pessoas não prestarem atenção, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você é eles têm para vender, por melhor que seja.

Para ele, a moeda que compra o tempo das pessoas hoje é o conteúdo. É por isso que, em Marketing de Conteúdo, o autor fala sobre planejamento, tráfego, geração de Leads, vendas, tecnologia, ferramentas, dentre outras práticas contidas na metodologia.

Livros de empreendedorismo

5. Customer Success: How Innovative Companies Are Reducing Churn and Growing Recurring Revenue (Lincoln Murphy)

Lincoln Murphy, uma das maiores autoridades em Customer Success na atualidade, acredita que o sucesso de uma empresa está ligado ao sucesso dos clientes — que ocorrem quando alcançam o resultado desejado (Desired Outcome) por meio das interações com a companhia. O resultado desejado pelo cliente, por sua vez, é a combinação de dois fatores: resultado esperado e experiência apropriada.

No livro Customer Success: How Innovative Companies Are Reducing Churn and Growing Recurring Revenue o especialista detalha esse processo, desde o planejamento inicial até a execução. Assim, é possível estruturar a área de Sucesso do Cliente dentro da agência.

Livros de empreendedorismo

6. The Marketing Agency Blueprint (Paul Roetzer)

Quando se refere ao universo de agências, o fundador da empresa de Inbound Marketing PR 20/20, Paul Roetzner, diz que “a velha guarda, enraizada na tradição e resistente à mudança, cairá, e novos líderes emergirão”. Ele acredita que o segmento será redefinido por agências de marketing mais ágeis, colaborativas e experientes em tecnologia, que oferecerão serviços diversos como consultoria, treinamento, publicações e venda de software.

É por isso que seu livro, The Marketing Agency Blueprint (disponível em inglês), é um guia prático que apresenta 10 regras para construir uma agência de acordo com esse modelo. A publicação ensina a entregar resultados melhores e valor para o cliente, ganhando sua lealdade.

Livros de empreendedorismo

7. A Marca da Vitória (Phil Knight)

Phil Knight, o homem por trás da Nike, conta sua história no livro A Marca da Vitória. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente. Com 50 dólares emprestados pelo pai, abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo.

Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte. Ele relembra a criação do nome e da logomarca — um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta —, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas.

Livros de empreendedorismo

8. Oportunidades disfarçadas (Carlos Domingos)

Oportunidades disfarçadas é um catálogo de ideias criativas e soluções originais para dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, o livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.

São histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon. É uma leitura importante para executivos, empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e vencer no mundo competitivo em que vivemos.

Livros de empreendedorismo

9. Nos bastidores da Disney (Tom Connellan)

A Disney é reconhecida e admirada em todo o mundo. O notável sucesso da empresa está em sua capacidade de fazer com que seus clientes sempre retornem. Em um estilo divertido e de fácil leitura, o livro revela os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney — são 7 segredos que podem ser aplicados por qualquer outra empresa. Também fornece uma série de exemplos que ajudam profissionais a voltarem sua atenção para os clientes.

Livros de empreendedorismo

10. Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella)

Diante de uma sociedade que não aceita mais viver por obrigação ou trabalhar apenas para ganhar dinheiro, o livro Por Que Fazemos o Que Fazemos? lista as dúvidas mais comuns dos profissionais brasileiros, elucidadas por Mario Sergio Cortella, filósofo com vasto conhecimento sobre o comportamento humano.

São 20 capítulos de ensinamentos que servem como um manual completo de um profissional do século XXI. Paciência e persistência são algumas das características essenciais para quem quer vencer na carreira e alcançar os sonhos e objetivos que às vezes parecem deixados de lado.

Como você pôde ver nessa lista, livros de diversos assuntos podem ser relacionados com o universo do empreendedorismo e das agências e — por que não? — trazer lições para ele.

E você, tem alguma sugestão de leitura? Conte nos comentários! 🙂


Post publicado em abril de 2017 e atualizado em maio de 2018.

Marcadores:

Deixe seu comentário