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Máquina de Crescimento: a metodologia da Resultados Digitais que pode ajudar no crescimento escalável da sua agência

A Máquina de Crescimento é uma forma previsível e escalável de direcionar nossos clientes a avançarem mais rapidamente e melhor no uso do RD Station, seguindo um rumo de sucesso; saiba como aproveitá-la

Começar um negócio nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. O primeiro pré-requisito é a paciência contra a burocracia. Licenças, autorizações, prazos a perder de vista fazem com que esse processo dure muitos meses.

Esses números variam de uma cidade para a outra, mas, em média, alguém que planeje começar um negócio no Brasil leva dois meses só para abrir a empresa (nos Estados Unidos, por exemplo, todo esse processo dura cerca de um ou dois dias).

Já para conseguir todas as licenças e alvarás, são mais de nove meses de espera no Brasil, em média.

Existem casos também de empreendedores que resolvem fazer uma readequação do seu modelo de negócio. Aí também vem o desafio burocrático pela frente (que envolve alterar a documentação da empresa) e a necessidade de mudanças internas.

Mas, se por um lado, existem situações complexas de que você não pode fugir, por outro, existem algumas que você pode simplificar e tornar as mudanças menos dolorosas com a definição de processos internos e metodologias replicáveis de trabalho.



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Criar processos internos ajuda no desenvolvimento da agência

A gestão de processos facilita ao colaborador a trabalhar de forma padronizada nas rotinas de seu trabalho, evitando soluções diferentes para problemas do dia a dia. Se as atividades rotineiras estão mapeadas, os colaboradores terão mais facilidade para tratar as exceções que surgirem.

Resumindo: o desenvolvimento de processos internos tende a aumentar a produtividade dos colaboradores.

Mas não se esqueça que para isso se tornar parte da cultura da empresa, é necessário um trabalho constante de treinamento e alinhamento para se certificar da aderência da equipe.

E aqui temos uma situação bem importante quando se pensa em abrir uma empresa ou mudar o modelo de negócio dela.

Reflexão aqui é a palavra-chave. Como posso melhorar os processos internos e trabalhar de maneira mais eficiente, em menos tempo, com menor custo e com equipes menos estressadas?

Isso pode representar a diferença entre sobreviver a crises ou fechar as portas.

Máquina de Crescimento: a metodologia que pode ajudar você a definir os próximos passos e entregar sucesso aos seus clientes

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”.

Quando se define um método é possível acompanhar os resultados e avaliar o que está dando certo ou o que precisa ser corrigido. Assim é possível definir qual é o melhor caminho para entregar cada vez mais resultados de sucesso ao cliente.

Quando uma metodologia é implementada, é possível padronizar as entregas para os clientes, sendo possível acompanhar os resultados através de indicadores. Os indicadores permitem que seja possível comparar e definir quais as estratégias ou atividades estão sendo feitas que estão levando mais ou menos resultados para os clientes.

Uma referência de metodologia que pode ser trabalhada com seus clientes é a Metodologia Máquina de Crescimento da Resultados Digitais, que foi desenvolvida a partir do estudo da própria trajetória da RD e do histórico de nossa base de clientes.

O que é a Máquina de Crescimento?

A Máquina de Crescimento é uma forma previsível e escalável de direcionar nossos clientes a avançarem mais rapidamente e melhor no uso do RD Station, seguindo um rumo de sucesso.

Ela foi baseada no estudo dos nossos clientes e nos próprios resultados que foram conquistados ao longo desses poucos anos de existência. Entendendo os resultados que foram conquistados ao longo do relacionamento com nossos clientes, identificamos pontos comuns que traziam crescimento e evolução deixando nosso clientes cada dia mais satisfeitos.

Sem dúvida, sua agência pode ter a Máquina de Crescimento como referência na hora de construir o planejamento de estratégias para seus clientes.

Como funciona a metodologia?

A metodologia foi dividida em 4 fases que representam o grau de evolução do cliente no Inbound Marketing. Essas fases são divididas em Marcos de Sucesso, um conjunto de passos mínimos que o cliente precisa cumprir para alcançar o próximo marco com propriedade.

As fases que são trabalhadas na Metodologia são:

1. Prova de Canal

Marcos de sucesso da fase 1

  • Mecânica de geração de Leads: aqui você deve iniciar um processo de geração de Leads Inbound qualificados
  • Relacionamento por email: crie as primeiras campanhas com o RD Station para relacionamento com os Leads gerados
  • Planejamento de conteúdo: aqui se dá os primeiros passos no Marketing de Conteúdo
  • Primeiras vendas: aqui se estruturam os passos para o processo de vendas aos clientes Inbound

2. Modelo Replicável

Marcos de sucesso da Fase 2

  • Otimização na produção de conteúdo: Acompanhar no ranking orgânico do Google a evolução das páginas de conteúdo e realizar de otimizações de SEO On Page, levando em consideração as palavras-chave
  • Criação de campanhas e autoresponder: Criar um fluxo de emails a serem enviados via automação ou autoresponder para os Leads da base, segmentados por etapa da jornada de compra, com o objetivo de fazer os Leads descerem no funil de vendas
  • Qualificação de Leads: Definir um processo que determine os critérios mínimos que os Leads precisam atender, levando em consideração os dados do Lead e os tipos de conteúdo que consumiu para enviar para à equipe de vendas
  • Definição e análise de metas: Analisar a performance e o resultado de cada conteúdo, bem como os canais de aquisição, com o objetivo otimizar estratégias e melhorar taxas de conversão

3. Automação e Escala

Marcos de sucesso da Fase 3

  • Integração entre Marketing e Vendas: Revisão de todo o funil de aquisição de clientes, desde a atração até o fechamento de vendas
  • Jornada de compras automatizada: Desenhar jornada de compra, definindo fluxos de nutrição com base nela
  • Criação de novos canais de aquisição: Aumentar geração de Leads, reconhecendo a origem de Leads por canal
  • Roteamento de Leads Qualificados: Configurar o Lead Scoring com o perfil e interesse da persona ideal, segmentar toda a base de Leads e definir automação para repasse dos Leads para a equipe de vendas
  • Otimizações de SEO: Acompanhar a evolução dos conteúdos no ranking orgânico do Google utilizando o planejador de palavras-chave e fazendo otimização On Page das páginas.
  • Ser autoridade em seu assunto: Ter um blog com conteúdo que abranja um grande volume de dúvidas e desafios das personas recebendo citações e links externos de outros sites e mídias.
  • Fidelização de clientes automática: Criar fluxos de automação de email segmentados por perfis de clientes para aumentar a retenção.

4. Otimização

Marcos de sucesso da Fase 4

  • Configuração de Marketing BI: Levantar insights valiosos para o negócio utilizando Marketing BI
  • Revisão de boas práticas em cada canal: Buscar e implantar as práticas mais avançadas e atuais em cada canal de geração de Leads
  • Produção de conteúdo segmentado: Aumentar o alcance e a eficiência dos conteúdos com base na revisão das personas criadas
  • Workflows de Customer Marketing: Criar workflows de relacionamento específicos para clientes, com objetivo de retenção e entrega de sucesso
  • Processo de análise de Sales Ops: Criar um processo de análise que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas
  • Automações para oportunidades perdidas: Criar automações para tratar diferentes causas de oportunidades perdidas ao longo do funil

Veja mais detalhes sobre a Máquina do Crescimento neste post.

Por que adotar essa metodologia?

Para quem está começando ou reavaliando o modelo de negócio, a metodologia da RD pode ser a referência que faltava para definir o processo de atendimento ao cliente.

A escalabilidade dos serviços de Marketing Digital geralmente é comprometida pela falta de estruturação e de processos. A Máquina do Crescimento certamente vai contribuir consideravelmente na estruturação interna e no equilíbrio para a evolução previsível da entrega de sucesso do seu cliente,.

Além disso, as etapas da metodologia consideram uma evolução contínua através de um caminho lógico e o passo a passo detalhado das atividades que devem ser realizadas e quais o objetivos essas atividades vão atingir. Esses parâmetros podem te dar um norte de onde seguir.

Conheça nosso programa de Parceria

Se sua agência ainda não é parceira da Resultados Digitais, fica o convite para você conhecer mais sobre o programa.

Dentre os benefícios está o acesso a metodologias comprovadas (como a própria Máquina de Crescimento), além de cursos e consultorias para que você ofereça um serviço de mais qualidade para seus clientes e tenha um crescimento escalável.

Bons negócios!

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