Blog Agências de Resultados

Marketing centrado no ser humano: o que é e como ele pode ajudar sua agência

O marketing centrado no ser humano coloca as necessidades dos clientes no centro do planejamento, criando uma forte base de princípios e propósitos para sustentar a estratégia de marketing como um todo

O comportamento de compra evoluiu ao longo dos anos. Hoje em dia, buscamos, compramos e nos relacionamos com as marcas de forma mais aberta, direta e exigente. Como consumidores, queremos nos sentir ouvidos, incluídos e representados pelas marcas que consumimos.

Não compramos um produto ou serviço apenas por seus benefícios funcionais, mas, sim, procuramos marcas que tenham os nossos valores e ofereçam algum tipo de experiência. Somos influenciados digitalmente, pesquisamos, interagimos e nos envolvemos com o propósito das marcas.

É nesse contexto que surge o marketing centrado no ser humano.



Infográfico: Processos criativos em agências

Confira a teoria da Arte do Pensamento dentro de um guia visual e comece já a aplicar essa estratégia!

O que é marketing centrado no ser humano?

O marketing moderno não foca somente na venda de produtos e na satisfação dos clientes, mas também se preocupa em criar conexões verdadeiras com os consumidores, transmitir valores e fomentar o senso de colaboração e o impacto social positivo no mundo.

O marketing centrado no ser humano coloca as necessidades dos clientes no centro do planejamento, criando uma forte base de princípios e propósitos para sustentar a estratégia de marketing como um todo. Essa deve ser uma das premissas das campanhas realizadas pela sua agência ou consultoria.

O Marketing de Conteúdo, a geração de demanda, a criação da persona, o cultivo dos Leads e todas as demais ações são desenvolvidas a partir de uma ótica focada em solucionar os desafios dos clientes de forma humanizada.

Por que os profissionais de marketing estão de olho no marketing centrado no ser humano?

Já se foram os dias da publicidade tradicional. Hoje em dia é necessário encantar o cliente e entregar cada vez mais em troca de sua fidelidade.

O Marketing de Conteúdo foi o primeiro passo em direção a um marketing mais humanizado, criando e compartilhando conteúdo valioso e relevante para os clientes. Porém, para sua agência se destacar neste quesito, por que não incorporar algumas práticas focadas em criar uma conexão mais humana e direta com seus Leads e clientes?

Entender como os consumidores interagem com a sua marca é fundamental para alavancar o seu negócio. Isso envolve analisar as necessidades, objetivos, comportamentos e personalidade do seu público alvo para fornecer soluções compatíveis com o perfil encontrado.

Como aplico uma abordagem mais humana na minha estratégia de marketing?

1. Faça mais do que simplesmente ouvir seus clientes. Conheça-os!

Seja um ouvinte ativo entrando em contato com seus clientes e capturando o que eles têm a dizer.

  • Saia do escritório! Sempre que possível, converse com seus clientes pessoalmente.
  • Faça perguntas significativas para conhecê-lo mais a fundo.
  • Defina metas comportamentais e utilize-as como seus principais indicadores de desempenho, assim, você poderá encontrar pontos cegos e obter novas percepções a respeito de sua estratégia de marketing e branding.
  • Não se defenda, apenas ouça.
  • Compile e faça uma análise do conteúdo coletado, procurando por insights e pontos em comum.

2. Coloque a empatia no centro de sua estratégia

O que sua marca tem feito para melhorar a vida de seus clientes e tornar o mundo um lugar melhor? Sua marca faz as pessoas sorrirem?

Seja empático ao considerar as necessidades, metas e desejos de seus clientes, concentrando-se nas experiências humanas. Criar um mapa de empatia é uma ferramenta poderosa para compreender as diversas características do seu público-alvo.

3. Utilize uma linguagem e uma abordagem mais inclusiva

A sua marca se preocupa em refletir a diversidade do seu público-alvo em sua estratégia de marketing e comunicação?

Uma abordagem mais humanizada requer adequar o seu discurso para garantir que ele seja efetivo e bem recebido pelo seu público-alvo. Fatores como identidade de gênero, orientação sexual, religião, faixa etária, região, aspectos culturais, diferenças raciais e étnicas devem ser considerados no desenvolvimento de novas campanhas. Por isso, conhecer a fundo seus clientes é fundamental.

4. Invista nos valores, missão e visão de sua marca

As empresas de sucesso sabem que definir a missão, visão e os valores que permeiam todo o negócio é fundamental para direcionar todas as atividades da empresa.

Hoje em dia, os consumidores se conectam em um nível sentimental e emocional com as marcas, consumindo produtos e serviços que estejam alinhados com seus valores e objetivos pessoais. Por isso, é preciso garantir que todas as suas campanhas estejam alinhadas com o propósito da empresa.

Assim, podemos atrair consumidores que se identificam com a marca, criando relacionamentos mais duradouros.

O marketing centrado no ser humano é a grande aposta do momento para gerar mais engajamento com os clientes, criar uma marca sólida, socialmente responsável e pronta para os desafios que estão por vir!

Lembre-se de aplicar as dicas acima não apenas para sua própria agência, como também para as campanhas dos seus clientes. 😉

Marcadores:

Deixe seu comentário