Blog Agências de Resultados

Marketing de conteúdo: ótima opção de negócio para sua agência e seus clientes

Texto escrito por Natashy Duarte*.

Aqui na Ingage nós trabalhamos com Inbound Marketing para a atração de Leads tanto para a agência quanto para os nossos clientes. A metodologia Inbound engloba várias práticas e diversas ferramentas, entre elas o marketing de conteúdo. Apostamos nele porque é por meio do conteúdo valioso, único e rico que as personas descobrem empresas por meio dos motores de buscas e pelas redes sociais e começam a interagir com elas.

Por que trabalhar com marketing de conteúdo?

Talvez a sua agência ainda não esteja preparada para trabalhar com toda a metodologia de Inbound Marketing, mas certamente o marketing de conteúdo já pode ser usado. Em geral, o custo de implementação dessa estratégia não é elevado e os resultados possíveis de serem alcançados são excelentes. Além disso, é o primeiro passo para a criação de uma estratégia sólida de Inbound Marketing e automação de marketing. Se você deseja alcançar isso em sua agência e oferecer essa solução para seus clientes, comece pensando em conteúdo.  

Benefícios para o cliente

O marketing de conteúdo pode ser usado para atingir diversos objetivos. Educar o mercado sobre seu produto ou serviço, mostrar autoridade da empresa, relacionamento com prospectos, fidelizar clientes, dentre vários outros. A produção de conteúdo é a base para uma ampla estratégia que trará os mais variados resultados positivos, se bem planejado e executado.

Por exemplo, a Maxiline, uma marca de cosméticos profissionais e nossa cliente há dois anos, começou o trabalho com a criação de um blog voltado para cabeleireiros e profissionais de salões de beleza, com conteúdo com dicas de produtos da marca e posts de interação e engajamento. A estratégia desenvolvida para a empresa envolve dois posts semanais. O blog já conta leitores fiéis e o post “5 pacotes promocionais que todo salão deve fazer” teve 1.477 acessos em um período de 30 dias após a sua postagem.

A utilização das redes sociais para a divulgação do conteúdo produzido foi essencial para alavancar a estratégia. Mas não nos limitamos a somente publicar conteúdo do blog. Outro trabalho desenvolvido, que aumentou a interação e o engajamento, foi a criação de aplicativos customizados para ações promocionais no Facebook. Fazemos postagens diárias na Fan Page e no Instagram e atuamos com o SAC 2.0 em ambas as redes, estimulando o diálogo com os usuários e resolução de dúvidas ou problemas de forma rápida e assertiva, criando conteúdo único e específico para cada rede social.

Dentre os resultados atingidos, destacamos:

  • Após seis meses do início do trabalho, a marca acumulou mais de 26 mil fãs com um crescimento orgânico de 93%
  • Alcance médio de 30% da base de fãs nas postagens diárias
  • 200 mil usuários únicos impactados mensalmente com o conteúdo gerado pela página do Facebook
  • 9% de taxa de engajamento nas postagens. Uma taxa 1.000% superior à média do segmento de acordo com a Social Bakers

E, principalmente, conseguimos entregar um aumento do retorno direto sobre os investimento (ROI) nas redes sociais superior a 500%.

A rotina com o cliente

Só citar os números é bonito, mas não mostra como é que esse trabalho é realizado. Então, vou mostrar como é a nossa rotina com o cliente, para a produção das pautas!

E um comentário: talvez a agência não tenha um braço para a produção de conteúdo ou simplesmente não deseje ter esse serviço interno. Solucionar isso é bem simples, pois empresas como a Rock Content (que é parceira da Ingage), são excelentes soluções para a produção de conteúdo.

Vamos à rotina:

1 – Sugestão de conteúdo enviada pela fornecedora de conteúdo, com título, público-alvo, briefing e exemplos de outros sites;

2 – Envio da sugestão para o cliente. Se ele aprovar, pedimos a produção do conteúdo, senão, pedimos nova sugestão de briefing de acordo com a sugestão do cliente;

3 – Quando o conteúdo chega, o revisamos e encaminhamos para o cliente. Mesmo com a revisão do fornecedor, é importante revisarmos para ver se a proposta está mesmo dentro do que o cliente espera. Se não estiver, reprovamos o conteúdo e fazemos as devidas alterações internamente. Se estiver, encaminhamos para o cliente.

4 – Com a aprovação, esse conteúdo entra no cronograma semanal de publicação do blog, que é encaminhado com a imagem para a aprovação do cliente. Também já enviamos todas as chamadas que serão publicadas nas redes sociais.

5 – Na semana de publicação, o conteúdo é postado no blog e compartilhado nas redes sociais. Começamos a monitoração dos resultados e avaliamos o conteúdo que traz mais retorno para o cliente. Com base nisso, sugerimos o conteúdo para os próximos meses.

O mesmo processo é repetido com todos os clientes, mas o conteúdo, seu formato e frequência de postagem varia de acordo com seus objetivos. É importante salientar que antes de começar qualquer trabalho de conteúdo, é necessário ter em mente para qual público-alvo se está escrevendo. Nós usamos as buyer personas, que são representações semi-ficcionais de nosso público-alvo e sugerimos que você utilize a ferramenta Gerador de Personas para criar os dos seus clientes.

Os benefícios para a agência

Porém, não são só os clientes que podem se beneficiar com a adoção de estratégias de conteúdo. Sua agência também pode aproveitar todos os benefícios e resultados que uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada e estruturada trará. Aqui na Ingage, nós produzimos conteúdo para o blog, criamos e-books, infográficos, estudos de caso e estamos nos preparando para criar vídeos. Também começamos a fazer guest posts como este artigo que você está lendo.

A agência precisa ter consciência que quando oferece um serviço como o marketing de conteúdo, precisa também apresentar-se como um caso de sucesso. Afinal, se não dá certo para você, por que daria para o cliente?

Desde o começo desde ano estamos postando pelo menos duas vezes por semana no nosso blog, compartilhando nas redes sociais e aumentamos a frequência de criação de materiais.

E o que isso gerou para a Ingage?

  • Posicionamos o site da empresa na primeira página do Google, quando feita a busca por empresas de marketing digital;
  • Aumentamos em 177% o número de visitas provenientes do Google e outros mecanismos de busca através de produção de conteúdo para o blog;
  • Ampliamos em 150% o número de oportunidades de negócio gerados pelo site da empresa.

Conclusão

O marketing de conteúdo é valioso tanto para os clientes quanto para as agências porque atraem o público interessado no assunto e, consequentemente, em seus produtos e serviços. É um processo natural para o marketing digital, pois se você quer atrair alguém para o seu site, quer que ele permaneça o máximo de tempo por lá e comece um relacionamento com a empresa que culmine na compra.

*Natashy Duarte trabalha com Inbound Marketing e marketing de conteúdo há quatro anos e contribui para os clientes da Ingage conquistarem mais negócios pela internet.

Marcadores:

Deixe seu comentário