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[Na prática] Case Bom de Bola: como aumentar visitas e conversões

Pare uns instantes para pensar: o que sua agência está tentando entregar para seus clientes? A resposta provavelmente foi esta: resultados, retorno sobre o investimento, ROI. O Inbound Marketing é focado para isso, e sempre falamos neste blog sobre os principais impactos que prestadores de serviços de marketing devem causar no bolso dos clientes: mais Leads e vendas.

Porém, você deve saber que alguns clientes têm um foco diferente desse. Foi o que aconteceu com a nossa parceira Tekoa quando assumiu a conta Bom de Bola, um projeto que organiza campeonatos escolares de futebol nos estados do sul. Um dos principais desafios era gerar mais cadastros de alunos interessados em participar do campeonato, além de ajustar algumas “pontas soltas” do relacionamento com a audiência, como unificar e explorar melhor os canais de comunicação (site e mídias sociais).

A agência entrou em campo em 2013 e fez um diagnóstico completo para no ano seguinte começar seu trabalho de gestão e de comunicação integrada. Em 2014, foram identificados os pontos que deveriam ser otimizados: Gestão, Marca, Plataforma e Base de Dados.

Vamos ver como eles usaram algumas ações digitais para gerar cadastros de jogadores, tornar o projeto referência no mercado e consolidar a marca.

Em pouco mais de cinco meses, o número de visitas no site aumentou 7,5x; a página do Bom de Bola no Facebook escolhida para ser a oficial passou de 620 curtidas para 16.045 e o número de alunos atletas com cadastro digital cresceu de 871 para cerca de 31 mil.

 

Geração de Leads pelo novo site

A criação de uma nova plataforma teve como objetivo construir um site voltado para o público do Bom de Bola, e para isso foram pensados elementos com foco na conversão (cadastramento online), afinal o objetivo era o cadastro de novos participantes.

Para isso, foram criadas algumas Landing Pages com diferentes focos, desde a geração de uma figura na época da Copa do Mundo até páginas para deixar depoimentos sobre o campeonato e para o sorteio de camisetas. O público deixa seus dados e responde perguntas que permitem conhecer mais seu perfil e interesse.

As mídias sociais e e-mail marketing foram utilizados para divulgar essas Landing Pages e dar mais projeção às ações. No fim de 5 meses, foram 31 mil alunos cadastrados.

Além disso, o site tem espaço para inserção de conteúdo, calendário interativo, linha do tempo interativa e galeria dos campeões:

IMAGEM 01 - NOVO SITE

Base de Dados

A base de dados foi desenvolvida para possibilitar um maior controle e integração em relação aos participantes, facilitando o relacionamento e a obtenção de informação sobre os participantes, ex-participantes e professores. Ela foi monitorada através do RD Station, e as informações coletadas permitiram mapear os alunos e dar direções de comportamento do público-alvo. A partir disso, os emails marketings foram segmentados de acordo com o perfil dos usuários (participantes, ex-participantes e professores) e também pela sua região e enviados para o público que de fato deveria recebê-los.

Marca (Branding)

Em relação à marca, quatro pontos precisavam ser revistos: o plano de comunicação, pesquisa e análise sobre a marca, revitalização e padronização de elementos da marca.  Esse plano partiu de um levantamento de dados sobre a audiência do Bom de Bola, identificando preferências e canais utilizados pelo público.

A Tekoa buscou aumentar a interação com o público com eventos e mídias sociais, e ainda fortalecer e explorar a marca em outros canais, incluindo anúncios em mídia tradicional e alinhamento com assessoria de imprensa. A comunicação e a identidade visual foram padronizadas e unificadas, passando-se a utilizar um único nome para o projeto, uma única fanpage entre as existentes e um único site.

 

Resultados

O número de visitas no site aumentou de 411 para 3.356 de junho a novembro, e o número de alunos atletas com cadastro digital cresceu de 871 para cerca de 31 mil de maio a outubro:

IMAGEM 06 - GRÁFICO VISITAS SITE

IMAGEM 07 - GRÁFICO CADASTRO DIGITAL

Com essa estratégia de comunicação integrada, alguns resultados já foram percebidos. A página do Bom de Bola no Facebook escolhida para ser a oficial passou de 620 curtidas para 16.034.

IMAGEM 05 - GRÁFICO FACEBOOK

Além disso, com a otimização dos investimentos em mídia, o valor destes investimentos pôde ser mantido, enquanto os resultados foram mantidos ou aprimorados.

Os dados abaixo mostram que os investimentos em ações digitais e em uma ferramenta de gestão de marketing digital geraram grande impactos e retornos para o cliente (clique para ver com melhor definição):

Tabela de investimentos e retorno

Uma entrega clara de valor facilita o cliente enxergar valor e entender exatamente os retornos que estão vindo. Tanto que a Tekoa continua tocando as ações de comunicação e marketing do projeto.

“Já somos parceiros da Resultados Digitais há algum tempo. Porém, quando iniciamos o trabalho junto ao Bom de Bola ainda entendíamos o Inbound Marketing como algo voltado principalmente à vendas. Com a finalidade de ampliar o relacionamento da marca junto às diferentes partes envolvidas nesta iniciativa (alunos, atletas, professores, escolas etc.) nós utilizamos diferentes canais digitais. O desafio principal era unificar e explorar melhor os canais de comunicação, tendo em vista que as estratégias já estavam sendo colocadas em prática. O Inbound Marketing e a o RD Station nos auxiliaram a integrar o processo de Marketing Digital e a intensificar o relacionamento com os envolvidos de forma mas inteligente, a partir da rastreabilidade e da análise de dados de tais envolvidos, isso foi um diferencial no nosso trabalho.” Julio Monteiro, consultor de marketing digital e customer success da Tekoa.

Quer ver outro case? Veja como a Máquina de Resultados gerou 500 Leads em duas semanas.

A Tekoa é uma empresa de inteligência que atua de forma estratégica via internet na aproximação entre clientes interessados e marcas relevantes. Para isso, a Tekoa busca promover seus clientes por meio de inovação e customização. Do ponto de vista estratégico, suas prioridades envolvem gestão de marca, business intelligence, mídias digitais e costumer experience. Já no âmbito operacional, o foco da Tekoa é a melhoria contínua de desempenho, pessoas, operações, infraestrutura, TI e estruturas digitais.

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