Saiba o que é o Google Partners e como conseguir a certificação

A certificação do Google Partners para agências gera muitos benefícios, como a inclusão no marketplace, treinamentos e premiações. Confira agora!

Ewerton Silva
Ewerton Silva26 de março de 2019
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Você usa o Google AdWords para desenvolver campanhas de links patrocinados para sua empresa ou para seus clientes? Saiba que, se você anuncia na plataforma do Google, você está apto a participar do Google Partners, o programa de parceria do Google.

São muitas as vantagens ao adquirir a certificação Google Partners, mas para conseguir é necessário atender alguns requisitos. A seguir, entenda melhor como funciona o programa de parcerias do Google.

Como conseguir a certificação de Google Partner

Para se tornar uma agência Google Partner é necessário mais que somente investir no AdWords: é preciso mostrar para o Google qualidade na entrega.

Atualmente o Google disponibiliza 2 modelos de certificação: Google Partner e Premier Google Partner. Para receber qualquer um deles é necessário cumprir alguns pré-requisitos (sendo que o selo Premier é mais exigente).

Confira a seguir cada um dos requisitos do Google.

Primeiros passos

Antes de começar, caso você não utilize os serviços do Google para o email corporativo ou tenha um Gmail padrão para a empresa, recomendamos criar um (com acesso a todos os serviços do Google utilizados, como Analytics e Search Console).

Feito isso, chega o momento de você criar uma MCC (Minha Central de Clientes), caso ainda não utilize. A partir da central, você consegue gerenciar todas as contas de AdWords com um só login.

Além de melhorar a produtividade dos analistas que cuidam das contas, a MCC possibilita reunir todos os investimentos mensais dos clientes (e até da sua própria conta) no mesmo local, algo necessário para conseguir atingir o investimento mínimo mensal para obter a certificação.

Para criar uma MCC é bem simples:

  1. Acesse a página inicial de Central de Clientes do AdWords
  2. Configure uma conta para a agência (importante utilizar Gmail ou uma conta Google)
  3. Clique em “+ Conta” e adicione sua conta e as contas já existentes de clientes
  4. Vá até as “Configurações da Conta” e conceda acesso para a sua equipe

Perfil da empresa no Google Partners

Agora que você já possui uma Central de Clientes do AdWords, é necessário realizar seu cadastro no Google Partners. Confira o passo a passo do cadastro:

  1. Acesse o site do Google Partners, clique em “Participe do Google Partners” e inscreva-se;
  2. Faça o cadastro com o mesmo email usado para criar a MCC;
  3. Já dentro da conta, clique em “O meu perfil” e, no formulário, “Afiliação da empresa”. A seguir, insira o nome ou o site da sua agência;
  4. Como o Google Partners não vai encontrá-la, clique em “+ Adicionar empresa” e proceda com o cadastro;
  5. No cadastro, é necessário confirmar a propriedade do site usando um email com o mesmo domínio ou verificando via Google Search Console.

Com o perfil da agência configurado, é necessário que os membros da equipe também realizem seus cadastros pessoais no Google Partners e vinculem o perfil a empresa (clicando em “O meu perfil” e buscando pela empresa no formulário de afiliação).

Lembre-se: Todos os profissionais da agência que trabalham com o AdWords devem realizar o cadastro e a vinculação, pois será importante para um dos critérios de certificação.

Provas e certificações

Para obter o selo de Google Partners, a empresa precisa ter pelo menos um membro afiliado com a certificação de Google AdWords. Já para o selo Premier, é necessário ao menos 2 membros certificados.

Para conseguir a certificação de Google, o profissional precisa ser aprovado no Exame de Fundamentos e em um dos outros exames do AdWords disponíveis: Pesquisa, Display, Mobile, Vídeo ou Shopping.

Todos os exames são gratuitos e estão disponíveis dentro da conta pessoal de cada membro do Google Partners (o acesso deve ser feito com a mesma conta que está vinculada ao perfil da empresa).

Para se preparar para os exames, você pode fazer o download gratuito do Kit para gerar Leads com o Google AdWords e também acessar o Partners University, que possui vários treinamentos para as provas (em português).

Desempenho da empresa

A equipe do Google avalia o desempenho da empresa através do aumento na receita geral dos anúncios e também por manter ou conquistar mais clientes usando Google AdWords.

Por isso é importante vincular ao perfil da empresa no Google Partners a MCC principal da agência, para que some todos os clientes e acabe sempre incluindo os clientes novos que são conquistados.

Outros fatores que são levados em consideração são métricas de desempenho, como a qualidade das campanhas e o CTR (Click Through Rate) médio.

Investimentos no AdWords

Não é só qualidade e desempenho que o Google avalia para conceder a certificação de Google Partners, é preciso garantir um investimento mínimo também.

O valor mínimo que é preciso atingir no total de gastos com Google AdWords é de 10 mil dólares nos últimos 90 dias corridos, ou o equivalente em reais. Assim, com uma cotação de R$ 3,50, por exemplo, é necessário um investimento mínimo de 35 mil reais nos últimos 90 dias.

Além disso, é necessário ter a conta de administrador com pelo menos 90 dias e investimentos em pelo menos 60 dos 90 dias.

Vá além com o Google: Ferramentas para agregar ainda mais valor ao trabalho da sua agência

Além do selo de parceria, o Google possui diversos recursos para potencializar ainda mais a estratégia digital dos seus clientes. Confira dicas de canais e plataformas que sua agência pode aproveitar

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

5 benefícios do programa

O status de agência parceira do Google gera vários benefícios para a sua agência, que geram credibilidade, possibilitam capacitar sua equipe para melhorar ainda mais as campanhas e ainda tem a possibilidade de receber prêmios.

1. Selo Google Partners

Esse é um dos benefícios mais populares do programa. Ao se tornar uma agência parceira do Google, sua agência tem o direito de utilizar o selo de Google Partner ou Premier Google Partner em seus materiais, de acordo com a sua certificação.

É disponibilizado um selo estático para materiais offline e um selo dinâmico (que apresenta as certificações da agência) para divulgações online.

Você pode ver como fazer o download dos selos do Google e suas regras na Central de Ajuda do Google Partners.

2. Suporte

Além do relatório de desempenho e do suporte padrão do AdWords via telefone, chat e email, agências que fazem parte do Google Partners recebem uma gestão de conta dedicada, com um acompanhamento mais próximo da equipe do Google.

Outra vantagem de fazer parte do programa de parcerias é um suporte mais estratégico para negócios, com consultorias para obtenção de novos clientes.

3. Marketplace

Assim como o programa de parcerias da Resultados Digitais possui um marketplace com todas as agências parceiras, o Google também disponibiliza uma página reunindo todos que fazem parte do seu programa.

Por meio do marketplace do Google Partners é possível encontrar um parceiro certificado para trabalhar com publicidade online ou com um site, e ainda filtrar pela região que deseja procurar a agência.

Apesar desse potencial de visibilidade, esse local ainda é subexplorado pelo Google e infelizmente são poucas as empresas que sabem da sua existência.

4. Conteúdos exclusivos

Além dos cursos presentes no Partners University, o portal do Google Partners disponibiliza vários conteúdos para aprofundar o conhecimento nas técnicas de publicidade online, templates para apresentações de prospecção de clientes.

O programa também proporciona treinamentos esporádicos para os executivos da empresa.

5. Premiações

Agências que participam do programa de parceria do Google também recebem mais recompensas, como ofertas promocionais (geralmente cupons de créditos para o AdWords, para novas contas) e concursos entre as agências com diversos prêmios.

Geralmente os concursos são relacionados ao valor de investimento de novas contas, e os prêmios envolvem desde camisetas do Google até viagens para o Vale do Silício.

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  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Conclusão

Se sua agência pretende oferecer serviços de Marketing Digital que envolvem investimento em Google AdWords, trabalhar para conseguir a certificação do Google Partners é um excelente desafio para deixar sua equipe mais capacitada e conseguir os primeiros clientes investindo nessa mídia. Sem contar que, ao conseguir a certificação, as chances de aumentar a carteira de clientes com investimento no AdWords é muito grande.

Caso você já possua clientes com investimento em AdWords (e principalmente se esse investimento já ultrapassa o mínimo necessário para obter a certificação), conseguir o selo de Google Partner é fácil e é essencial para alavancar sua estratégia.

São vários benefícios que o programa oferece e tudo o que pede em troca é um investimento linear, uma entrega de qualidade e uma equipe certificada. Você topa o desafio?

Já possui a certificação Google Partner? Não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários!

E, é claro, lembre-se de que a Resultados Digitais também tem um programa de parceria para agências e prestadores de serviços. Se você ainda não faz parte, aproveite para conhecer mais!

Ewerton Silva

Ewerton Silva

Quem escreveu este post

Especialista em SEO, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí e trabalha com Marketing Digital desde 2011. Com frequência palestra sobre SEO e Marketing Digital e é instrutor do curso de SEO na RD University.

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