Blog Agências de Resultados

O que sua agência precisa fazer para conquistar – e manter – clientes

Um desafio constante para agências de marketing digital que trabalham e aplicam o conceito de Inbound Marketing com seus clientes é como, ao longo do tempo, conseguir manter receitas de contratos estabelecidos e, inclusive, ampliar os mesmos ao longo do tempo.

Com este post, Daniel Kroin* da Next Idea – agência especializada em Inbound Marketing, apresenta o que vem dando resultado para ações e experiências vividas em quase 2 anos de atuação exclusiva sobre o tema no mercado.

Não é mágica… É muito trabalho!

Engana-se quem acha que toda agência que diz fazer Inbound Marketing e que tenta surfar na onda do momento vai ter sucesso! Essas agências podem até obter clientes neste momento em que o Inbound desperta o interesse do grande público, mas sucesso, com contratos saudáveis e duradouros e operações rentáveis, só se concretiza no médio e longo prazo. Então, não tem mágica!

Na evolução constante de novos contratos e mais receita que as agências buscam, três fatores principais devem ser considerados:

 

1- Conhecimento no assunto

Não adianta apenas dizer que sua agência faz Inbound Marketing. É preciso ter propriedade da metodologia e dos conceitos envolvidos na aplicação para realmente defender sua adoção e transmitir segurança duradoura para seus clientes. Invista na capacitação da sua equipe e fique sempre atento às melhores práticas. Existem vários contéudos, cursos e eventos que podem ajudá-lo se capacitar e estar constantemente atualizado.

Soma-se ao item conhecimento, o aprofundamento que a agência deve fazer com o cliente. Conheça o negócio de seu cliente: em que mercado ele se insere, qual é a dinâmica deste mercado, quem são seus concorrentes diretos e indiretos, quais são as práticas comerciais adotadas neste mercado, quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis de seu cliente no mercado e etc.

Além disso, estude a persona compradora dos produtos e serviços de seu cliente: quais são os hábitos dela, o que considera pontos-chave para uma aquisição, com quem e como compartilha experiências, com que frequência e como busca os produtos e serviços de seu cliente e etc. Entender a jornada de compra desse consumir e o que pode atrai-lo e fazê-lo evoluir até o momento de se tornar um cliente é essencial para entregar melhores resultados.

 

2 – Comprometimento com o cliente

A longevidade de uma relação comercial entre empresas se dá muito pelo comprometimento apresentado. Levar sua equipe inteira para visitar o cliente… não.

Não precisa ser fisicamente, mas que todos conheçam quem é esse cliente, seus objetivos, suas nuances e pontos que são importantes para uma manutenção da relação. Isso é, crie em cada um dos colaboradores de sua agência o vínculo de compromisso com o cliente, e não apenas com uma conta. E, quando possível, integre as equipes, fomentando a relação direta e ampliação de vínculos. Quanto mais, melhor.

Mas não é apenas pelas relações humanas que o comprometimento se torna notável. O cliente percebe as ações diárias com sua marca. Por isso, faça realmente o que precisa ser feito e não empurre soluções desnecessárias para ampliar suas vendas. Tenha o foco realmente no cliente e não em uma relação comercial pontual.

 

3- Apresentação de resultados

Como terceiro item, e não menos importante que os anteriores, uma relação duradoura e de amplificação de receitas só é possível quando sua agência apresenta resultados (relevantes) para o cliente. Já que o digital é totalmente mensurável, o mínimo que o cliente espera é a demostração de que as ações promovidas pela sua agência foram importantes para seu negócio, fizeram a diferença, trouxeram Leads e ampliaram conversão.

Apresente com periodicidade relatórios quantitativos e qualitativos com sugestões de ideias de melhoria contínua. Isso demostra ao seu cliente que a agência está sempre analisando e pensado sobre o seu negócio. Se possível, utilize dashboards compartilhados, assim, a transparência de informações fortalece a relação.

Dica extra: tente sempre construir cases de sucesso com seus clientes. Além de serem um importante mecanismo de divulgação para a agência, indiretamente os cases ampliam os vínculos entre empresa e agência, onde o compartilhamento de informações é em conjunto.

Enfim, procure no dia a dia de sua agência trabalhar sobre estes três fatores com atenção igualitária. Garantimos que assim os resultados para o seu negócio serão evolutivamente adquiridos.

Compartilhe suas experiências conosco!

 

*Daniel Kroin é CEO na Next Idea, Agência de Inbound Marketing. Engenheiro de formação, atua há mais de 15 anos nas áreas de vendas e marketing, onde foi gestor em empresas multinacionais, líderes em seus segmentos. Em seu histórico, já contribuiu com o posicionamento de grandes marcas no ambiente web, mas seu objetivo hoje é ajudar empresas a ampliarem resultados de negócios a partir das ações de Inbound.

Marcadores:

Deixe seu comentário