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Explorando as oportunidades para geração de Leads, com André Siqueira

Veja os principais insights do treinamento exclusivo para agências parceiras da RD "Explorando as oportunidades para geração de Leads”, ministrado por André Siqueira

Você já se perguntou se existem formas de alavancar uma estratégia em que você usa as principais táticas de Inbound Marketing?

Se a sua resposta foi “sim”, saiba que não está sozinho. Muitas das nossas agências parceiras têm essa dúvida. Por isso, realizamos um treinamento exclusivo para a nossa comunidade sobre o tema “Explorando as oportunidades para geração de Leads”, ministrado por André Siqueira, cofundador da RD.

O treinamento fez parte do nosso calendário educacional exclusivo para as agências parceiras da RD. Mas neste post reunimos os principais insights sobre a conversa para compartilhar com você. 

Confira a seguir!

Guia Definitivo da Geração de Leads

Aprenda como transformar os canais de Marketing da sua agência e de seus clientes em máquinas de conversão

12 oportunidades para geração de leads que as agências costumam não aproveitar totalmente 

Para André, existem pelo menos 12 oportunidades de alavancar a geração de Leads. São elas:

eBooks

Apesar de muitos profissionais de marketing já acharem que o ebook está “saturado” no mercado, existe uma ampla possibilidade de conseguir ótimos Leads em grande volume. Mas para isso acontecer, a premissa é criar um conteúdo de valor!

Lembre-se sempre de garantir que seu material converse com sua persona e toque na dor dela. É exatamente com esse diferencial que seus materiais ganharão mais autoridade perante seus clientes e serão consumidos sempre que algo novo for criado.

Características do eBook:

  • Consegue trabalhar no assunto com maior profundidade
  • É de fácil consulta para quem baixa
  • Gera um grande volume de geração de leads

Exemplo de eBook que performa super bem na RD: Como usar o WhatsApp em estratégias de Marketing Digital

Webinar

Com a pandemia, muitos webinars e lives começaram a ser difundidos. Isso porque este formato permite com que você realize uma entrega mais atualizada e instantânea para aquele que busca a informação que você está passando, além de mostrar a “pessoa” por trás da criação daquele conteúdo.

Ter uma pessoa como porta-voz daquele conteúdo, gera uma conexão maior entre empresa e cliente, garantindo um relacionamento ainda melhor.

Características do webinar:

  • Costuma gerar menos conversões do que um material como eBook
  • O percentual de compra é geralmente muito maior
  • É um material que ativa o gatilho da escassez (por acontecer “ao vivo”, em um momento específico)
  • Gera maior responsabilidade (por geralmente precisar de inscrição para comparecer ao evento)

Exemplo de webinar: Geração de Demanda: Como levantar mais vendas para a sua agência

Quiz

Um grande aliado nas ações que precisam gerar Leads rapidamente é oferecer uma dinâmica mais divertida/informativa. O Quiz foi um dos grandes propulsores de muitas marcas do mercado e as pessoas realmente gostam de fazer avaliações de si comparado a outras pessoas/situações/cenários.

Características do Quiz:

  • Cria envolvimento com quem participa
  • Atiça a curiosidade e o ego
  • Você consegue descobrir muitas informações sobre o seu Lead com base nas respostas, e pode inclusive usá-las para o direcionamento de produção de outros conteúdos

Exemplo de Quiz: Quiz doMarketing nas Redes Sociais: Mostre o que você sabe sobre o assunto e veja se você é o estagiário ou o Mark Zuckerberg das Redes Sociais!

Templates

Os templates geralmente são os materiais mais simples de se divulgar ao mercado. Muitas vezes você já possui uma planilha ou checklist que utiliza no seu dia a dia ou com seu cliente. Por vezes, com pouca adaptação, é possível transformá-la em oferta de material rico para o seu Lead.

Características do Template:

  • Mais fácil aplicação
  • Muito atrativo pois resolve problemas claros
  • Acelera o Lead no funil de marketing

Exemplo de templates: Modelo de proposta comercial de sucesso

Diagnóstico

O diagnóstico, apesar de ser um dos materiais de elaboração mais complexa, confere a você e seu cliente informações valiosíssimas sobre a realidade de seu Lead, conseguindo trabalhar com ele de forma muito pontual e assertiva.

Características do diagnóstico:

  • Ajuda muito o lead e de forma personalizada
  • Coleta informações relevantes sobre o lead

Exemplo de diagnóstico: Diagnóstico de Marketing e Vendas

Ferramentas Gratuitas

Outro material que ainda é pouco utilizado pelas empresas como parte da estratégia de geração de Leads são as ferramentas. Com as ferramentas gratuitas você tem a possibilidade de, além de coletar os dados do Lead, fazer uma divulgação da ferramenta a todos as pessoas que visualizarão o conteúdo. Porém, esse tipo de conteúdo exige um maior empenho na criação.

Características das ferramentas gratuitas:

  • Ajuda o lead a ir para a prática
  • Se espalha facilmente e gera interesse

Exemplo de ferramentas gratuitas: Gerador de assinatura de email profissional

Mini cursos por email

Este aqui é um ótimo recurso para você fazer um excelente uso do RD Station Marketing e features como Lead Scoring, Lead Tracking e outras, para acompanhar em que fase da comunicação o seu lead está e como ajudá-lo a dar o próximo passo.

É uma ação relativamente fácil de se criar e com um planejamento simples utilizando o RD Station Marketing, você já consegue colocá-lo no ar em pouquíssimo tempo.

Características dos mini cursos por email:

  • É algo atrativo e muito diferente
  • Possui uma ótima entrega e o material fica sempre no email do Lead

Exemplo de mini cursos por email: Marketing Digital para empreendedores

Cursos online

Os cursos online tiveram um alto crescimento nos últimos tempos e a tendência é de um aumento ainda maior nos próximos anos. Com tudo convergindo para o online, apostar neles como parte da sua estratégia não só garante Leads qualificados, como fará com que sua autoridade seja ainda mais fortalecida no mercado.

Características dos cursos online:

  • É um formato riquíssimo como entrega
  • Faz o Lead sentir que está ganhando bastante valor com o curso

Exemplo de cursos online: RD University

Os cursos online estão em alta principalmente agora, durante a quarentena, e no nosso Blog de Marketing saiu um case bem legal sobre o assunto: Como a Conquer conquistou mais de 500 mil novos alunos em meio à pandemia

Consultorias gratuitas

Se você ainda não conseguiu aprovação de verba para aquela campanha mais robusta ou quer gerar Leads em um espaço de tempo um pouco menor, deve apostar no consultoria gratuita. Nela, você oferece um serviço do qual você já faz com maestria e além disso consegue um contato quentíssimo para trabalhar e avançar no funil.

Exemplo de consultorias gratuitas: Veja na prática como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa a gerar mais resultados

Checklist

Assim como os templates, os checklists podem ser inspirados em materiais nos quais você já utiliza no seu dia a dia. A diferença desse conteúdo está no formato de entrega, que possui uma estrutura muito mais simples e faz com que o Lead verifique constantemente a sua marca.

Exemplo de checklist: Guia para definir o perfil de cliente ideal da sua agência

Amostras Grátis

Caso o seu cliente possua um produto atrelado, uma ótima alternativa para garantir Leads de qualidade é o envio de amostras grátis. Com elas você consegue pedir informações mais detalhadas do Lead e entender como trabalhar de forma mais direcionada a ele.

Exemplo de amostras grátis: Programa você pode

Product Led Growth (PLG)

Essa estratégia, na qual você oferece um produto de “entrada” ou com menos funcionalidades para despertar interesse do seu Lead, pode ser uma alternativa excelente para quem deseja Leads com o interesse correto (ou seja, de acordo com o seu ICP).


Aqui na RD, nossos parceiros utilizam essa estratégia oferecendo nossos planos mais básicos para a criação das primeiras estratégias, e depois de entregar um excelente resultado nos primeiros dias, já conseguem um aumento de pacote de serviços e de entrega.

Características do PLG:

  • Captar o contato e deixar usar o produto
  • Tento vender para quem se engajou e/ou fez bom uso do produto


Exemplo de PLG: Planos do RD Station Marketing

Este conteúdo continua: o próximo treinamento será sobre “Formas e Canais de Divulgação”

Gostou do conteúdo e quer saber mais detalhes sobre ele e a segunda parte desse treinamento?

Então entre em contato com um dos nossos consultores de agências e saiba como fazer parte da nossa comunidade de agências parcerias. Ao participar, você tem acesso a esses e diversos outros treinamentos exclusivos. 🙂

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