Blog Agências de Resultados

Panorama das Agências Digitais 2019: 3 dados que revelam desafios e oportunidades sobre seu mercado

Você quer saber qual é o panorama das agências digitais brasileiras? Confira neste post algumas das revelações apontadas pela pesquisa.

Pelo quarto ano consecutivo, a Resultados Digitais e a Rock Content se uniram para lançar o Panorama das Agências Digitais no Brasil. Essa pesquisa se tornou ao longo do tempo uma das principais referências para se entender quais são os principais desafios enfrentados e as oportunidades desse mercado.

Essa relevância não é à toa. Mergulhamos a fundo em diversos temas que envolvem o mundo das agências digitais: perfil dos negócios, principais serviços oferecidos, performance em vendas, estratégias adotadas para retenção de clientes e muito mais.

As informações apresentadas neste relatório foram obtidas por meio de uma pesquisa online, respondida por 1042 representantes de agências de todo o Brasil

Para dar um gostinho do que você pode encontrar na pesquisa, compartilho 3 dados reveladores sobre o mercado.

Panorama das Agências Digitais 2019

Um Raio-X completo desse mercado no Brasil

1. Sócios prevalecem como responsáveis pela aquisição de novos clientes

Pelo fato de as agências terem equipes enxutas, os gráficos mostram que os sócios ainda executam a tarefa de aquisição de novos clientes, seja integralmente (72,3%) ou parcialmente (16,1%).

Esses dados podem refletir um contexto em que os sócios centralizam muitas funções para si e estão sobrecarregados de atividades, prejudicando o investimento de tempo em ações voltadas à construção da estratégia da agência e à representatividade do negócio no mercado.

Somente 27,8% das agências contam com vendedores dedicados, e destas, a maior parte conta com uma média de 3 pessoas no time comercial. É muito positivo contar com profissionais para a prospecção de novos clientes na equipe, já que isso permite um foco maior na estruturação de um setor de vendas e na construção de uma proposta comercial de sucesso.

2. O ticket médio das agências aumentou nos últimos anos

Vale destacar que existem muitas estratégias para agregar ainda mais valor ao trabalho e aumentar o valor pago pelo cliente. A partir do momento em que você consegue entregar resultados e fidelizá-lo com os primeiros serviços, você pode pensar em adicionar novas ofertas ao seu pacote, mostrando os resultados alcançados até agora e apontando um potencial cenário para voos mais altos.

A pesquisa também revela que 67,9% das agências participantes tiveram um faturamento acima de R$ 120 mil anual. Além disso, uma maioria de 74,3% dos respondentes destacou que o faturamento da agência entre 2016 e 2017 aumentou ou se manteve — mais uma prova do potencial da oferta de serviços digitais.

3. Compra de mídia digital continua a ser o serviço mais ofertado

Existe uma série de opções de serviços de Marketing Digital que sua agência pode oferecer, pensadas em cada etapa do Funil de Vendas – da atração à retenção. A proposta é que o seu negócio busque sempre evoluir seus serviços e abranger ao máximo todas as ofertas importantes para atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção.

A pesquisa indicou pequenas quedas nas ofertas de compra de mídia digital e de gerenciamento de redes
sociais, embora os dois serviços permanecem na liderança. Um marco importante deste ano é que Marketing de Conteúdo assumiu pela primeira vez o terceiro lugar no ranking, com 77,3%. Também passamos a perguntar se as agências desenvolvem sites e 73% delas disseram que sim, o que deixa o serviço em quarto lugar.

Outro ponto interessante de se destacar é que a oferta de serviços de automação de marketing teve um segundo
salto consecutivo — em dois anos, foi de 34,5% para 51,9%. Essa oferta se mostra cada vez mais decisiva para se
relacionar com Leads de maneira inteligente e escalável.

Veja mais: Marketing é pouco. Conecte-se ao time de vendas!

__

E aí, quer conferir o relatório completo do Panorama das Agências Digitais 2019? Acesse já e garanta que você esteja por dentro dos principais desafios e oportunidades para o seu setor!

 

 

Marcadores:

Deixe seu comentário