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Parcerias para agências: como construí-las e gerar oportunidades

Saiba por que e como você deve sair da frente do computador para buscar parcerias que geram mais oportunidades de negócio

As agências digitais já sabem que a metodologia usada para gerar bons resultados aos clientes é aquela ligada ao funil de vendas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Porém existe um outro mundo de possibilidades que pode gerar chances reais de gerar novos Leads e principalmente clientes, como as relações ganha-ganha.

Neste post, vamos falar sobre três tipos de parcerias interessantes que ultrapassam a tela do computador e podem ser boas fontes de aquisição de Leads.



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1. Faça parcerias de Co-Marketing e Co-Branding

Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. O velho ditado “nenhum homem é uma ilha” pode muito bem ser associado ao empreendedorismo. Prova disso é que uma empresa de sucesso tem milhares de funcionários, do presidente ao faxineiro – cada um tem o seu papel e a sua importância para o alcance de bons resultados.

Em uma agência de marketing não é diferente. Através de parcerias com outras empresas você consegue promover a sua marca fazendo mais e alcançando mais bases e novos nichos de mercado com menos esforço. Por isso, agências de sucesso sempre têm ao seu lado parceiros de confiança e profissionais para oferecer o melhor aos clientes. Elas trabalham focadas em trazer o maior retorno sobre o investimento.

Recentemente, aqui na BSB Connect, fizemos uma parceria estratégica extremamente interessante com uma empresa de software para nutricionistas – a Nutgo. A nossa parceria não envolve nenhum tipo de investimento financeiro até então, mas complementamos as duas frentes para ter um produto final, com as duas marcas, assim como acontece com o Co-Marketing.

Com a estratégia de co-marketing, uma empresa vai gerar negócios para a outra. Isso reflete na parceria de produção de um conteúdo rico, por exemplo, que será divulgado para a base de Emails das duas empresas e ajudará na nutrição dos Leads, contribuindo para deixá-los mais preparados para a abordagem de vendas. Neste caso, as duas empresas ganham produtividade, eficiência e resultados.

O mais importante nesse tipo de parceria entre marcas é ter a dedicação de pessoas comprometidas com os resultados de ambos os lados; desenvolver um trabalho equilibrado, onde não haja esforço a mais para um e a menos para outro e alinhar todas as atividades e expectativas de ganho antes de dar o start nas campanhas. Lembre-se sempre de firmar parcerias respaldadas em contrato.

Outra estratégia que tem sido cada vez mais utilizada para atrair novos clientes é o Co-Branding. Enquanto que o Co-Marketing, a ação se dá basicamente pelo compartilhamento do marketing, o Co-Branding está focado no compartilhamento da marca. A ação está focada em usar duas marcas para entregar um valor a mais ao cliente.

2. Participe de eventos do seu público

Grupos de empresários nas redes sociais, encontros em associações comerciais, reuniões de coaching de empresários e workshops são ambientes ideais para expor a sua marca e conseguir não só bons contatos com a troca de cartões, mas também para novas oportunidades de negócios.

A primeira boa prática para fazer isso acontecer é identificar que eventos a sua persona frequenta. Assim, você está investindo o seu tempo com um público mais segmentado, o que aumenta as chances de atrair Leads qualificados. Infiltre-se neles com práticas eficazes de network. Assim, você aumenta as possibilidades de conquistar novos clientes, fazer Co-Marketing e Co-Branding e abrir espaços para novas oportunidades de parcerias estratégicas surgirem.

Se for preciso, converse com as pessoas sobre as soluções para resolver os problemas de quem busca o seu serviço. Se possível, tenha em mente números de mercado, análises e notícias que tenham relação com o seu negócio.

Não saia de casa sem ter em mente qual o seu objetivo no evento. Isso é essencial para organizar a sua estratégia de networking. Saiba como se apresentar, esteja pronto para dizer quem você é, qual o seu cargo e o que sua empresa faz.

3. Divulgue conhecimento. Realize palestras, workshops e minicursos

Sua empresa sabe o que faz e, com certeza, o objetivo é que faça com maestria. Por que não repassar isso aos outros? Você não só vai dissipar conhecimento, como mostrará que tem capacidade de trabalhar com o assunto e resolver o problema de quem busca o que você domina.

Uma boa estratégia para fazer com que uma palestra renda novos Leads é realizá-las em eventos cujo público seja semelhante ao seu. Não se coloque em uma posição de salvador da pátria, mas como alguém que tem a solução em mãos.

Outra chance de ganhar a confiança do público em eventos de parceiros e, claro, captar novos clientes é participar de workshops e minicursos para tornar você e a sua marca visíveis. Você ganha propriedade no assunto e é como alguém que tem as expertises para solucionar problemas.

Para tornar sua participação mais rentável ainda, apresente exemplos e cases de sucesso. As pessoas se identificam ao saber que histórias reais tiveram sucesso com o que você está “vendendo”.

Conclusão

O sucesso de toda parceria vai depender de uma avaliação bem completa do mercado da marca parceira, da estratégia e do planejamento geral da ação. Faça várias ponderações antes de fechar uma parceria. Observe a força da marca que está se juntando, verifique se o público da empresa parceira tem semelhança com a sua persona e tem chances de ser atraído pelo seu serviço.

Faça uma análise da importância que a empresa parceira dá à qualidade. Se a junção será para criar um produto novo e você vai complementar com um item de outra marca, pondere e anule todas possibilidades do produto falhar. Se você vai implementar com serviços, avalie o todo e, claro, cada detalhe.

Mantenha a identidade visual da sua marca preservada quando for utilizá-la nas campanhas de marketing. Quando pensadas a passos estratégicos, essas parcerias pode ser uma grande oportunidade para alavancar os seus resultados.


Este post foi escrito por Raphael Caitano, CEO da agência BSB Connect. Publicado em janeiro de 2017, o artigo foi atualizado e republicado em abril de 2018.

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