Blog Agências de Resultados

Partner Day 2019: Veja um resumo do que rolou no evento

Um ambiente para potencializar o coletivo e engajar as agências a fortalecerem esse ecossistema, essa é a ideia do Partner Day

No dia 5 de novembro, às vésperas do RD Summit 2019, aconteceu o Partner Day: evento exclusivo para as agências parceiras da Resultados Digitais. Reunindo mais de 500 participantes na ACM, em Florianópolis, a convenção promoveu palestras com conteúdos exclusivos, feira de negócios e muito networking.

Toda a identidade do evento foi pautada no The Movement, um movimento para potencializar o coletivo, reforçando o propósito da RD de conectar as agências e transformar esse mercado cada vez mais em uma comunidade

Os conteúdos foram pensados para ajudar os participantes a descobrir novas maneiras de avançar no posicionamento estratégico dos seus negócios, e o ambiente foi propício para líderes de agências se juntarem e pensarem novas maneiras de fazer o ecossistema crescer. 

Quer descobrir o que rolou nesse dia tão especial? Abaixo seguem alguns highlights. Confira!

Qual é a sua maratona?

Henrique Saraiva, diretor do canal de parceria da Resultados Digitais, abriu o palco do evento falando sobre a caminhada que as agências parceiras da RD percorreram desde o início do programa até agora.

partner day

Alguns dos números que mostram essa trajetória de sucesso são mostrados abaixo. Apenas no último ano, foram:

  • Mais de 1.200.000 Leads gerados
  • Mais de 100.000 vendas realizadas
  • Mais de 30.000 disparos de campanha
  • Mais de 70.000 automações
  • Mais de 75.000 Landing Pages publicadas
  • Mais de 150.000 oportunidades entregues

Os dados não deixam mentir: as agências estão impactando positivamente o mercado, entregando resultados de verdade para os seus clientes.

Para motivar os participantes a irem ainda mais longe, Henrique fechou a sua apresentação mostrando um vídeo de Eliud Kipchoge, o primeiro atleta que correu uma maratona em menos de duas horas, provando ao mundo que nada é impossível.

Diante disso, fica a provocação: qual é a sua maratona? E como você está se preparando para chegar lá? 💪

O Raio X das agências digitais no Brasil

Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre (tricampeã do Prêmio Agência do Ano) subiu ao palco na sequência. No mercado de Marketing Digital desde 2004, Ricotta compartilhou sua experiência e visão de negócios para que os participantes pudessem obter insights e promover o crescimento de suas agências.

A palestra tratou sobre diversos assuntos, como: modelos de negócios, posicionamento de preço, formatos de remuneração, e indicadores-chave para monitorar o desempenho das agências. Sobre este último tópico, Ricotta destacou três KPIs que são fundamentais de serem acompanhados: 

  • LTV (Lifetime Value): é o valor médio de quanto os clientes gastam desde o primeiro dia com a agência até os dias atuais. Quanto maior for esse número, melhor!;
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): valor médio de quanto gasto de marketing, vendas, e ações a agência tem para converter um cliente. Quanto menor, melhor;
  • NPS (Net Promoter Score): % aferido de quantas pessoas indicariam a sua agência para um amigo ou parceiro. Quanto maior (mais próximo a 100%), melhor.

Ele ressaltou que monitorar esses KPIs é a chave para ter maior previsibilidade de caixa e conseguir fazer planos para a agência. Se você deseja fazer o seu negócio crescer de forma estruturada, essas são dicas de ouro.

Chegando próximo do fim, o palestrante trouxe as tendências de mercado que as agências precisam incorporar ao seus  negócios o quanto antes, dentre as quais se destacam: IA (Inteligência Artificial), BI (Business Intelligence), e Big Data. Ricotta afirmou que é preciso focar cada vez mais na parte estratégica, e automatizar todos os processos manuais.

Por fim, o especialista revelou algumas oportunidades de mercado para 2020. Expansão nacional e internacional, vendas de implantação, nichos em Inbound Marketing, entradas em consultorias de vendas, aproximação de copywriting, vendas de coaching e mentorias, uso de afiliações/indicações e escalabilidade de infoprodutos foram pontos de destaque.

Não é só sobre dados

Na sequência de palestras, tivemos Amanda Gasperini, da agência F.biz, trazendo a importância das agências incorporarem a cultura data-driven em seus negócios.

Segundo a Gartner, a partir de 2021 o valor da massa de dados começará a fazer parte do balanço financeiro das empresas. “Os dados estão aí, mas o que você faz com eles é o que importa”, disse a palestrante. Para começar a monetizar essas informações e gerar mais valor, Amanda afirmou que a jornada deve começar com 3 passos:

  • Agência: o diferencial está nas pessoas, então para implementar uma cultura data-driven os negócios precisam focar em equipes horizontais e multidisciplinares; 
  • Equipe: uma vez composto o time, é hora de arrumar a casa. Identificar novas oportunidades, democratizar o acesso aos dados, desenvolver o mindset e ser proativo em relação às informações obtidas são ações desta etapa;
  • Cliente: para gerar sucesso para o cliente é preciso entender além do briefing, formular perguntas com visão de negócio, ter processos e metodologias e atuar com postura de consultoria. 

“Mais do que dados, é sobre pessoas”, destacou Amanda. “É sobre influenciar comportamento e impactar no negócio”, continuou. Segundo a palestrante, tudo deve ser criado conforme as necessidades dos clientes. 

Mas para a agência realmente se tornar data-driven, a chave principal está na mudança de mindset da equipe, que deve atuar em conjunto e incorporar dados em todas as etapas do processo, desde o processo de criação até a venda.

Pessoas como fator de sucesso

Falar sobre produto, serviços e processos é importante, mas a fundadora da Akarta, Cíntia Martins, chamou a atenção para o desenvolvimento de outro recurso fundamental para o sucesso das agências: as pessoas.

Com know-how nas áreas de pensamento estratégico e comportamento organizacional, Cíntia palestrou sobre como o contexto de empresas em ritmo de alto crescimento é impactada diretamente pelo modelo de liderança e pela cultura do negócio. 

“A cultura é formada pelos acontecimentos que vão gerando sucesso. Quando as coisas não dão certo, isso forma a cultura também”, disse. É preciso estar atento aos acontecimentos que moldam o comportamento da agência.

A palestrante ressaltou o papel dos líderes, que são um fator crítico para a multiplicação de talentos. Para ela, o líder é como uma pedra no lago: quando ele age ou deixa de agir, ondas são ou não geradas. Portanto, para impactar no desenvolvimento da equipe, esses indivíduos precisam:

  • Ser desafiadores: ou seja, promover contextos de conflitos construtivos;
  • Ser promotores de debate: estimular os colaboradores a compartilharem ideias.

Cíntia encerrou sua palestra com a seguinte provocação para o público: o que sua equipe seria capaz de realizar se você pudesse alavancar todo o potencial dela?

Painel com Juliana Tubino, João Brognoli, Marcos Paulo e Lucas Trindade

Continuando o Partner Day, Juliana Tubino – CRO da RD – divide o palco com João Brognoli (agência Duo), Marcos Paulo (Yellow Kite) e Lucas Trindade (Colina Tech). As três agências compartilharam suas principais realizações e diferenciais no ano de 2019 e quais os desafios para 2020.

partner day

Seguindo o raciocínio das discussões prévias do evento, João destacou a importância de ter um time qualificado. Para o Diretor, investir em qualificação de talentos foi a prioridade este ano. “Hoje a Duo está com 72 colaboradores e nós inclusive estruturamos um time de RH, um acontecimento pouco comum para agências. Valorizamos muito o perfil do candidato, não só o conhecimento”, afirmou.

Marcos e Lucas destacaram que não insistir em clientes errados foi o maior aprendizado do ano. “Vender errado é pior do que não vender”, afirmaram. Vale destacar aqui a importância das agências definirem o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal). Para tocar os projetos de maneira fluída, é preciso definir processos logo do início.

Conseguimos avançar, mas ainda há muito o que fazer

Fechando as apresentações, o CEO da RD – Eric Santos – relembrou todos da missão da Resultados Digitais: “Queremos cada vez mais empoderar os heróis e os scale-ups que fazem a economia crescer. Vocês são parte significativa disso”, disse.

partner day

“Avançamos muito até aqui, mas ainda há muito o que fazer”, afirmou Eric. O CEO chamou a atenção para três pontos:

Primeiro, destacou que é preciso as agências levarem para a prática tudo o que vem sendo falado sobre estruturação de processos. Muitas agências ainda não avançaram nesse sentido porque parece ser algo que vai contra o processo criativo, mas ele ressaltou que sem playbooks é muito difícil progredir de maneira organizada e escalável.

O segundo ponto é pensar na aquisição de clientes e na sua retenção a longo prazo. “É preciso vender sim, mas vender pensando no LTV”, afirmou o CEO. Aqui discutiu-se mais uma vez a importância de definir o ICP para conquistar clientes que sejam alinhados com a agência.

Por fim, Eric encorajou os participantes a não ter medo do sucesso. Há uma tendência de “evitá-lo” e sermos negativos mesmo quando tudo está funcionando bem. Mas Eric destacou que o ecossistema vem avançando em meio a todas as dificuldades econômicas no país. Mesmo com resistência, o mercado de agências vem crescendo. É preciso lembrar disso.

Prêmio Agência de Resultados

Para encerrar o Partner Day com chave de ouro, aconteceu a premiação Agência de Resultados. Dividido em 6 categorias, o prêmio é o reconhecimento máximo da RD ao esforço e dedicação das agências parceiras em gerar valor e entregar sucesso aos clientes.

Quer conferir quem são os destaques das mais de 600 agências que concorrem na premiação? Clique aqui! 🏆

O Partner Day chegou ao fim, mas para nós da Resultados Digitais esse foi só o início da semana mais esperada do ano. Nos dias 6, 7 e 8 de novembro acontece o RD Summit: o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. Não vai poder comparecer ao evento? Não se preocupe! Preparamos 30 horas de conteúdos transmitidos ao vivo para você. É só se inscrever neste link 🙂

Marcadores:

Deixe seu comentário