Blog Agências de Resultados

6 passos para sua agência digital começar a oferecer serviços de Inbound

Veja como aproveitar os recursos que sua agência já tem e identifique alguns pontos a serem melhorados para virar a chave.

Está buscando formas de gerar resultados para o cliente? Quer se tornar um parceiro estratégico para ele e não um centro de custo? Está precisando ter uma receita recorrente e contratos de longo prazo e não de ter sempre a incerteza de projetos pontuais? Quer se tornar referência em Marketing Digital? Se você viu no Inbound Marketing uma interessante forma de gerar resultados para seu cliente, a primeira etapa você já fez! A percepção dos problemas e a inquietude para resolvê-los são necessários para tirar sua agência da zona de conforto. Por isso, é importante que você comece já!

Para ajudar você neste processo, vamos trazer 6 passos para sua agência digital começar a oferecer serviços de Inbound Marketing. O objetivo é que você aproveite os recursos que sua agência já tem e identifique alguns pontos a serem melhorados para virar a chave. Antes de tudo, tenho uma ótima notícia: sua agência digital já está vários passos à frente em relação a outros modelos de agências!

1º Passo: Estabeleça metas e objetivos para sua agência

Após ter a percepção do problema e vontade de mudança, é importante que se estabeleça objetivos e metas a serem alcançadas pela sua agência. Onde a agência quer chegar? Como quer ser vista? Qual porte quer ter? Quantos clientes pretende atender? Quais certificados e premiações visa conquistar? Entendendo o novo posicionamento da sua agência, será possível construir um plano de ação para alcançar seu cenário ideal

2º Passo: Identifique pacotes de serviços

Saiba que a oferta de serviços de Inbound Marketing não precisa ser exclusiva e sim um complemento poderoso quando bem casada com outras ações com as quais sua agência já trabalha. O mais interessante é que você consiga trabalhar com pacotes de serviços de forma completa e que atenda cada uma das etapas do Funil de Vendas, como ilustrado abaixo:

Uma sugestão para começar é criar planos com pacotes de serviços para determinados portes de clientes. Desta forma, você pode atender às expectativas dos seus clientes mais imaturos digitalmente, como também daqueles que entendem mais a necessidade de investimento em Marketing Digital – por exemplo, o pacote de serviço abaixo para um cliente que está iniciando com Marketing Digital:

  • Desenvolvimento de sites/ blog
  • Definição de personas
  • Definição de palavras-chaves
  • Definição de pautas
  • Produção de conteúdo
  • Criação de Landing Page
  • Gerenciamento de redes sociais

A ideia é que sua agência trabalhe com métricas de verdade que tragam resultados financeiros para seu cliente, e não apenas com a execução de jobs pontuais sem estratégias ligados a vendas. Lembrando que essa é uma forma de você conectar sua agência ao faturamento do cliente e, assim, agregar valor ao seu serviço.

3º Passo: Tenha uma estrutura mínima para começar

Fique tranquilo: por mais que Inbound Marketing não tenha sido uma atividade ofertada pela sua agência até agora, você provavelmente já tem a estrutura mínima necessária para oferecê-lo.

E, se não tem, você precisa estruturar sua equipe para o Inbound Marketing, capacitando-a através de conteúdos educativos e cursos online disponíveis no mercado. Ou, em um primeiro momento, você pode se rodear de bons parceiros, profissionais terceirizados para fazer a parte operacional do processo. Mesmo com uma equipe enxuta, o grande diferencial da sua empresa deve estar nas estratégias construídas para o cliente.

4º Passo: Utilize ferramentas estratégicas

Entendidos os serviços e a estrutura ideal, você precisa identificar quais ferramentas podem auxiliar você na execução do projeto para otimizar o seu tempo com o operacional. Não pense que você dará conta de fazer tudo apenas em uma tabela de Excel.

É inevitável o uso de ferramentas básicas como de redes sociais, busca paga, disparo de Email Marketing, otimização de SEO, automação de marketing, gerador de relatório… O que realmente irá diferenciar o seu serviço do ponto de vista de ferramenta será a forma como você reúne as informações, as interpreta e com isso otimiza os processos, faz correções e gera relatórios que comprovem o resultado para o cliente.

Além disso, para evitar dor de cabeça e ter seu trabalho reconhecido e valorizado, é importante que você consiga mensurar seus resultados de forma a comprovar o retorno do investimento do cliente. Por isso, é essencial uma ferramenta para compilar as informações de todas as ferramentas básicas de forma a facilitar a análise de dados e a tomada de decisão.

5º Passo: Avalie sua carteira de clientes

Você já tem vantagem por ter uma carteira de clientes que buscam por serviços digitais. Mas se quiser contratos de longo prazo, é possível que tenha que filtrar sua carteira de clientes e diminuir o número de campanhas pontuais em troca de projetos de receita recorrente. Essa mudança vai contribuir significativamente para sua agência aumentar a receita e crescer.

Para construir um primeiro case de sucesso que vai lhe abrir portas para novos negócios, selecionando um primeiro cliente com potencial financeiro e de desenvolvimento e que, principalmente, você tenha um bom relacionamento para implementar o serviço com tranquilidade. Assim, o cliente será colaborativo o suficiente para explorar novas oportunidades, valorizar seu trabalho e aumentar o pagamento quando perceber o retorno do seu investimento.

Por ser uma metodologia nova para muitas pessoas, é importante que você eduque sua carteira sobre o que é, a importância e o potencial que existe em se investir em Inbound Marketing. Além disso, alimentar seu site com conteúdo irá contribuir para evangelizar o mercado e aumentar suas possibilidades.

6º Passo: Monte uma proposta comercial de sucesso

É importante que você faça um levantamento das suas oportunidades e inicie a prospecção com uma reunião de briefing bem completa para obter as informações-chave (como o principal problema da área de marketing e vendas, objetivo do cliente com Marketing Digital, investimento na área e quanto está disposto a pagar). Essas informações serão essenciais para que você possa construir uma proposta vendedora de Inbound MarketingNa proposta, você deve apresentar o problema a ser resolvido, considerar o objetivo principal do cliente, estipular metas a serem alcançadas, mostrar o cenário atual e construir o cenário ideal, mostrando com passo a passo como o Inbound Marketing vai ajudá-lo a chegar lá.

Agora que você já conferiu os primeiros 6 passos para sua agência digital começar a oferecer serviços de Inbound Marketing, está na hora de começar! Não perca tempo fazendo planos e procurando o momento ideal. Estipule um deadline para a virada de chave da sua agência e faça! Não tenha medo de crescer, o caminho é mais simples do que você imagina e o sucesso é garantido!

Marcadores:

Deixe seu comentário