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3 cuidados para não perder a produtividade no final do ano

O fim do ano é uma época muito conturbada para as agências, mas, com alguns cuidados, dá para passar por ele sem perder a produtividade da equipe; saiba como

O final do ano está chegando, o clima natalino já começa a aparecer por aí e, com isso, muitas coisas nos vêm à mente, não é mesmo? Por exemplo, mesa farta na ceia de natal, reencontro familiar, Simone cantando “Então é Natal”, especial do Roberto Carlos na Rede Globo, demandas natalinas, clientes enlouquecidos, equipe em férias coletivas, planejamento de 2018.

SOCORRO! O Natal chegou, e agora?! rsrs

Mas mantenha a calma!  Separei aqui neste texto alguns cuidados que temos que ter para não perder a produtividade no final do ano e manter a equipe focada.



Socorro! Como seguro os clientes da minha agência?

Confira um checklist com 7 estratégias que você precisa fazer para conquistar e reter sua base

1. Seu planejamento deve ser tão bom quanto o do Papai Noel

Você já parou para pensar em como o planejamento do Papai Noel é fantástico?

Além de ter que planejar com sua equipe de duendes o número de presentes que precisam ser produzidos e quais são esses presentes, ele tem que pensar em toda a logística para entregar todos, para todas as crianças, em uma única noite do ano.

Haja planejamento, não é mesmo?

E, para a sua agência, não deve ser diferente. Você deve pensar em um planejamento consistente para essa época do ano (e para as outras datas comemorativas também — #ficadica)!

Algumas coisas que precisam ser bem planejadas para garantir a produtividade de final de ano são:

Férias coletivas

Quem nunca reclamou ou ouviu algum colega de trabalho reclamando na volta das férias porque o volume de trabalho acumulou demais? Ou, então, algum cliente que teve um problema, ou precisou de alguma coisa urgente, enquanto a equipe estava de férias coletivas? Para que isso não aconteça novamente, o ideal é se planejar!

O primeiro passo é programar com antecedência com o cliente e com todos da agência o que será feito no período das férias coletivas. Defina quais campanhas estarão rodando para cada cliente, avise-os sobre o período das férias e mapeie quais são as demandas com antecedência.

Caso exista a possibilidade, defina uma escala de plantão para alguma emergência (realmente urgente, rsrs).

Manter a equipe engajada nesse momento vai contribuir muito para que ela tenha mais produtividade. Reconheça a sua equipe e entenda que as férias são merecidas!

Campanhas de Natal e Ano Novo

Falando em campanhas… antecipe-se! Não espere o cliente pedir campanhas de Natal e Ano Novo, pois com certeza ele vai pedir e com certeza vai ser em cima da hora. Alinhe com seus clientes com antecedência e deixe tudo preparado para rodar no período de festas.

Defina com a equipe interna um calendário de ações, e um prazo para que tudo esteja pronto e aprovado com antecedência com o cliente.

Não deixe coisas como aprovações se estenderem para períodos mais próximos do feriado. Isso pode causar problemas inesperados e transtornos internos — a equipe sobrecarregada nas vésperas das férias coletivas, por exemplo.

2. Faça também sua listinha

De pedidos de presentes para o Papai Noel? Não! De prioridades!

Elenque tudo o que você tem na lista dos to-dos e o que deverá ser feito no período de final do ano e defina as prioridades.

Vale lembrar que, quando tudo é prioridade, nada é prioridade, então,pense com calma e defina realmente o que faz sentido estar no topo da lista nesse momento e o que pode estar no final dela.

Sugiro colocar em primeiro lugar da lista as demandas dessa época do ano e pausar coisas que, apesar de serem importantes, podem não estar no timing correto, como contratações para aumentar o time. Se der para esperar o começo do ano, melhor!

E, para todos manterem a produtividade em alta no final do ano, é de extrema importância que os gestores saibam como delegar as tarefas da lista.

3. Gestão de riscos

Essa época do ano é bem propícia para acontecimentos inesperados! Sempre tem uma campanha que, por um acaso, tem um problema na hora do disparo ou algum outro ponto que passou despercebido. Para isso meu conselho é: faça Gestão de riscos.

Identifique quais são os possíveis riscos e problemas, trace um plano de ação e faça um acompanhamento das ações.

O texto Como fazer gestão de riscos em projetos de marketing, publicado aqui no blog, fala muito sobre esse assunto, e ele é muito importante, pois torna a resposta aos riscos mais rápida, tornando o seu trabalho mais produtivo.

De olho na produtividade no final do ano, mas também no reconhecimento da equipe!

Citei 3 cuidados simples, mas que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

Além disso, uma outra ação que eu, particularmente, acho muito bacana, é uma reunião geral de retrospectiva para levantar todos os momentos passados pela agência durante o ano.

Foque nos momentos bons e nos momentos difíceis que foram superados, de modo que sirvam como aprendizado para o futuro e como impulso para o próximo ano!

Com muito reconhecimento, comemoração dos resultados atingidos, um tempinho de descanso e muito planejamento, sua equipe vai continuar produtiva no final do ano e também no começo do próximo ano! Voltando de energias recarregadas e muito engajada!


Tem mais alguma dica bacana para aumentar a produtividade no final do ano? Algo que você já fez na sua agência e deu certo? Compartilhe conosco!

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