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Por que sua agência deve conhecer (e prestar) serviços de marketing de conteúdo

Você certamente já ouviu falar de marketing de conteúdo, não? Se não, é melhor correr atrás, porque de acordo com um levantamento recente da Marketing Sherpa, mais de 70% das empresas de ecommerce estão aplicando o Marketing de Conteúdo em suas estratégias – e o número pode ser ainda maior se considerarmos que ações de email marketing, marketing em mídias sociais e otimização pra mecanismos de busca (SEO) também usam conteúdo para garantir melhores resultados.

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O que resta saber é: o que você pode fazer pelo seu cliente aplicando uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo?

 

Funções do conteúdo em estratégias de Inbound Marketing

Atrair o público: para ser encontrado, é preciso ter uma oferta atraente e investir em publicidade e propaganda, certo? Na internet, a atratividade da oferta de seu cliente é determinada por quão fácil é para ele encontrar o site do seu cliente ao fazer uma busca no Google.

Os mecanismos de busca precisam fazer uma relação entre o que o potencial comprador está procurando e o que você está publicando. Por isso é importante planejar a comunicação levando em consideração os problemas e necessidades do comprador, demonstrando o conhecimento e a empatia de seu cliente e posicionando-o como autoridade no assunto. Temos algumas dicas neste post.

Capacitar potenciais compradores (jornada de compra): nem todo potencial comprador, no entanto, chega no site ou blog do seu cliente preparado para decidir pela compra. Muitos estão ainda no início do processo e é preciso que o conteúdo também o ajude a entender seu problema, as possíveis soluções e até os critérios para a tomada de decisão. Essa é a jornada de compra, pela qual todos passamos. O papel do conteúdo é pegar o Leads pela mão e levá-lo adiante nesse processo.

Relacionamento com Clientes: assim como o conteúdo publicado pode capacitar potenciais compradores, ele também serve para transferir conhecimento para os compradores do produto ou serviço de seu cliente. Guias, tutoriais, webinars práticos e muitos outros tipos de conteúdo podem ser aplicados no aumento do engajamento dos clientes, na redução de custos de suporte e atendimento, e inclusive evitar a desistência dos clientes de usar o produto ou serviço oferecido e deixá-los satisfeitos. Veja mais ideias aqui.

Fidelizar, incentivar indicações e fazer novas vendas: sabemos que um cliente satisfeito e engajado continua usando a solução, além de recomendar para pessoas de sua rede que tenham necessidades parecidas. Assim como você recebe oportunidades de negócio por causa de recomendações, seu cliente também pode receber, principalmente se for fácil referenciar um conteúdo de valor publicado por ele (nas redes sociais, blog ou outros canais).

Sem contar que sempre que você tiver conteúdos de maior valor pra entregar para ele, já poderá contar com sua confiança e pré-disposição de aprofundar o relacionamento para conseguir vender novos produtos ou serviços.

 

Características de um bom conteúdo

Para avaliar se um conteúdo está adequado para ser publicado, é importante validar alguns pontos:

Linguagem
Entender as personas de seu cliente é um ponto básico, e esse entendimento deve direcionar todo o trabalho de marketing. Portanto, adequar a linguagem à faixa etária, maturidade e até experiência de cada persona pode fazer a diferença na hora de conquistar o leitor.

Objetivo estratégico
Cada conteúdo tem um objetivo específico, seja ele a atração de mais visitantes ao canal do seu cliente, aumento de alcance nas redes sociais, geração de Leads ou capacitação desses Leads para a tomada de decisão. Identificar esse objetivo e orientar o conteúdo de acordo faz parte do processo de planejamento e pautagem dessa produção.

Estágio de Compra
Ter conteúdo para cada estágio de compra pode garantir que, mesmo depois da geração de Leads, a estratégia coopere na geração de oportunidades quentes de negócio para seu cliente. Ajudar o potencial comprador a descobrir seu problema, identificar e comparar possíveis soluções, e decidir pela do seu cliente é um trabalho que pode aumentar (e muito!) os resultados em vendas que o teu cliente extrai do trabalho de marketing que você oferece.

Conteúdo e outros serviços
Dentro das estratégias de Inbound Marketing, oferecer serviços de planejamento, pautagem e produção de conteúdo são apenas uma parte dos serviços que você pode oferecer para seu cliente. Para se destacar no mercado, oferecer serviços de forma integrada, e se tornar mais importante na estratégia de marketing do seu cliente, verifique também nosso material sobre os 17 serviços de Inbound Marketing que sua empresa pode oferecer.

 

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