Blog Agências de Resultados

Prêmio de Agências: Como se tornar autoridade no seu mercado

Entenda a importância de participar de premiações e como elas podem ajudar sua agência a ganhar reconhecimento, com histórias reais.

Em um mercado cada vez mais competitivo — devido ao home office e a diminuição de barreiras geográficas — as agências precisam buscar formas orgânicas de serem reconhecidas dentro do seu mercado.

Geralmente realizadas por empresas especializadas no universo de agências ou associações profissionais, as premiações deste mercado são uma forma de atingir reconhecimento natural, por meio de trabalhos bem executados.

Algumas das categorias que sempre aparecem nessas cerimônias são: Melhor Campanha ou Melhor Case, Profissionais do ano, Melhores Equipes e a tão sonhada Agência do Ano.

São inúmeras as premiações disponíveis no mercado. Por isso, separamos nessa postagem tudo o que você precisa saber para se preparar, passando pelas premiações mais reconhecidas do mercado até como usá-las para ganhar notoriedade.

Que tal começar 2021 mirando em ser uma agência de destaque dentro da sua área e conquistar seus maiores objetivos? Vem com a gente!

Preparação — Do case de sucesso à inscrição

Os prêmios, dentro do mercado de marketing e publicidade, são almejados pelos profissionais desde o início da carreira. E, por isso, toda conta atendida pode gerar um case digno de prêmio.

É a partir desse pensamento que você deve começar a preparação. Em suma, “cases de sucesso”, de um período pré-estabelecido, é o elemento que define se uma agência é elegível a um prêmio ou não.

Os cases devem atender a alguns critérios. Os mais conhecidos são: estratégias inovadoras, utilização de plataformas parceiras do prêmio e entrega de resultados reais ao cliente.

Há algumas regras para escrever cases, mas as que mais imperam são criatividade e nível de detalhamento técnico, indo a fundo nas estratégias, ferramentas e o porquê de cada ação tomada.

Nas premiações mais famosas, como o Prêmio de Cannes, os cases são escritos e inscritos alguns meses antes da premiação. Quando submetidos podem passar por duas avaliações: voto popular ou juri técnico.

Exemplos de premiações com voto popular: Prêmio de Comércio Eletrônico — ABCOMM; Prêmio Profissional do ano — ABRADI.

Exemplos de premiações com Juri Técnico: Prêmio Agências de Resultados — Resultados Digitais; Cannes; Prêmio Marketing Contemporâneo — ABMN.

Os cases de sucesso são a representação do sucesso da agência nas estratégias. Por isso, devem ser escritos com carinho e nível de detalhamento suficiente para entendermos o desafio enfrentado. Para nós é super importante conhecer a estratégia estratégia, peças, prints e, principalmente, o impacto em números e crescimento que aquela campanha gerou para o cliente RD. (Larissa Lima, Gerente de Marketing para Parceiros na RD)

Autoridade — Usando o prêmio como “prova social”

A visibilidade dada pela exposição de ganhadores de prêmios pode ser excelente para fazer a agência buscar autoridade e reconhecimento dentro de novos mercados.

Tanto pela divulgação da instituição organizadora quanto por parte da agência. existem inúmeras formas de se explorar o buzz gerado por uma conquista.

Separamos aqui alguns exemplos de como você pode explorar os prêmios de agências em prol do seu reconhecimento, com casos de agências parceiras RD Station. Vem dar uma olhada:

1. Mídia espontânea

Em um ano com tamanha disputa em mídia paga e canais digitais, contar com o apoio de veículos especializados e já consolidados na mídia pode amplificar a notoriedade dentro do mercado.

prêmio de agências

(Divulgação: Portal E-commerce Brasil)

A Nação Digital, parceira Diamond no programa de parcerias RD Station, foi eleita — por voto popular — a melhor Agência Digital do Brasil em 2020, segundo a Associação Brasileira de E-commerce (ABCOMM).

Além do reconhecimento do mercado em que atua, a agência figurou em sites especializados, portais regionais e grandes veículos de mídia, como o E-commerce Brasil, GMC Online e CBN.

Dica: Imprensa é um dos canais de tração em estratégias de crescimento. Portanto, sempre considere-a em divulgações de prêmios e conquistas institucionais. O resultado pode ser grande, com um baixo investimento.

2. Atração e retenção de talentos

Com a possibilidade de home office, a disputa por profissionais qualificados de marketing ficou ainda mais acirrada e o prêmio pode fazer diferença na hora da escolha.

Além de atrair talentos, pode ainda servir como motivação para a equipe que busca construir cases de sucesso e ter o marco da premiação no desenvolvimento profissional.

prêmio de agências

(Divulgação: Site Insitucional da Layer UP, agência parceira da RD)

Dica: Incentive os colaboradores a participarem ativamente da busca por premiações. Envolva-se na escolha de cases de sucesso e crie momentos para celebrar essas conquistas junto com o time.

3. Prova Social e Pitch de vendas

Os prêmios também podem ser usados para atrair Leads e, principalmente, para serem aceleradores de conversão.

O reconhecimento de uma instituição ou comunidade referência dentro do mercado pode ser um empurrãozinho que sempre falta na hora de convencer o Lead a fechar o negócio. Além disso, traz ainda mais valor agregado aos seus serviços e estratégia e confiança do cliente para com a equipe responsável pelo atendimento da conta.

prêmio de agências

(Divulgação: Site Institucional da Agência Mestre, agência parceira RD Station)

A Agência Mestre, parceira Diamond da RD, é a maior vencedora do Prêmio Agências de Resultados da Resultados Digitais. Desde 2017, a agência leva o prêmio de Melhor Agência do ano.

Dedicados a sempre ganhar o prêmio e usá-lo como argumento de vendas, a agência usa a premiação de forma estratégica para se posicionar como referência em Inbound Marketing.

(Divulgação: Perfil pessoal do Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre)

Prêmio Agências de Resultados 2020

O Prêmio Agências de Resultados é a celebração dos melhores de um ecossistema de mais de 1500 agências, que compõem o Programa de Parcerias RD Station.

Com várias categorias, como Especialista em Vendas, Espada Ninja, Melhor Case, Agências de Mudança e Melhor Agência, o prêmio visa coroar agências que entregam resultados reais para seus clientes, com todo o apoio estratégico da RD.

Indo para sua quinta edição em 2020, o Prêmio ganha um tom especial: a rápida adaptação e o potencial transformador das agências para apoiar pequenos e médios negócios durante a crise.

As inscrições já foram finalizadas e os participantes aguardam o nome das agências que chegaram à fase final. Os finalistas serão divulgados no dia 21/11 — , após envio do case e validação dos jurados técnicos.

O Partner Day, evento no qual o resultado do prêmio é divulgado, esse ano ocorrerá no dia 30 de Novembro. Será ao vivo e exclusivo para Agências Parceiras RD.

É uma agência parceira da RD e quer conferir mais informações sobre o prêmio? Você pode acessar o regulamento direto no Portal do Parceiro.

Caso ainda não seja uma agência parceira RD Station e tenha interesse em se tornar uma, podendo participar do Prêmio Agências de Resultados em 2021, fale com um dos nossos consultores.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários