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Como preparar sua agência para as principais mudanças no mercado publicitário

Lidar com as mudanças no mercado publicitário requer estudo e dedicação por parte dos gestores

Pensar no mercado publicitário sem levar em conta todas as mudanças e inovações que o acompanham é uma tarefa quase impossível. Afinal de contas, estamos falando de um setor um tanto quanto volátil no que diz respeito às transições no comportamento do consumidor.

Comportamento que, não por acaso, é um reflexo da evolução tecnológica e do aperfeiçoamento da comunicação ao longo dos anos. O resultado de toda essa efervescência se manifesta amplamente no desempenho das agências e na relação com seus clientes.

Lidar com esse cenário requer, acima de tudo, muito estudo e dedicação por parte dos gestores que, ao mesmo tempo que buscam um aprimoramento nos serviços de suas atuais contas, desejam fisgar novos clientes através de portfólios ricos e bem estruturados.

Pensando nisso, o artigo de hoje traz dicas valiosas para que sua agência se adeque de uma vez por todas as principais mudanças do mercado publicitário. Acompanhe!

O atual contexto das agências frente às mudanças do mercado

Não é de hoje que empresas verdadeiramente preocupadas em gerar soluções para seus clientes lançam mão de práticas inovadoras para a atração de novos consumidores e fidelização dos atuais.

Em uma publicação criada para o portal Think With Google, Cristiane Rojas, business manager do The Zoo, afirma que as empresas estão mais propensas a “saírem da bolha” por meio de processos inovadores, seja ampliando o seu conceito de criatividade ou unindo o seu time em prol dos mesmos objetivos.

Considerando que 44,7% das agências têm como maior dificuldade a conquista de novos clientes, não é difícil imaginar o motivo pelo qual cada vez mais empresas de comunicação apostam em estratégias focadas na satisfação dos clientes.

Muitas, inclusive, passam a investir cada vez mais em serviços de consultoria de branding e de posicionamento estratégico, prototipagem de produtos e sobretudo em estratégias digitais, o que incluem ações de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.

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Entenda Inbound Marketing de uma vez por todas e o que ele tem a ver com a sua agência e seus clientes

A busca por uma gestão cada vez mais efetiva

Como pano de fundo para o contexto de agências com foco em Marketing Digital, temos líderes muito mais motivados a reescreverem a história do mercado publicitário brasileiro pautados em melhores práticas de gestão, eliminando processos burocráticos através de automação de processos na agência.

Hoje, cerca de 64% das agências de comunicação brasileiras utilizam sistemas que integram todos os departamentos simultaneamente.

O que sua agência perde por não mudar

Quando se fala de um novo modelo de agências, não significa que você deva esquecer tudo o que aprendeu sobre publicidade, muito menos deixar de lado ações consideradas tradicionais apenas para se adequar ao meio. Até porque nem sempre o que funciona para determinada conta pode funcionar para outra.

Além do mais, uma ação não invalida a outra, o que significa que sua agência pode muito bem manter os serviços que ela já oferece e, ao mesmo tempo, investir em novas estratégias para o sucesso dos clientes.

É necessário, portanto, avaliar se sua equipe possui as habilidades necessárias para executar o trabalho, se é preciso capacitá-la e até se é preciso contratara contratação de novos funcionários.

Além disso, é preciso levar em consideração a organização e o fluxo de trabalho da agência. Pois, com um fluxo intenso, qualquer desalinhamento entre os colaboradores e seus setores coloca em risco tanto a qualidade das entregas aos clientes quanto o desempenho e a produtividade de sua equipe.

É recomendado que um colaborador esteja focado em determinadas ações ao invés de acumular várias tarefas, e principalmente, que ele entenda até onde vão suas responsabilidades e quando se inicia as tarefas de outros departamentos.  

Feito isso, é hora de descobrir o que sua agência perde por não estudar as tendências do mercado para renovar o seu portfólio:

  • Risco de perder os atuais clientes para a concorrência
  • Dificuldade em conquistar novas contas
  • Colaboradores desmotivados
  • Relacionamento com o cliente estagnado
  • Impossibilidade de lidar com a concorrência acirrada

O que sua agência precisa fazer para aprimorar seus serviços?

Depois de entender um pouco mais sobre o atual contexto do mercado e das agências de publicidade, é hora de descobrir como lidar com esses desafios a partir do aprimoramento dos serviços oferecidos por sua agência. Confira:

Revisite personas

Se sua agência oferece serviços de marketing de conteúdo, certamente a persona já é uma velha conhecida da rotina de trabalho do seu time. Diferente do público-alvo, a persona proporciona maior assertividade na produção de conteúdos, na escolha de palavras-chave adequadas, na definição de um padrão para envio de email marketing, e muito mais.

Logicamente, criar personas a partir de palpites e achismos não é a opção mais viável se o objetivo é garantir que quem está do outro lado se identifique com o conteúdo. É preciso muita pesquisa, entrevistas e uma coleta de dados minuciosa.

Se você já passou por todo esse caminho, ótimo! Mas você já parou para pensar que os hábitos mudam? Que aquelas mudanças no comportamento do consumidor mencionadas lá em cima estão em constante ebulição?

Considerando que uma estratégia de marketing passa por mudanças a todo momento, é compreensível que a concepção de cliente ideal também evolua. Nesse sentido, é importante que você, juntamente com o cliente, revisite a persona para realizar as mudanças cabíveis.

Organize o fluxo de trabalho da agência

Realizar entregas rápidas, aumentar a produtividade e diminuir retrabalho são algumas vantagens de organizar o fluxo de trabalho da agência. Lembre-se, qualquer indício de desorganização é sinônimo de colocar em risco as entregas dos clientes.

Nesse caso, comece a reestruturar o fluxo de trabalho da agência a partir das seguintes diretrizes:

Mapeamento de processos

Mapear todos os processos que são realizados na agência permite visualizar como as sequências de trabalho estão construídas. Assim, fica fácil enxergar possíveis falhas, problemas na comunicação da equipe, compreendendo como esses processos podem ser aprimorados. Descreva, de forma detalhada, cada caminho que um job percorre: desde a sua chegada na agência até a entrega aos clientes.

Realização de um planejamento

Com todos os dados que você reuniu anteriormente em mãos, é hora de construir um planejamento para solucionar os gargalos observados no processo de mapeamento de processos.

Lembre-se, para cada problema encontrado, indique soluções acessíveis, ou seja, fuja de recursos impossíveis de serem colocados em prática, foque no que trará qualidade para o trabalho de sua equipe. Nessa etapa, é importante definir os responsáveis para a realização de cada tarefa, levando em consideração os profissionais que ficarão a cargo de implementar as mudanças em cada área.

Automatização de processos

Se o objetivo é ter acesso a toda a documentação relacionadas às atividades, é imprescindível otimizar distribuição de tarefas, e melhorar o controle dos jobs.

Com sistema desenvolvidos especificamente para gerenciar as ações de agências de comunicação, todo esse processo  é executado com mais agilidade e precisão, o que certamente garantirá melhores resultados para os seus clientes.

Acompanhamento de resultados

Por fim, não se esqueça de realizar medidas de acompanhamento desses procedimentos. Aqui é o momento para avaliar se cada um dos objetivos listados por você estão sendo cumpridos.

Resultados financeiros, índices de produtividade, níveis de satisfação dos clientes e o sucesso das campanhas são alguns exemplos de pontos para acompanhar. Claro que não é uma regra alcançar resultados positivos logo de primeira. É, é para isso que existem as revisões, para que você busque alternativas para reparar essas dificuldades.

Capacite o seu time

Contar com uma equipe pronta para qualquer desafio requer algum esforço. Por mais que o seu time apresente criatividade e habilidades de sobra para lidar com qualquer tipo de demanda, nunca é demais utilizar recursos que potencializem sua performance.

Investir em capacitação é um passo importante para diminuir a rotatividade e mostrar que a agência se preocupa com o crescimento profissional dos funcionários.

Além disso, quando você capacita seu time, as chances de proporcionar serviços mais eficientes são grandes. Uma forma barata e eficaz de gerar qualificação são as certificações e cursos online. Recurso que além de enriquecer a bagagem dos colaboradores, também podem ser utilizados em processos seletivos.

Outra maneira interessante de melhorar a performance da sua equipe é participando de eventos relacionados ao mercado publicitário e de marketing. Normalmente, tais eventos contam a participação de grandes profissionais e  referências no mercado, o que por si só já é um bom motivo para ouvir o que essas pessoas têm a dizer e colocar as ações em prática posteriormente.

Eventos como RD on the Road e RD Summit são excelentes alternativas para ficar antenado a tendências e aprender com grandes nomes do mercado.

Mensure os resultados

Por mais que a mensuração de resultados quase sempre seja vista como uma ação para fazer depois que as estratégias foram colocadas em prática, o ideal é que essas análises sejam realizadas antes, durante e depois da implantação das mesmas.

Só assim você conseguirá deixar claro para o cliente se o planejamento está gerando bons resultados. Isso gera confiança por parte de suas contas, já que demonstra transparência e preocupação da agência com resultados.

Existem opções no mercado que facilitam esse trabalho a partir de dados confiáveis e de forma automatizada. É possível, entre outras funcionalidades, ter acesso a relatórios de jobs  da agência em um determinado período de tempo, categorizando por cliente, pelo auxiliar de atendimento, pelo status, pela prioridade ou pelo Fee Mensal.

Gostou de saber sobre como sua agência pode se preparar para as mudanças do mercado publicitário?

Quer saber como mensurar os resultados através de um sistema de gestão específico para agências de comunicação? Entenda como realizar a mensuração de resultados com um software de gestão.

Esse guest post for escrito pela assistente de marketing da iClips, Viviane Rodrigues, que acredita que o Marketing Digital tem grande importância na condução de qualquer negócio.

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